Não consigo ver os detalhes da imagem que você postou, por alguma razão ela não está abrindo em
http://pt.tinypic.com/view.php?pic=2wme7pl&s=8 retornando "Servidor não encontrado".
Mas vamos pelos dados do fdisk que dá na mesma.
A sua partição ntfs é a sdb1 (355 GB), a qual é contígua (vizinha, junto) de sdb2 (133 GB). Pelo que você diz os seus arquivos pessoais estão em sdb1.
Você pode excluir (não é formatar, é excluir, são coisas diferentes) sdb2, portanto ali vai ficar um espaço não utilizado e, depois, redimensionar sdb1, aumentando para que ocupe aquele espaço.
Mas isso não é uma boa ideia se você não tiver backup dos seus arquivos pessoais, principalmente daqueles arquivos únicos, irrecuperáveis (por exemplo, uma foto de uma ocasião única, que jamais irá se repetir).
Alterar partições sem prévio backup nunca é uma boa ideia.Não é recomendável e não é aconselhável fazer isso sem um backup externo (por exemplo, num disco usb externo, "nas nuves", isto é, nos serviços online gratuito de armazenamento, enfim, guardados em algum lugar fora do sistema.
Se quiser mesmo arriscar, e por sua exclusiva conta e risco, antes de redimensionar pelo menos transfira seus arquivos pessoais para sda' (304 GB), que é onde tem mais espaço. Faça o que pretende fazer em sdb e depois retorne os arquivos de sda1 para sdb1.
Outro assunto, agora o Grub
O grub é o bootloader, isto é, o responsável por fazer a escolha e o carregamento dos sistemas quando existir mais de um sistema operacional instalado.
Se você instala um Windows após o Linux, o Win vai gravar em cima da área de boot do disco e você ficará sem acesso ao Linux, daí a necessidade de recuperar o grub, assunto tratado naquele tutorial que você informou.
Há muitos e muitos tópicos por aqui tratando disso:
Boot-Repair-Ubuntu para recuperação do Grub-2
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,84609.0.htmle um excelente e extensivo tratamento do assunto:
Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2, GRUB 2 EFI e GRUB
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html