Estou com uma dúvida, e ela na minha maneira de ver é bem simples para que conhece bem o linux, eu só o uso diretamente 2 meses.
Tenho 4 HDs e 2 CD/DVD em uma unica máquina e NÃO USO WINDOWS EM NENHUMA PARTE DA MINHA MÁQUINA, e desde que isso não afete em nada o meu SO Linux, nada de windows eu quero saber.
Desculpem eu ter escrito em maiúsculo o final do paragráfo anterior, mas é que estou de ... e muito mais de ouvir, quer dizer ler, sobre divisões de um hd com windows e tem mais, de ler sobre os mais diversos comandos que não servem para a minha distribuição que é
Kubuntu 8,10 com KDE 4,2.
Placa mãe - ASUS P5VD2-VM
Intel Core 2 duo 4,4
Ran com 2 Gb DDR2
Som On-board
Video nvidia Gforce 8400 Gs com 512 Mb
Dois monitores
Qual é o meu problema do momento? (pois há outros
, neste ponto nada diferente do que ocorre com qualquer SO do Planeta em relação ao usuário final)
Como eu consigo transitar com dados entre os meus HDs e outras distribuições de linux sem ter que pedir ajuda a um "pai de santo" para saber em que HD eu estou para pegar um dado e, se não for para o HD do sistema operacional em uso o local para onde este dado vai, como chego no HD de destino sem ter que adivinhar qual o certo?
Todos os meus Hds tem o mesmo nome!
Ainda não consegui, não vi ou foi por minha burrice mesmo, uma maneira de diferenciar isso, que por sinal muito me incomoda.
Se procuro por remomear eu não acho, por rótulo so vi arquivos e nada de hd por label foi parar na "lua"!
Gente assim não dá!
Como um simples iniciante como EU sou, que nasceu com CPM, passou pelo DOS e pelo sistemas dos computades da Apple, gerenciou redes de pcs sob Novel e ainda tem a petulância de ter um PC montado por ele mesmo e que está saindo do Windows para o linux, pode aprender sobre este SO se tudo o que encontra pela frente, são experts em Linux e nenhum simples mortal que sabe o básico do linux para ensinar algo útil a um novato como por exemplo um relação completa dos comandos e uma descrição do que eles fazem (EM PORTUGUÊS).
Se existe alguém por aí que conheça estes profundos mistérios das bases do linux, no formato on-line, por favor me escreva informando como consigo estas simples informações mais atualizadas pois as que sempre acho com as características que me são em alguns pontos peculiares tem no mínimo 2 anos e via de regra não se aplica ao meu caso.
Se quizerem me xingar por esta opostagem mal humorada o meu e-mail é mkmouse@ig.com.br
Mas lembrem-se, pelo amor de Deus... Eu não tenho e não vou usar mais o windows!!!
mkmouse
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
25/02/2009
O caso foi resolvido da seguinte maneira.:
Como ia mesmo formatar tudo no hd sata de 250 Gb e no IDE1 slave de 40Gb, usei o gparted para transformar os 2 HDs em (ext3).
Isso não me deu o que eu queria e ai escrevi o tópico anterior.
Como nada que fiz resolvia o problema, resolvi começar tudo de novo.
"Formatei" os 2 HDs de novo e nomei tudo de novo como houvera feito, e como da vez anterior, os nomes existiam nos HDs, mas não pareciam em nenhum lugar, a única diferença foi a demora, desta vez demorou um bocado!
Ates de reiniciar a máquina respondi a um dos membros do forum, dizendo que nada havia mudado.
Máquina reiniciada e então...
Voialá!!!
Os nomes estavam lá, no Dolphin, plenamente visíveis.
Não sei qual foi a bobagem que fiz anteriormente, o que sei é que o programa gparted, não só limpou os HDs como também os remomeou como eu queria.
Obrigado a todos...
Agora a minha briga é com o meu scanner um TCE S510... que se recusa a funcionar mesmo com o Wine instalado.
mkmouse