Desisti...
Passei a semana inteira tentando instalar o ubuntu 7.04 e não consegui, por causa desse problema de não conseguir fotmatar o hd para ext3. Tentei o Fdisk, formatei com o disco de inicialização do win98, com a ferramenta que vem no próprio ubuntu, mas nada consegui. Possivelmente o programa de formatação para ext3 que vem no cd do ubuntu esteja com problema.
Enfim, eu gostaria de aderir à comunidade Linux, mas acho que a dificuldade de instalação é algo fortemente desanimador. Fiquei empolgado quando vi a interface pelo live CD e pelos vídeos postados no YouTube, mas decepcionei-me na tentativa de instalá-lo.
Não deixo a comunidade sem oferecer nenhuma contribuição. Seguem algumas sugestões que os colegas mais experientes podem levar às equipes de programadores:
- verificar se há algum tipo de problema com o software de formatação do HD para ext3, que é rodado na instalação do ubuntu 7.04
- verificar se há incompatibiliade de qualquer tipo com determinados hds (acho improvável, mas nunca se sabe...) - tentei instalar o ubuntu num hd Maxtor de 40 gb 7200 rpm
- testar exaustivamente a compatibilidade dos drivers e periféricos com o ubuntu - sei que isto já e feito e comunicado pelos fóruns, mas explico: cabe incorporar a idéia de que "ninguém deve precisar do fórum para aprender a instalar o ubuntu" e que "o fórum deve ser destinado às situações mais difíceis e imprevisíveis". Em outras palavras, a instalação do ubuntu deve ser tão fácil que permita o usuário comum fazê-la sem a ajuda do fórum. O usuário comum não deve precisar conhecer hardware e programação para conseguir usar o ubuntu, deve apenas instalá-lo e utilizá-lo. Os usuários "experts" têm melhores condições de contribuir com as sugestões de aprimoramento.
- formar um "banco de drivers" (também imagino que esteja em andamento). É importante estabelecer parcerias com os fabricantes de hardware para que desenvolvam drivers baseados em linux. Mesmo aqueles fabricantes de hardwares operados por drivers proprietários certamente se interessam por fornecer seus produtos às comunidades de open source. Cabe, aí, reunir em um "banco" os drivers destes fornecedores, para facilitar a instalação do linux. O ideal é que estes drivers sejam automaticamente baixados durante ou logo após a instalação do OS.
Estas proposições têm p intuito de deixar o ubuntu mais atraente para o usuário comum. Eu desejo que o ubuntu se torne uma "coqueluche", e tome o lugar do windows como o OS preferido do grande público.
O que me desapontou é que eu, que não sou usuário mediano (talvez uma classe "média-alta" de usuário) tive dificuldade em instalar o OS, é porque ele talvez não seja ainda tão fácil de usar como seria desejável. Pretendo voltar a tentar instalá-lo daqui a um ano, pois aposto que muitas melhorias devem ter sido efetuadas.
até o futuro...