Recent Posts

Páginas: [1] 2 3 ... 10
1
Não se desespera ,já já aparece alguém para ajudar.
O meu note é ASUS  A45A,já tive problemas com initramfs e resolvi com a solução desse video.

Abraços.
2
Segundo vídeo
já precisei fazer o fsck mais de uma vez, e fucionou. O processo foi um pouco diferente do do vídeo, não pediu senha de root, não precisei digitar boot no prompt do intramfs, mas depois de feito, a máquina voltou ao normal.

Primeiro vídeo
Não tenho acesso ao terminal para abrir um VI ou um NANO. A máquina trava (em um dos testes) no prompt grub>

 
4
Iniciantes / Dúvida sobre quais itens desmarcar na inicialização da sessão
« Última Mensagem: por marcos90 Online Ontem às 13:03 »

Pessoal !

Estou pensando em desmarcar boa partes das opções na inicialização para não ocupar muita memoria ram !
Será que é seguro desmarcar os seguintes itens , posso desmarcar mais itens não mencionados abaixo com segurança ?

1- Gerenciador de Energia
2- miniaplicativo Blueman ( não utilizo bluetooth )
3- notas
4- notificador de autualizações
5- Protetor de tela
6- Snap user aplication
7- spice vdagent
5
Instalação e Atualização / Errro ao instalar Ubuntu20.04 em motherboard ASUS UEFI
« Última Mensagem: por maurov Online 24 de Janeiro de 2021, 12:06 »
Fui atualizar uma CPU que estava rodando bem o Ubuntu18.04LTS. Fiz bakup dos arquivos de trabalho e iniciei uma formatação e atualização completa por um pendrive.

'BIOS error ACPI', talvez  por tentar instalar com a opção marcada de 'instalar software de terceiros'.
Vai até o final da instalação, mas dá um erro descrito rapidamente na tela preta ao desligar (initramfs unpacking failed: decoding failed). Quando solicitado a senha do usuário, se deixar no modo normal, nem abre. Desligando no botão e ligando novamente, desta vez no modo Wayland, a tela fica piscando ou tentando se ajustar, e a máquina trava em se tentar abrir firefox ou thunderbird.

Fiz atualização de BIOS da motherboard.

Desabilitamos secure mode na BIOS (UEFI) e/ou tentando desabilitar ACPI, vai para um prompt do grub.
6
Café com Ubuntu / Re:Que programa legal você acaba de descobrir?
« Última Mensagem: por Khoala Online 24 de Janeiro de 2021, 09:49 »
Espanso expansor de texto multi plataforma escrito em Rust
https://espanso.org/install/linux/

Watson um time tracker para terminal
https://tailordev.github.io/Watson/
7
Iniciantes / Re:Qual versão instalar num i3 7th Gen
« Última Mensagem: por creto Online 22 de Janeiro de 2021, 22:52 »
Pois é, o ubuntu que nem sei como está vindo pois, faz algum tempo que não uso o ubuntu (digamos) "pai", se não me engano é o Gnome e este se tornou meio que pesado para PCs modestos como o que mostrei por exemplo o meu, que testei eNes distros começando pelos xubuntu, que me adapto melhor fora do KDE, mas dai sempre acreditei nos trabalho do brasileiro B. Gonçalves e dei com o BL de volta e acredite, é um KDE que fica melhor que o xubuntu nesse meu PC.

Mas aqui não estou falando disso, ou seja, do sistema que eu uso, que é um primo pobre do ubuntu/kubuntu, mas sim de PC modesto com o ubuntu não dá muito bem para instalar se não formos para as ramificações dele como ubuntu mate, xubuntu, lubuntu, etc, etc.

Mas claro também concordo com a sugestão de um SSD que o Celtic postou, mas quando isso ainda não é prioridade dá para se virar com as ditas ramificações do ubuntu, que nos deu essa gama de possibilidades e vida longa a ela!

@creto

HDDs são um problema sim atualmente. A velocidade de um NVME é ordens de magnitude superior mesmo comparando com o mais rápido HDD, logo, a diferença no carregamento do SO e programas é como do dia para a noite.

Vc tem as suas expectativas ajustadas à realidade e inclusive tentou melhorar os resultados com uma distro "mais leve". Em câmbio o OP esperava ter resultados significativamente melhores do que o Windows num HDD de portátil, o mais lento de todos a 5400rpm, quando objetivamente não há qualquer razão para ter essa expectativa.

@CelticWarrior, sim eu sei e entendo bem o que você postou, e tenho suas sugestões e dicas como grandes conselhos e algumas até anotadas lá no meu bloquinho, mas como eu disse acima, as vezes não (sei que o preço é acessível) temos a disponibilidade de ter o SSD, no meu caso depois de um a "loga história" tenho esse PC que vistes acima e nele me divirto, trabalho, brinco, jogo conversa fora e tento ser útil quando sei e posso, enfim, é um PC que para eu instalar esse BigLinux, acredite mesmo com 11 anos quebrando sistemas Linux apanhei em uma instalação, pois o mesmo tem UEFI/EFI mas é uma verdadeira porcaria, enfim desculpe-me se me fiz entender mal, foi só que no caso do amigo, eu não achei que fosse em real o problema no HD dele
Seja feliz use Linux!

T+
8
Iniciantes / Re:Qual versão instalar num i3 7th Gen
« Última Mensagem: por lfsmpro Online 22 de Janeiro de 2021, 16:31 »
Obrigado pelas respostas, CelticWarrior e creto!

A ideia não era transformar um computador fraco em um super pc apenas adicionando o Linux, de fato queria um SO mais estável e um pouco mais rápido para as tarefas diárias.

Como no momento não tenho grana pra comprar um SSD, formatei a partição onde havia instalado o Ubuntu 20.04.1 LTS e instalei o Ubuntu Mate 20.04.1 e funcionou exatamente como eu precisava, tá rodando liso.

Obrigado pela atenção.
9
Instalação e Atualização / Re:Ubuntu não atualiza para 20.04.1 Resolvido
« Última Mensagem: por jcgarces Online 22 de Janeiro de 2021, 10:03 »
Ok,editado.



Abraços.
10
Instalação e Atualização / Re:Ubuntu não atualiza para 20.04.1 Resolvido
« Última Mensagem: por CelticWarrior Online 22 de Janeiro de 2021, 07:12 »
Me desculpe pelo erro grosseiro no post anterior (agora corrigido) relativamente ao repositório Partners - o nome da edição estava obviamente errado, deve ser "focal" em vez de "maverick". O mproblem foi que eu copiei/colei de um texto antigo onde tinha essa anotação e não alterei para Ubuntu 20.04 como deveria ter feito. Sugiro que corrija no seu se adicionou tal qual. Basta clicar em editar e substituir maverick por focal.
Páginas: [1] 2 3 ... 10