Autor Tópico: Modem Motorola SM56 no Ubuntu Hardy  (Lida 5503 vezes)

Offline als

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Modem Motorola SM56 no Ubuntu Hardy
« Online: 23 de Abril de 2008, 14:57 »
Após apanhar um pouco, achei um tuto simples e fiz uma adaptação para o novo Ubuntu Hardy. Fonte: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=460331&highlight=motorola+SM56

Instalação do modem Motorola SM56 no ubuntu hardy

Primeiro:

sudo apt-get install linux-headers-generic build-essential

Pegue os dois arquivos mais recentes (tar.gz) ungrab-winmodem, slmodem (não pegue o arquivo que a fonte indica, pois não funcionará no novo Kernel do Ubuntu Hardy)   no site http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/ e descompacte numa pasta. Entre nos diretórios de cada um e instale com os comandos:

make
sudo make install

Carregue os módulos:

sudo modprobe ungrab-winmodem
sudo modprobe slamr

Edite seu etc com o comando:

sudo gedit /etc/modules

Em seguida inclua as seguintes linhas:

ungrab-winmodem
slamr

Instale o sl daemon com o comando:

sudo apt-get install sl-modem-daemon

E por fim inicie o serviço:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon start

A porta do modem será /dev/ttySL0 e em drivers restritos mostrará que ele está ativo. Se em algum momento vc não tiver privilégios de acesso, basta incluir o grupo uucp no seu usuário. Para usar conexão discada, use o Gnome-PPP e se quiser enviar/receber fax, use o Efax-Gtk.

Quem tiver sucesso/ou não, favor postar. A banda larga pode falhar e vc precisará da conexão discada, ou imagina aquele indivíduo que ainda não sabe o que é email quiser te enviar um fax?


« Última modificação: 23 de Abril de 2008, 18:21 por als »

Offline a13x

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Modem Motorola SM56 no Ubuntu Hardy
« Resposta #1 Online: 25 de Abril de 2008, 09:37 »
só um detalhe..

como vou fazer um apt-get se meu modem não funciona??

 ;D

alarcon

  • Visitante
Re: Modem Motorola SM56 no Ubuntu Hardy
« Resposta #2 Online: 25 de Abril de 2008, 09:50 »
só um detalhe..

como vou fazer um apt-get se meu modem não funciona??

 ;D

Tenho um tópico aqui na seção de Hardware e Periféricos chamado Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink onde ajudo vários usuários na missão de fazer seus softmodems que usam o driver smartlink funcionarem no Linux.

Os pacotes que faço, acho que desde o para o Ubuntu 7.04 Feisty, dão suporte para um determinado tipo de modem motorola, portanto se você quiser tentar usá-lo para o Ubuntu 8.04 Hardy Heron, veja este link:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.msg203442.html#msg203442

baixe, pelo windows, o pacote chamado de modem-arquivos-v23.tar.gz e depois transfira para o Ubuntu colocando o mesmo na sua pasta de usuário dentro da pasta home. Descompacte o mesmo clicando com o botão direito do mouse sobre ele e escolhendo a opção extrair aqui. Será criada uma pasta chamada de modem-arquivos-v23, entre nela e leia os arquivos Leia-me.txt (resumido) e guia_instalação.pdf ( mais explicado e com ilustrações) que explicam como usar este meu pacote. Atenção é que preciso ter o CD de instalação do Ubuntu e que o mesmo esteja no driver de CD antes de executar o script de instalação por que alguns dos pacotes vão ser instalados do CD.

Não testei se este ultimo pacote que fiz está completamente funcional, principalmente para os modems motorola, por que não uso conexão discada e nem tenho este modem ok.
« Última modificação: 25 de Abril de 2008, 09:52 por alarcon »