Autor Tópico: Instalação do Ubuntu  (Lida 815312 vezes)

Offline keno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10
« Resposta #210 Online: 05 de Abril de 2008, 22:16 »
Tenho o mandriva e gostaria de mudar para o ubuntu.
Eu fiz o download, gravei o cd, mas qndo fui instalar não consegui pq estava ".exe" q é específico do windows. Q devo fazer???
Tenho q refazer tudo e agora de outro modo?
por favor me ajudem!
Obrigada

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10
« Resposta #211 Online: 06 de Abril de 2008, 02:09 »
Tenho o mandriva e gostaria de mudar para o ubuntu.
Eu fiz o download, gravei o cd, mas qndo fui instalar não consegui pq estava ".exe" q é específico do windows. Q devo fazer???
Tenho q refazer tudo e agora de outro modo?
por favor me ajudem!
Obrigada

De onde você baixou este arquivo?

Baixe a ISO do 7.10 diretamente do site do Ubuntu.

Grave o arquivo que baixou através do seu programa preferido usando a opção Gravar imagem em CD.

Caso vá reparticionar seu HD, primeiro faça uma desfragmentação dele pelo windows.

Certifique-se que a bios esta setada para dar boot primeiro pelo CD-ROM.

Inicie seu PC com o CD-ROM na unidade.

Tendo dúvidas estamos a disposição.

[]'s

Cristiano






Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Marcospy28

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10/8.04
« Resposta #212 Online: 08 de Abril de 2008, 22:33 »

Olá!!
tô com problemas quando vou começar a instalar o ubuntu 7.10.
quanto estou na tela para escolher o idioma e depois dar boot pelo cd,
para iniciar o ubuntu, aparece uma mensagem "error booting cd" e pede
reinicializar....
mas já tentei em outra maq e instalou normal, e olha que essa maq é bem inferior a minha..


se puderem ajudar agradeço desde já
é tricolor..........

Offline Professor Flavio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10/8.04
« Resposta #213 Online: 08 de Abril de 2008, 23:09 »
Olá, na minha máquina tenho 2 sistemas operacionais, XP e Kurumin. Gostaria de trocar o Kurumin pelo Ubuntu, como devo proceder?
Tenho a versão 5.10 do Ubuntu, depois de instalá-la na minha máquina como devo proceder para atualizá-la para a versão 7.10? Aguardo ajuda, obrigado. ???
Professor Flavio

Offline gean gustavo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 311
  • Usuário Ubuntu 8.04.1
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10/8.04
« Resposta #214 Online: 08 de Abril de 2008, 23:25 »

Olá!!
tô com problemas quando vou começar a instalar o ubuntu 7.10.
quanto estou na tela para escolher o idioma e depois dar boot pelo cd,
para iniciar o ubuntu, aparece uma mensagem "error booting cd" e pede
reinicializar....
mas já tentei em outra maq e instalou normal, e olha que essa maq é bem inferior a minha..


se puderem ajudar agradeço desde já

tive o mesmo problema no começo, no meu não pegava e no do meu primo que também era inferior ao meu pegava, ai decidi pegar o CDRom dele pra testar e instalou normal aqui, pode ser que sirva pra você também

Olá, na minha máquina tenho 2 sistemas operacionais, XP e Kurumin. Gostaria de trocar o Kurumin pelo Ubuntu, como devo proceder?

formate a partição do kurumin e instale o ubuntu nele, o xp não vai ter problema porque o ubuntu ira instalar o GRUB e você tera acesso ao dois sistema

Tenho a versão 5.10 do Ubuntu, depois de instalá-la na minha máquina como devo proceder para atualizá-la para a versão 7.10? Aguardo ajuda, obrigado. ???
Professor Flavio

não aconselharia a usar a versão 5.10 porque não tem mais suporte, baixe a versão 7.10 ou espera mais uns 15 dias que vai sair a versão 8.04.
HardWare: INTEL P4 2.4 | ASUS P4V8X-X | NVIDIA FX 5200 | HD SATA2 SEAGATE 200GB | HD IDE MAXTOR 80GB | 1,5 GB RAM


Offline Intemporium

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10/8.04
« Resposta #215 Online: 09 de Abril de 2008, 16:26 »
Olá a todos,
Tentei instalar o Ubuntu 8.04 no meu pc, mas fiquei empancado na criação das partições no processo de instalação.
Como não quero correr o risco de perder o vista parei o processo! Quero primeiro adaptar-me ao Ubuntu para no futuro abandonar o Vista, mas até lá quero manter a máquina com os 2 sistemas operativos.
Será que alguém me poderia ajudar a instalar o programa, seguindo o processo por msn?
Obrigado

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10/8.04
« Resposta #216 Online: 09 de Abril de 2008, 19:43 »
Olá a todos,
Tentei instalar o Ubuntu 8.04 no meu pc, mas fiquei empancado na criação das partições no processo de instalação.
Como não quero correr o risco de perder o vista parei o processo! Quero primeiro adaptar-me ao Ubuntu para no futuro abandonar o Vista, mas até lá quero manter a máquina com os 2 sistemas operativos.
Será que alguém me poderia ajudar a instalar o programa, seguindo o processo por msn?
Obrigado

Intemporium boa noite!

Quanto tem de HD no total? Quanto tem livre? Quanto quer deixar pro Ubuntu?

Antes de instalar recomendo fazer uma desfragmentação pelo windows.



Editando:

Antes que me esqueça, não é recomendado ajudar por MSN, por ai algum detalhe que poderia servir a um membro do fórum ficaria perdido para aos demais.
« Última modificação: 09 de Abril de 2008, 19:45 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Intemporium

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10/8.04
« Resposta #217 Online: 09 de Abril de 2008, 20:01 »
Olá clcampos, obrigado pela resposta.
Quanto ao espaço do disco tenho C: 40 gb com 17 ocupados, e tenho D: 35 gb totalmente livre e já formatado á espera do Ubuntu.
Também já desfragmentei as unidades no windows.
A ideia do msn era para simplificar o processo, para um leigo como eu seria uma ajuda importante, mas compreendo e aceito o teu ponto de vista.
Obrigado

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10/8.04
« Resposta #218 Online: 09 de Abril de 2008, 20:27 »
Olá clcampos, obrigado pela resposta.
Quanto ao espaço do disco tenho C: 40 gb com 17 ocupados, e tenho D: 35 gb totalmente livre e já formatado á espera do Ubuntu.
Também já desfragmentei as unidades no windows.
A ideia do msn era para simplificar o processo, para um leigo como eu seria uma ajuda importante, mas compreendo e aceito o teu ponto de vista.
Obrigado

Eu entendo (e concordo) que uma ajuda pelo MSN é mesmo um facilitador, e as vezes até penso em recorrer a ela, mas é que como a comunidade é baseada na ajuda mútua resolver os problemas aqui normalmente ajuda muito.

Uma coisa que pode acontecer é trocar mensagem aqui durante o particionamento, da mais trabalho mas estou de olho no tópico.

Eu acabei me esquecendo de perguntar quanto tem de memória RAM, mas vamos tentar sem a informação.

Bem como vai usar o D: provavelmente seria a partição /dev/sda2 (ou /dev/hda2, dependendo do tipo do seu HD).

O que você vai fazer é optar por um particionamento manual, e então tem duas hipóteses (leia tudo primeiro):

  • 1o. Com o diretório HOME junto da partição RAIZ (/)

  • Deletar a partição de 35 Gb, deixando-a livre
  • Criar uma partição de 34 Gb com:
    • Formatação: ext3
    • Ponto de Montagem: /
  • Criar uma partição com o espaço restante (1 Gb)
    • Formatação: linux swap (ou só swap - não tenho certeza agora)

  • 2o. Com o diretório HOME separado da partição RAIZ (/)

  • Deletar a partição de 35 Gb, deixando-a livre
  • Criar uma partição de 20 Gb com:
    • Formatação: ext3
    • Ponto de Montagem: /
  • Criar uma partição de 14 Gb com:
    • Formatação: ext3
    • Ponto de Montagem: /home
  • Criar uma partição com o espaço restante (1 Gb)
    • Formatação: linux swap (ou só swap - não tenho certeza agora)

Resumidamente a partição swap é necessária porque é usada quando a memória RAM esta cheia, então ela é sempre mais necessária quanto menos RAM você tem. Então:

  • Caso tenha 1 Gb de RAM, ou mais pode deixá-la com no máximo 512 Mb e assim usar o espaço adicional para as outras partições.
  • Caso tenha 512 Mb de RAM deixe como esta.

Sobre a partição HOME (ponto de montagem /home) é onde você grava seus arquivos pessoais. Então:

  • Caso tenha muitos arquivos, ou baixe muita coisa da internet é bom manter uma boa quantidade de espaço na partição HOME
  • Mas caso instale muitas coisas (usa-se ai a partição raiz - /) é ela que deve ser privilegiada.

Espero que possa ter ajudado, e estou acompanhando suas mensagens.

[]'s

Cristiano
« Última modificação: 09 de Abril de 2008, 20:29 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline andrewskt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10/8.04
« Resposta #219 Online: 10 de Abril de 2008, 19:48 »
Bom, tô com um probleminha aqui...

Tenho dois HDs, um IDE 40Gb e um SATA 160Gb, no de 40gb está instalado o windows, no sata, está apenas os meus arquivos.. Mas o Sata está como Master e o IDE como Islave.

Eu quera particionar e instalar o Ubuntu no Sata, e que o dual boot fosse possível, mas aqui no instalador do Ubuntu ele reconhece o Hd sata mas não dá pra manipulá-lo (repartir, etc).

Como eu posso proceder ??

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10/8.04
« Resposta #220 Online: 10 de Abril de 2008, 19:59 »
Bom, tô com um probleminha aqui...

Tenho dois HDs, um IDE 40Gb e um SATA 160Gb, no de 40gb está instalado o windows, no sata, está apenas os meus arquivos.. Mas o Sata está como Master e o IDE como Islave.

Eu quera particionar e instalar o Ubuntu no Sata, e que o dual boot fosse possível, mas aqui no instalador do Ubuntu ele reconhece o Hd sata mas não dá pra manipulá-lo (repartir, etc).

Como eu posso proceder ??

No momento que você tenta instalar o Ubuntu o HD sata esta montado (com conteúdo acessível)?

Caso não esteja procure particionar ele através do windows, usando a opção Windows Explorer > Clique com o Botão direito em Meu Computador > Gerenciar > Gerenciador de Discos.

Após liberar o espaço tente novamente a instalação.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline andrewskt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10/8.04
« Resposta #221 Online: 10 de Abril de 2008, 20:02 »
Bom, tô com um probleminha aqui...

Tenho dois HDs, um IDE 40Gb e um SATA 160Gb, no de 40gb está instalado o windows, no sata, está apenas os meus arquivos.. Mas o Sata está como Master e o IDE como Islave.

Eu quera particionar e instalar o Ubuntu no Sata, e que o dual boot fosse possível, mas aqui no instalador do Ubuntu ele reconhece o Hd sata mas não dá pra manipulá-lo (repartir, etc).

Como eu posso proceder ??

No momento que você tenta instalar o Ubuntu o HD sata esta montado (com conteúdo acessível)?

Caso não esteja procure particionar ele através do windows, usando a opção Windows Explorer > Clique com o Botão direito em Meu Computador > Gerenciar > Gerenciador de Discos.

Após liberar o espaço tente novamente a instalação.

[]'s

Cristiano

O estranho é isso, ele tá montando e eu consigo acessá-lo normalmente. Já tentei usar o partition magic pra particionar e ele não opera no hd tbm... vou tentar fazer o que vc disse.

Valeu  ;D

Offline andrewskt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10/8.04
« Resposta #222 Online: 10 de Abril de 2008, 20:18 »
Bom, realmente tá difícil particionar esse HD viu.. tentei pelo Gerenciador do Windows XP e não tem nenhuma opção. Será que é porque tem que carregar os arquivos do HD ? Vou tentar pelo cd do windows...

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10/8.04
« Resposta #223 Online: 10 de Abril de 2008, 20:30 »
O estranho é isso, ele tá montando e eu consigo acessá-lo normalmente. Já tentei usar o partition magic pra particionar e ele não opera no hd tbm... vou tentar fazer o que vc disse.

Valeu  ;D

Se o HD estiver montado não pode mesmo particionar ele.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline andrewskt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10/8.04
« Resposta #224 Online: 10 de Abril de 2008, 21:22 »
então o HD não deve estar montaado ??


como eu faço pra "desmontá-lo" ?