Instalação do Ubuntu

Iniciado por RC2006, 01 de Maio de 2007, 10:14

tópico anterior - próximo tópico

Robson Costa

Pessoal, tenho uma dúvida:

Em uma partição de 15G tenho instalado o Kurumin, mas enjoei dele e quero instalar o Ubuntu nessa partição, posso formatar essa partição e instalar o Ubuntu tranquilamente e o Ubuntu na instalação será igual o Kurumin, ou seja, quando ligar o pc estará a janela com as 2 opções: Windows e Ubuntu ???

Aguardo resposta, se puderem responder eu agradeço :D

nelsonmjunior

Galera
Por gentileza, alguém poderia me responder sobre algo que ainda não consegui uma resposta definitiva quanto a essa questão: Existe a possibilidade de se fazer o boot via software do Windows XP/Vista instalados em duas partições primárias num mesmo HD SATA e o Linux Ubuntu 7.10 em outro HD SATA? Instalar em dois HD's diferentes eu sei que é possível, mas toda vez terei que fazer a troca do boot via SETUP (CMOS/BIOS). Tem como isso ser feito pelo GRUB ou outro software de boot?

RC2006

Fazer pela Bios  é muito mais trabalhoso do que pelo Grub.
No seu caso, a ordem de instalação seria:
1. Windows Xp
2. Windows Vista , monta um menu Windows (XP/Vista)
3. Ubuntu, cria um outro menu com as 2 opções Ubuntu - Windows(XP/Vista)
Seguindo esta ordem, o próprio Grub do Ubuntu se encarregará desta tarefa.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

SandraD

Eu deveria ter vindo buscar ajuda direto na fonte  :(

Lendo este tutorial, ja vi que o meu caso nao tem jeito, mas deixa eu apresentar o meu problema. Espero conseguir ajuda ou ao menos respostas.

Tenho 2 HDs, 1 de 120 e um de 40gb. O hd de 120 estava com 2 particoes de 40 para o Windows XP instalado: uma para os programas e outra para dados. O resto do espaco eu havia deixado pra instalar uma distribuicao do linux mesmo. Pois bem, decidi instalar o Ubuntu pela primeira vez e o fiz seguindo este tutorial:
http://www.infoblogs.com.br/view.act...ws-xp-e-ubuntu

O problema ocorreu na instrucao:
"Agora o Ubuntu carrega o particionador de disco. A primeira opção, que é a de redimensionar a partição principal e utilizar o espaço liberado, é a melhor para escolhermos."

Ate estava "me sentindo corajosa", como dito no tutorial e pensei em criar manualmente as particoes para o Ubuntu nos 40gb de espaco que sobrou no hd, mas como era minha primeira instalacao, decidi seguir a sugestao do tutorial.

Bem, Ubuntu instalado, funcionando corretamente... o detalhe e' que eu - aparentemente - perdi as minhas particoes do Windows.

Como eu me certifico disso?
Tem como reverter isso?
O unico modo de nao perder as particoes entao seria pelo metodo manual?

Desde ja, agradeco a quem puder me ajudar.

clcampos

Sandra primeiramente seja bem vinda ao fórum!

Mas vamos aos problemas.

Citação de: SandraD online 26 de Março de 2008, 11:39
Como eu me certifico disso?

Abra um terminal (Aplicações > Acessórios > Terminal) e digite o comando sudo  fdisk   -l e cole a resposta aqui.

CitarTem como reverter isso?

Acho que sim, mas depende muito do que você tenha feito ai no PC após constatar o problema. Eu nunca passei por isto, mas existem tópicos aqui no fórum sobre o problema.

CitarO unico modo de nao perder as particoes entao seria pelo metodo manual?

Eu acho o método manual o melhor e mais seguro, e caso venha a refazer com certeza achará quem te ajude aqui no fórum bem rápido.

CitarDesde ja, agradeco a quem puder me ajudar.

No aguardo da resposta do comando.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

SandraD

Oi Cristiano, antes de mais nada obrigada pelas boas vindas e pelo pronto retorno.

Eis oque retornou o fdisk -l:
Disco /dev/hda: 120.0 GB, 120060444672 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 14596 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x8f958f95

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/hda1   *           1       14409   115740261   83  Linux
/dev/hda2           14410       14596     1502077+   5  Estendida
/dev/hda5           14410       14596     1502046   82  Linux swap / Solaris

Disco /dev/hdb: 40.0 GB, 40020664320 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 4865 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0xbff6bff6

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/hdb1               1        4865    39078081    7  HPFS ou NTFS

Eu nao fiz nada alem de usar o Mozilla depois de instalar o Ubuntu.

Obrigada!

clcampos

Realmente você deve ter escolhido instalar no HD inteiro, veja que nele existem duas partições, uma para o linux, e outra para o swap.

Acho que existe forma de recuperar, vou pesquisar aqui no fórum, e na internet, achando algo coloco aqui, sugiro que faça o mesmo.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

SandraD

SandraD

Infelizmente não deu pra continuar, Cristiano. A máquina é compartilhada e eu precisava disponibilizá-la logo, então tive que apelar e instalar o Windows de novo  :(

Tão logo eu termine de baixar os trocentos aplicativos de que preciso, instalo o Ubuntu novamente.

A título de comentário, sou iniciante em Linux e achei o Ubuntu muito simples e a interface muito amigável. Pretendo gradativamente, deixar de usar o Windows. Já uso, a algum tempo o Firefox e o BROffice.

E que o meu erro sirva de lição!! Prudência e canja de galinha não faz mal a ninguém :)

Mais uma vez, muito obrigada.

clcampos

Citação de: SandraD online 26 de Março de 2008, 18:15
Infelizmente não deu pra continuar, Cristiano. A máquina é compartilhada e eu precisava disponibilizá-la logo, então tive que apelar e instalar o Windows de novo  :(

Tão logo eu termine de baixar os trocentos aplicativos de que preciso, instalo o Ubuntu novamente.

A título de comentário, sou iniciante em Linux e achei o Ubuntu muito simples e a interface muito amigável. Pretendo gradativamente, deixar de usar o Windows. Já uso, a algum tempo o Firefox e o BROffice.

E que o meu erro sirva de lição!! Prudência e canja de galinha não faz mal a ninguém :)

Mais uma vez, muito obrigada.

Sandra na verdade não me preocupava assim com o windows e os aplicativos, pois podem ser reinstalados, mas e seus arquivos?

Bem, já que tomou a decisão de reinstalar deve estar tudo bem, então espero que o desastre desta primeira instalação não a desanime de tentar novamente, e qualquer dúvida poste aqui no fórum que com certeza terá ajuda.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

SandraD

Quanto aos meus arquivos, não foi nada tão dramático assim. Tenho backup de muita coisa, outras posso baixar novamente. Apenas lamentei por uma coleção de imagens e de uns logs de conversa em messenger que juntei ao longo de 4 anos. Paciência.

Quanto a desistir, não se preocupe. Demorei tanto pra tomar a iniciativa de instalar uma distribuição do Linux, não vou desistir agora só por causa desse "probleminha". Até amanhã minha máquina vai estar com dual boot, inshallah!!

Abraço!

Professor Flavio

Bom dia, tenho algumas dúvidas quanto a instalação do Ubuntu 7.10. O arquivo que baixei veio zipado, antes de gravá-lo no Cd devo extrair os arquivos ou devo gravá-lo assim mesmo? No tutorial da instalação no item "Conferindo MD5" o valor do exemplo do item "Obtendo o MD5 dos arquivos" não confere com o valor do item "Conferindo o MD5 dos arquivos", isto está correto? Tenho instalado no meu computador o Kurumin, posso instalar o Ubuntu em cima dele? Aguardo contato.
Professor Flavio

clcampos

Citação de: Professor Flavio online 28 de Março de 2008, 10:34
Bom dia, tenho algumas dúvidas quanto a instalação do Ubuntu 7.10. O arquivo que baixei veio zipado, antes de gravá-lo no Cd devo extrair os arquivos ou devo gravá-lo assim mesmo? No tutorial da instalação no item "Conferindo MD5" o valor do exemplo do item "Obtendo o MD5 dos arquivos" não confere com o valor do item "Conferindo o MD5 dos arquivos", isto está correto? Tenho instalado no meu computador o Kurumin, posso instalar o Ubuntu em cima dele? Aguardo contato.
Professor Flavio

O arquivo não vem zipado, é um arquivo com extensão ISO, o problema é que o winrar costuma tomar para si esta extensão.

Grave ele com seu software preferido (tipo o nero) usando a opção Gravar Imagem em CD.

Pode instalar o Ubuntu em cima do kurumin, tome o cuidado de formatar a partição.

Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

SandraD

Citação de: SandraD online 26 de Março de 2008, 21:37
Quanto aos meus arquivos, não foi nada tão dramático assim. Tenho backup de muita coisa, outras posso baixar novamente. Apenas lamentei por uma coleção de imagens e de uns logs de conversa em messenger que juntei ao longo de 4 anos. Paciência.

Quanto a desistir, não se preocupe. Demorei tanto pra tomar a iniciativa de instalar uma distribuição do Linux, não vou desistir agora só por causa desse "probleminha". Até amanhã minha máquina vai estar com dual boot, inshallah!!

Abraço!

Só para fechar a minha participação neste tópico, quero dizer que no dia seguinte instalei novamente o Ubuntu, sem danos ou dramas :) Minha máquina está com dual boot e - vou chover no molhado pros membros da comunidade - o Ubuntu é muito bom, fácil de instalar - só aí eu já senti o poder: enqto fazia a instalação sem precisar esperar por mais janelas de configuração, eu navegava confortavelmente pela internet. Ainda sei muito pouco, mas posso dizer que já faço tudo o que fazia no Windows.

A propósito, consultor Luiz Aquino Diniz respondeu meu mail sobre o referido tutorial:
http://hajaluz.net/cuidado-com-o-dual-boot-windows-x-ubuntu/

Abraço a todos, muito obrigada.

RC2006

CitarEscolha o tipo de particionamento:
O seu Ubuntu pode ser instalado isolado ou com outros sistemas operacionais.
Escolha a opção -> Manual <- principalmente se for o caso de uma instalação com outros SOs.
Sandra, no teu caso, não seguir a risca esta citação do tutorial, foi fatal. Mas, é errando que a gente aprende. Isto acontece com todo mundo. Seja bem vinda ao mundo Ubuntu.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2