Autor Tópico: Partição do HD  (Lida 3934 vezes)

Offline g-Souza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
  • wazup
    • Ver perfil
Partição do HD
« Online: 25 de Outubro de 2012, 09:01 »
Bom dia, antes de recorrer ao fórum eu pesquisei várias soluções, mas acabei não encontrando, provavelmente por ser burro mesmo.
Mas vamos lá:
Instalei o Ubuntu 12.04, em uma máquina HP 620, estou usando a mais ou menos um mês, tudo tranquilo.
Mas, resolvi voltar a jogar um game (League of Legends), tentei usar o PlayOnLinux com a ajuda de alguns tutoriais, mas o vídeo ficou defasado demais, acabou não "rolando" sentimento.
Agora, têm um programa necessário na faculdade que não funcionou muito bem com o Wine, e não têm versão pra linux.
A decisão óbvia seria fazer uma partição no HD e instalar o windows, para uso quando necessário.
Aí que está o problema, não consigo criar uma nova particão, nem com o GParted e nem com o Gerenciador de Partições do KDE.
Procurei uma solução, e seria iniciar os programas com privilégios administrativos, tentei, mas não consegui.
Então amigos, alguma dica? Algum tutorial já existe (Não achei quando procurei), alguém mais passou por algo parecido?
Qualquer luz é ajuda.

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Partição do HD
« Resposta #1 Online: 25 de Outubro de 2012, 11:25 »
já tentou virtualizar o windows? dependendo das configurações do seu pc, pode ser uma boa solução.
tente rodar o gparted como sudo (sudo gparted), no kde não consigo rodar alguns programas com esse comando, tenho que usar o kdesudo https://launchpad.net/kdesudo
caso não funcione, tente usar o livecd (faça backup), caso deseje manter o ubuntu, provavelmente terá que restaurar o grub.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Partição do HD
« Resposta #2 Online: 25 de Outubro de 2012, 11:49 »
Aperte Alt+F2, depois digite gksu gparted.

Se quiser dicas de como particionar, procure aqui no fórum, vá na pesquisa e digite palavras chaves como "partição", "particionamento" ou "dual boot". Você irá achar uma tonelada de tópicos relacionado a isso.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline g-Souza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
  • wazup
    • Ver perfil
Re: Partição do HD
« Resposta #3 Online: 25 de Outubro de 2012, 14:51 »
já tentou virtualizar o windows? dependendo das configurações do seu pc, pode ser uma boa solução.
tente rodar o gparted como sudo (sudo gparted), no kde não consigo rodar alguns programas com esse comando, tenho que usar o kdesudo https://launchpad.net/kdesudo
caso não funcione, tente usar o livecd (faça backup), caso deseje manter o ubuntu, provavelmente terá que restaurar o grub.
Tentei virtualizar sim, a instalação acabou não dando certo, e fiquei receioso que o vídeo não daria muito certo, além do note não ter tanto vídeo desponível, o jogo iria ocupar bastante coisa.
Aperte Alt+F2, depois digite gksu gparted.

Se quiser dicas de como particionar, procure aqui no fórum, vá na pesquisa e digite palavras chaves como "partição", "particionamento" ou "dual boot". Você irá achar uma tonelada de tópicos relacionado a isso.
Valeu, vou tentar as duas dicas e já volto a editar pra dizer se deu ou não certo.



**
Esqueci de dizer que usei o VirtualBox para fazer a virtualização.

***
Ok, fiz pelos dois métodos (não sei se têm diferença, sorry).
Mas acabou não dando certo, ainda não consigo criar uma nova partição, nem editar as existentes, mesmo seguindo todos os passos disponíveis no site do GParted.
(Não consegui tirar print com o menu de partição aberto)
Print retirada (maior que 40kb)


***
Li algo sobre não ser possível instalar o windows em dual boot após instalar o ubuntu, somente o contrário.
Ok, pensei no seguinte: Fazer o backup dos dados (pouca coisa, não têm 60GB), formatar, instalar o W7 e após instalar o ubuntu, já aproveitar o lançamento do 12.10.
Só queria a opinião de vocês antes, faço isso mesmo? Tento outra coisa antes?
« Última modificação: 25 de Outubro de 2012, 19:20 por g-Souza »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Partição do HD
« Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2012, 15:24 »

Ok, fiz pelos dois métodos (não sei se têm diferença, sorry).
Mas acabou não dando certo, ainda não consigo criar uma nova partição, nem editar as existentes, mesmo seguindo todos os passos disponíveis no site do GParted.

Cara, não tem como vc particionar o HD logado no próprio Ubuntu. Você vai precisar do live-CD do Ubuntu, ou um live-pendrive. Pelo live CD, vc consegue usar o Gparted.

E como assim, não tem diferença virtualização e particionamento? Virtualização não tem nada a ver com particionamento, cuidado para não confundir. No Virtual Box, vc cria um HD virtual, que não terá nada a ver com o seu HD real e particionamento. Abra o Virtual Box, clique em "New" ou "Novo", irá abrir outra janela, vc irá criar uma máquina virtual e um HD virtual. Depois disso, vc precisará instalar o Windows nessa máquina virtual, clique em "Start", vai abrir outra janela, vá em Dispositivos -> "Dispositivos de CD/DVD" -> "Selecione um arquivo de CD/DVD virtual" ou "Drive do Hospedeiro ..."


Li algo sobre não ser possível instalar o windows em dual boot após instalar o ubuntu, somente o contrário.
Ok, pensei no seguinte: Fazer o backup dos dados (pouca coisa, não têm 60GB), formatar, instalar o W7 e após instalar o ubuntu, já aproveitar o lançamento do 12.10.
Só queria a opinião de vocês antes, faço isso mesmo? Tento outra coisa antes?

É possível sim, só que vc particiona primeiro pelo Gparted (pelo live CD, lembre-se), separe um partição em NTFS, instale o windows, depois vc terá que reinstalar o Grub, tem uma dúzia de tópicos ensinando a fazer isso aqui no fórum.

Mas se eu fosse vc, eu refaria tudo mesmo, pq esse particionamento está muito zuado. Você instalou o Ubuntu pelo método fácil não foi? Sempre que for instalar o Ubuntu, vá na terceira opção (Opção Avançada) e particione manualmente, separe uma partição de 40 GB para o windows, 16 à 30 GB para a raiz (/), de 2 à 4 GB para swap e o restante para a /home (vai ter que usar partição extendida, procure no fórum sobre particionamento).
« Última modificação: 25 de Outubro de 2012, 19:22 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

clodoaldops

  • Visitante
Re: Partição do HD
« Resposta #6 Online: 25 de Outubro de 2012, 16:16 »
-se vc achar arriscado os procedimentos acima
-sugiro que faça o "feijão com arroz"
1-faça bkp de seus arquivos
2-instale windows em todo hd
3-instale ubuntu em dual-boot com um live-cd usando a opção instalar lado-a-lado

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Partição do HD
« Resposta #7 Online: 25 de Outubro de 2012, 19:05 »
-se vc achar arriscado os procedimentos acima
-sugiro que faça o "feijão com arroz"
1-faça bkp de seus arquivos
2-instale windows em todo hd
3-instale ubuntu em dual-boot com um live-cd usando a opção instalar lado-a-lado

Essa opção "Lado-a-lado" é zuada, prefira a opção "Opção Avançada". O Ubuntu não tem noção na hora de instalar o sistema, depois quando vc for mudar o Ubuntu, do 12.04 para o 14.04 por exemplo, vc sentirá o drama. Na opção Lado-a-lado, não tenho certeza, mas acho q ele deixa raiz (que é o lugar onde o Ubuntu fica instalado, e todos os programas) e /home (que é o lugar onde fica seus documentos pessoais, como vídeos, músicas, downloads e outros) na mesma partição, sem contar que você não terá noção de quanto que o Ubuntu vai pegar do seu HD. Para mim isso é burrice (do sistema), pq se vc quiser instalar outro Ubuntu, ou outra distro, vc vai perder a /home, e vai precisar ficar fazendo backup de tudo.

Na partição manual, você pode ter a /home em separado, e ainda pode ter duas raizes (/), uma para o Ubuntu, e outra para outro Ubuntu ou outra distro, e os dois sistemas irão compartilhar a mesma /home.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2012, 19:10 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline g-Souza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
  • wazup
    • Ver perfil
Re: Partição do HD
« Resposta #8 Online: 25 de Outubro de 2012, 19:18 »
Eu não confudi a virtualização com o particionamento, e sim os dois metodos de abrir o GParted :)
E realmente não sabia que não se podia particionar o HD logado no Ubuntu..
De qualquer jeito vou arrumar tudo isso, fazer o backup, e instalar os dois SO em dual-boot.
Agradeço as dicas de todos, foram extremamente úteis, assim que resolver minha própria bagunça eu atualizo o tópico e peço para fechar.
Abraços e obrigado novamente.



***
Retirei a print do tópico, era maior que 40kb.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2012, 19:20 por g-Souza »

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Partição do HD
« Resposta #9 Online: 25 de Outubro de 2012, 19:22 »
Instale em dual boot.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Partição do HD
« Resposta #10 Online: 25 de Outubro de 2012, 19:25 »
Ahh sim, agora entendi  ;D

Alt+F2 e depois gksu gparted, ou sudo gparted em um terminal, são equivalentes, assim como abrir o Gparted pelo Menu do Ubuntu (ou pelo painel inicial).
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline g-Souza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
  • wazup
    • Ver perfil
Re: Partição do HD
« Resposta #11 Online: 26 de Outubro de 2012, 09:07 »
Coloquei o livecd, abri o GParted e diminui o tamanho da particao principal (295GB para 195GB) e criei uma nova para o Windows (95GB).
Espero que o particionamento nao seja destrutivo rs.
Assim que terminar (pelo jeito vai demorar um bom tempo) e eu tiver terminado de instalar o W7 edito o post para dizer se deu certo ou nao.
Pela terceira vez agradeco a ajuda de todos, sozinho eu teria feito derma haha.




****
Instalação deu certo, tudo bonitinho, já estou usando o Ninite para alguns aplicativos e baixando os drivers.
O particionamento não foi destrutivo, meus dados estão bonitinhos no Ubuntu ainda, tudo ocorreu perfeitamente.
Pela quarta vez nesse tópico agradeço a todos.

***
pesquise sobre partições logicas e primarias.
Pode deixar, vou precisar disso daqui pra frente.
« Última modificação: 26 de Outubro de 2012, 09:58 por g-Souza »

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Partição do HD
« Resposta #12 Online: 26 de Outubro de 2012, 09:12 »
pesquise sobre partições logicas e primarias.