Autor Tópico: Tentando fazer uma rede mista Ubuntu 10.10 X Windows XP  (Lida 5445 vezes)

Paulo Correa

  • Visitante
Tentando fazer uma rede mista Ubuntu 10.10 X Windows XP
« Online: 09 de MAR?O de 2011, 07:54 »
Bom dia a todos!
Me chamo Paulo e sou super iniciante no quesito Linux Ubuntu. Apesar de ser Técnico de Informática sou leigo no assunto e, sincero nas minhas dificuldades sobre o Ubuntu.
Para começar, tenho um pequeno cyber com 6 maquinas e não irei instalar o Ubuntu em todas pelo motivo de os usuários entenderem menos ainda do Ubuntu do que eu, são aquelas pessoas que não querem nem ouvir falar em Linux.
Dai vem o problema, quero com toda certeza instalar um Ubuntu que consegui através da Canonical, recebido gratuitamente e estou louco por instalar na minha maquina, que é o servidor do cyber.
E por isso preciso de informações para conseguir com sucesso executar tal tarefa.
Já usei o cd para experimentar e gostei muito do que o Ubuntu pode oferecer, mas, a minha net é por meio de uma antena usb wireless aquario e acho que por isso o ubuntu não a reconheceu no Live CD, já que ela é instalada no windows.
Mas instalando-a já no Ubuntu instalado no HD, sei que ela deve conectar normalmente e depois viria o outro problema para mim: Como configurar corretamente o Ubuntu para compartilhar a net e arquivos com as outras maquinas que tem o xp instalado?
Então pessoal é esse o meu real problema, por enquanto, pois, depois que eu conseguisse compartilhar a net e tudo mais sei que ainda vou precisar voltar aqui no forum para esclarecer outras duvidas que tenho sobre o Ubuntu, uma outra logo de começo é onde digitar comandos do tipo # sudo......., comandos que vejo aqui no forum em post de outras categorias e nessa que estamos agora.
No mais, sou grato e foi muito bom encontrar este forum.

Espero que todos tenham tido um ótimo carnaval!

Offline Altecinforn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Tentando fazer uma rede mista Ubuntu 10.10 X Windows XP
« Resposta #1 Online: 09 de MAR?O de 2011, 11:35 »
Quanto a rede colega estou tendo o mesmo tipo de problema .... veja no tópico : http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79906.0.html

Já com relação a aonde rodar os comandos SUDO , vá em : Aplicativos > acessórios > Terminal !

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Tentando fazer uma rede mista Ubuntu 10.10 X Windows XP
« Resposta #2 Online: 09 de MAR?O de 2011, 11:40 »
Citar
quero com toda certeza instalar um Ubuntu que consegui através da Canonical, recebido gratuitamente e estou louco por instalar na minha maquina, que é o servidor do cyber.
Eu também adoro o Ubuntu, e sou defensor ferrenho do seu uso. Mas... posso te dar uma sugestão? Não faça isso. Pelo menos não nessa máquina.

Vc precisa dela funcionando pro seu negócio. Enquanto ela não funciona, vc não ganha dinheiro, não?

Mantenha o windows nessa máquina, instale o Ubuntu em outra. Aprenda a mexer no Ubuntu, familiarize-se com ele. Aprenda a resolver os probleminhas que sempre aparecem. Quando vc estiver mais tarimbado e confiante, pode partir pra tarefa de converter o servidor do seu cybercafe.

Se vc não tiver outra máquina física, pode criar uma máquina virtual. É uma boa maneira de aprender também. E ainda mantém seu negócio funcionando.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Tentando fazer uma rede mista Ubuntu 10.10 X Windows XP
« Resposta #3 Online: 09 de MAR?O de 2011, 13:38 »
Quanto a rede colega estou tendo o mesmo tipo de problema .... veja no tópico : http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79906.0.html

Já com relação a aonde rodar os comandos SUDO , vá em : Aplicativos > acessórios > Terminal !

Obrigado!

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Tentando fazer uma rede mista Ubuntu 10.10 X Windows XP
« Resposta #4 Online: 09 de MAR?O de 2011, 13:49 »
Citar
quero com toda certeza instalar um Ubuntu que consegui através da Canonical, recebido gratuitamente e estou louco por instalar na minha maquina, que é o servidor do cyber.
Eu também adoro o Ubuntu, e sou defensor ferrenho do seu uso. Mas... posso te dar uma sugestão? Não faça isso. Pelo menos não nessa máquina.

Vc precisa dela funcionando pro seu negócio. Enquanto ela não funciona, vc não ganha dinheiro, não?

Mantenha o windows nessa máquina, instale o Ubuntu em outra. Aprenda a mexer no Ubuntu, familiarize-se com ele. Aprenda a resolver os probleminhas que sempre aparecem. Quando vc estiver mais tarimbado e confiante, pode partir pra tarefa de converter o servidor do seu cybercafe.

Se vc não tiver outra máquina física, pode criar uma máquina virtual. É uma boa maneira de aprender também. E ainda mantém seu negócio funcionando.

Boa dica zekkerj!
E quanto a usar o Ubuntu, com toda certeza vou conseguir outra maquina (fisica) no meu caso montar uma, para poder utilizar e tentar me familiarizar com o Ubuntu, mas aqui mesmo vai uma outra pergunta: Tenho outras três distribuições Linux que baixei por download= Debian 6.0.0-kfreedsb-i386-C, dsl-4.4.10 e kurumim 7, qual dessas você e os outros que responderam a este post me indicariam para "instalar em uma outra maquina para eu começar me familiarizando com o linux?"
No mais, muito obrigado!

Offline hedbruno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Tentando fazer uma rede mista Ubuntu 10.10 X Windows XP
« Resposta #5 Online: 09 de MAR?O de 2011, 14:01 »
Citar
Se vc não tiver outra máquina física, pode criar uma máquina virtual. É uma boa maneira de aprender também. E ainda mantém seu negócio funcionando.

Concordo com as palavras do amigo, use o virtualbox para testar e fazer experiências, veja as suas necessidades e como você pode fazer para sanar por completo(ou 95%) usando o ubuntu, assim você evita surpresas desagradáveis.


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Tentando fazer uma rede mista Ubuntu 10.10 X Windows XP
« Resposta #6 Online: 09 de MAR?O de 2011, 14:03 »
Citar
Tenho outras três distribuições Linux que baixei por download= Debian 6.0.0-kfreedsb-i386-C, dsl-4.4.10 e kurumim 7, qual dessas você e os outros que responderam a este post me indicariam para "instalar em uma outra maquina para eu começar me familiarizando com o linux?"
O Kurumin foi uma das melhores distribuições que já foi lançada. Mas nada é pra sempre, e seu uso hoje é pura nostalgia. Quem vive de passado é museu.

O Debian é uma boa distribuição. Não sei como está a facilidade de uso dele. Já o DSL é voltado a criar máquinas leves, mas não propriamente fáceis de usar ou de aprender a usar.

Siga usando o Ubuntu mesmo, depois vc pode (e deve!) experimentar outras como o Mandriva, o Big Linux, o Puppy, o Slackware, o Gentoo, e outras que (shame on me) não me lembro agora.

A vantagem de usar a máquina virtual, nessa hora, é que fica muito mais fácil fazer esses testes. Em alguns casos, pode-se inclusive baixar a imagem da máquina completa, já instalada.
« Última modificação: 09 de MAR?O de 2011, 14:05 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Tentando fazer uma rede mista Ubuntu 10.10 X Windows XP
« Resposta #7 Online: 12 de MAR?O de 2011, 07:31 »
Citar
Tenho outras três distribuições Linux que baixei por download= Debian 6.0.0-kfreedsb-i386-C, dsl-4.4.10 e kurumim 7, qual dessas você e os outros que responderam a este post me indicariam para "instalar em uma outra maquina para eu começar me familiarizando com o linux?"
O Kurumin foi uma das melhores distribuições que já foi lançada. Mas nada é pra sempre, e seu uso hoje é pura nostalgia. Quem vive de passado é museu.

O Debian é uma boa distribuição. Não sei como está a facilidade de uso dele. Já o DSL é voltado a criar máquinas leves, mas não propriamente fáceis de usar ou de aprender a usar.

Siga usando o Ubuntu mesmo, depois vc pode (e deve!) experimentar outras como o Mandriva, o Big Linux, o Puppy, o Slackware, o Gentoo, e outras que (shame on me) não me lembro agora.

A vantagem de usar a máquina virtual, nessa hora, é que fica muito mais fácil fazer esses testes. Em alguns casos, pode-se inclusive baixar a imagem da máquina completa, já instalada.
Bom dia zekkerj!
Com toda certeza amigo um dia chego no conhecimento do pessoal aqui do forum!!! (rsrsrs)
Mas, voltando ao assunto suas dicas estão me ajudando muito e usando a maquina virtual (VMware), estou me dando muito bem com o LInux, o primeiro teste foi com o "nostalgico Kurumin" achei legal mas realmente já esta muito ultrapassado, enfim o Ubuntu foi bem no teste compartilhou a net, até reconheceu pastas e outro pc; ai é que surgiu umas pequenas duvidas: 1ª o Ubuntu 10.10 já vem com o samba instalado? 2ª Porque ele só reconheceu a maquina que é o servidor e não reconheceu as outras? (instalei a maquina virtual no PC2, PC1, PC2, PC3, PC4, PC5 e PC6) lembra? E então zekkerj foram essas duvidas que surgiram de resto, até achei bem fácil o uso do Ubuntu, em parte, pois ainda tenho outras duvidas que postarei futuramente até conseguir manusear com o linux como lido bem com a digníssima microsoft.
Valeu mesmo gente!
« Última modificação: 12 de MAR?O de 2011, 07:33 por Paulo Correa »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Tentando fazer uma rede mista Ubuntu 10.10 X Windows XP
« Resposta #8 Online: 12 de MAR?O de 2011, 08:37 »
Citar
1ª o Ubuntu 10.10 já vem com o samba instalado?
O Ubuntu (qualquer versão atual) vem com o Samba parcialmente instalado. Ou seja, ele vem com o mínimo necessário pra você acessar arquivos compartilhados em servidores SMB (Rede Windows). Pra você oferecer arquivos compartilhados, tem que instalar o suporte completo, com o pacote samba.

Citar
2ª Porque ele só reconheceu a maquina que é o servidor e não reconheceu as outras?
Não tenho como responder isso sem ter uma informação mais completa de como está funcionando cada uma das outras máquinas.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D