Autor Tópico: Acho que formatei meu pc ao instalar o ubuntu  (Lida 2798 vezes)

Offline Rapha1234

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Acho que formatei meu pc ao instalar o ubuntu
« Online: 09 de Agosto de 2010, 12:34 »
Olá pessoal! Essa é a minha primeira vez aqui, acabei de me cadastrar no fórum pois estou com uma dúvida terrível, penso que formatei meu hd sem querer ao instalar o ubuntu.

Eu instalei na opção onde ele dizia "definir o ubuntu como OS único", e pedi pra manter as partições que eu tenho. Aí eu pensei que ele fosse formatar a partição onde tinha o windows e deixar meus arquivos intactos. A partição onde está o windows é C e os arquivos estão no D. Ou seja, pensei que havia de formatar o C e o D permaneceria como estava.

Quando terminou a instalação havia uma partição única e meus arquivos aparentemente haviam sumido. Então corri pra instalar o windows de novo pra ver se encontrava os arquivos em algum lugar, já que não sei mexer no linux ainda.

Para isso tive que formatar a partição que havia o ubuntu (a partição C). Para a minha surpresa vi que na hora da formatação do windows, as partições apareciam ali. A partição C e a D.

Terminada a instação do windows, ele só reconheceu uma das partições, a que eu havia instalado o OS. A partição gigante com os arquivos, o windows pareceu não reconhecer.

Aí coloquei o cd do ubuntu no modo de teste e encontrei as partições lá como havia encontrado na formatação do windows. E tentei acessar a partição dos arquivos (a partição D) e vi que nela tinha um monte de arquivos do ubuntu e uma pasta gigante chamada "lost+found" ,tentei clicar nela e me foi dito que não havia permissão para acessá-la.

Eu perdi todos os meus arquivos? Há alguma jeito de encontrá-los? Por favcor me ajudem, estou desesperado!

Offline sot-legend

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 237
    • Ver perfil
Re: Acho que formatei meu pc ao instalar o ubuntu
« Resposta #1 Online: 09 de Agosto de 2010, 14:11 »
Cara, antes de formatar SEMPRE faça um backup, isso é muito importante na informática, eu aconselho você a instalar o windows e procurar programas que recuperam arquivos após formatados, eu particularmente indico o get data back recovery, não digo pra fazer algo no linux pois não conheço nenhum arquivo no linux com essa função.
][_, {[]} ][_,

»|.¶åŭĽĭŋĥØ.|«

Offline Rapha1234

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Acho que formatei meu pc ao instalar o ubuntu
« Resposta #2 Online: 09 de Agosto de 2010, 14:37 »
Pois é, mas o estranho é que o windows não tá reconhecendo essa outra partição. O que quero dizer é que o pc que possui um hd de 150 giga só está sendo utilizado 2 giga, só 2 giga que pertencem a partição do windows, é como se eu tivesse instalado um drive de só 2 giga. onde estão os outros 148 giga? e quando eu acesso o ubuntu eu consigo acessar essa partição D mas os arquivos estão numa pasta lost+found que eu não conigo acessar. (Usei "acessar" 3 vezes na mesma frase! =D) Por isso tenho esperanças e não sei direito se formatei ou não, ou se esse conteúdo está inacessível....

libonati

  • Visitante
Re: Acho que formatei meu pc ao instalar o ubuntu
« Resposta #3 Online: 09 de Agosto de 2010, 14:47 »
Com o Utilitário de unidades no campo Dispositivo você consegue ver qual a sua partição linux /dev/sdaX onde X é a partição.

Molde o exemplo abaixo para suas necessidades

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,69130.msg384967.html#msg384967

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Acho que formatei meu pc ao instalar o ubuntu
« Resposta #4 Online: 09 de Agosto de 2010, 14:52 »
vc fez uma caca ai, bem danada
sobre o windows ñ reconhecer, é claro, ele ñ reconheçe formatações em linux, a ñ ser pelo uso de certos programas nele instalados.
o sot-legend, te passou bons conselhos, mas também existem programas assim no linux
o caso é vc deveria ter se documentado bem sobre a instalação do linux, pois na hora de instalar, vc ñ deveria ter deixado a instalação padrão conduzir o processo, qdo da formatação, lá vc deveria escolher a partição manual e escolher onde queria instalar seu linux.
por hora vejo o seguinte, além da sugestão do sot-legend, tente ver se teu live cd, localiza seus dados no hd
e s/ instalar nada. ok
escolha a opção experimentar o ubuntu - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,70706.msg393310.html#msg393310
depois nos conte, se houver uma partição em ntfs (windows) o ubuntu deve reconhecer
poste aqui o resultado
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline sot-legend

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 237
    • Ver perfil
Re: Acho que formatei meu pc ao instalar o ubuntu
« Resposta #5 Online: 09 de Agosto de 2010, 15:15 »
concordo com gênero, número e grau com rjbgbo
você cagou bastante, tenta o live cd, se não for formate o hd TODO com o windows e use o get data back pra recuperar os arquivos.
][_, {[]} ][_,

»|.¶åŭĽĭŋĥØ.|«

Offline Rapha1234

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Acho que formatei meu pc ao instalar o ubuntu
« Resposta #6 Online: 09 de Agosto de 2010, 15:45 »
O que é curioso é que quando coloco pra pra pesquisar arquivos da partição D no ubuntu, ele detectou 60000 arquivos, que suspeito serem os que estou procurando, acontece que penso que eles estejam na pasta lost+found que não me permite acessá-lo dizendo que não tenho permissão para fazê-lo! como faço para acessá-la?

Offline marcoc2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
    • twitter
Re: Acho que formatei meu pc ao instalar o ubuntu
« Resposta #7 Online: 09 de Agosto de 2010, 15:53 »
ALT + F2 -> gksudo nautilus -> digite a senha e tenta acessar agora
..   , - O
.. O (_) )
..   `- O

Offline Rapha1234

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Acho que formatei meu pc ao instalar o ubuntu
« Resposta #8 Online: 09 de Agosto de 2010, 16:13 »
fiz isso e consegui acessar a pasta, ela tá em branco, qdo clico com o botão direito do mouse em cima dela aparece que o conteúdo está ilegível, vou instalar o get file back, formatar geral e recuperar o que der mesmo.... obrigado gente!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Acho que formatei meu pc ao instalar o ubuntu
« Resposta #9 Online: 09 de Agosto de 2010, 19:03 »
O que é curioso é que quando coloco pra pra pesquisar arquivos da partição D no ubuntu, ele detectou 60000 arquivos, que suspeito serem os que estou procurando, acontece que penso que eles estejam na pasta lost+found que não me permite acessá-lo dizendo que não tenho permissão para fazê-lo! como faço para acessá-la?

no link abaixo segue uma boa explicação sobre a estrutura de diretórios do linux, inclusive o /lost+found
http://www.linuxnopc.com.br/lpc/index.php?option=com_content&view=article&id=52:manilando-arquivos&catid=43:utilizacao-ubuntu&Itemid=27

agora, Rapha1234, depois dessa trabalheira todo, leia as apostilas no link da minha assinatura e demais conselhos aqui passados, p/ vc instalar c/ toda a segurança o ubuntu.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469