Autor Tópico: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Final Disponível  (Lida 250376 vezes)

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #315 Online: 06 de Setembro de 2011, 07:49 »
esta imagem até cheira vírus.

http://imageshack.us/photo/my-images/685/seleco001.png/

 aparece sempre e se clico em relatar problema me pede a senha.
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #316 Online: 06 de Setembro de 2011, 08:06 »
Atualizei o 11.04, que estava certinho, para o 11.10, está legal, mas a central de programas não abre do lançador( barra do Unity), somente através do terminal e a VMware ainda não funciona, no testante estou gostando.

OBS: instalei o synaptic e o GDebi
« Última modificação: 06 de Setembro de 2011, 08:14 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

alarcon

  • Visitante
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #317 Online: 06 de Setembro de 2011, 09:16 »

Pelo que percebo vc instalou só os adicionais para convidados.
Acredito que por isso vc está logando só no Unity 2D, já que o gnome-shell não "entra" e aí vc não vai conseguir configurar nada pelo CCSM.
É preciso instalar o driver adicional que agora tem no repositório do Oneiric.
Estou preparando um vídeo para mostrar que só os adicionais para convidados não fazem funcionar Unity 3D nem GNOME Shell no VirtualBox.
Tenho duas placas de vídeo diferentes : uma ATI e uma Intel e nas duas acontece a mesma coisa, sendo preciso instalar o driver adicional.
Desde a versão pré-alfa do Oneiric até a alfa 3 só consegui "rodar" o Unity 2D no VirtualBox.
A partir da versão alfa 3 surgiu esse driver adicional e foi aí que funcionou.
Não sei se o problema é do meu hardware mas aqui não funciona só com os adicionais.


Aqui instalei tanto o adicionais para convidados pelos drivers restritos (esse ele baixa dos repositórios) quanto do próprio VirtualBox pelo menu Dispositivos > Adicionais para convidados..., mas é claro que antes eu removia o outro (drivers restritos).

Nos dois casos o Unity 3D funciona na minha máquina virtual pelo VirtualBox, mas estou achando extremamente lento em relação ao Unity 3D do Ubuntu 11.04 no virtualbox também.

O Gnome Shell que instalei aqui, na primeira tentativa não entrou, ou melhor, quis entrar mas logo foi para somente uma barra superior com uns menus que pareciam ser do nautilus e ficou só nisso. Mudei para o modo clássico sem efeitos no meu Ubuntu 11.04 hospedeiro e aumentei a quantidade de memória ram na máquina virtual do Virtuabox para o Ubuntu 11.10 e desta vez entrou no Gnome Shell, mas na hora que cliquei na barra para ver as opções dele, voltou a ficar com uma barra simples com uns menus que pareciam ser do nautilus.

Reiniciei e tentei outras vezes e entrou no Gnome Shell e testei por um breve momento. O que parece é que o Gnome shell é mais pesado e no Virtualbox atual, ora entra, ora não entra por ele, ou seja, instável. O Unity 3D entra sem problemas, mas como falei, em comparação com o do Ubuntu 11.04, é mais lento no Virtualbox.

Para instalar o adicionais para convidados presente no menu Dispositivos > adicionais para convidados... primeiro remova o que você instalou pelo driver restritos e para saber o que ele instalou, instale o synaptic já que ele não vem neste Ubuntu e lá procure por virtualbox, na lista apresentada abaixo, no synaptic, marque tudo que tem um quadrado verde com o nome virtualbox, para remover completamente e clique no aplicar. Depois instale o pacote dkms no Ubuntu virtualizado e por fim instale o adicionais para convidados do Virtualbox e reinicie seu Ubuntu virtualizado. Detalhe que o 3D tem de estar habilitado nas configurações do virtualbox para esta máquina virtual ok.


PS: minha placa de vídeo é Intel e testei o Ubuntu 11.10 beta1
« Última modificação: 06 de Setembro de 2011, 09:27 por alarcon »

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #318 Online: 06 de Setembro de 2011, 16:07 »
Será q a tela de boot será mesmo esse roxo horroroso?  ???

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #319 Online: 06 de Setembro de 2011, 20:40 »

Pelo que percebo vc instalou só os adicionais para convidados.
Acredito que por isso vc está logando só no Unity 2D, já que o gnome-shell não "entra" e aí vc não vai conseguir configurar nada pelo CCSM.
É preciso instalar o driver adicional que agora tem no repositório do Oneiric.
Estou preparando um vídeo para mostrar que só os adicionais para convidados não fazem funcionar Unity 3D nem GNOME Shell no VirtualBox.
Tenho duas placas de vídeo diferentes : uma ATI e uma Intel e nas duas acontece a mesma coisa, sendo preciso instalar o driver adicional.
Desde a versão pré-alfa do Oneiric até a alfa 3 só consegui "rodar" o Unity 2D no VirtualBox.
A partir da versão alfa 3 surgiu esse driver adicional e foi aí que funcionou.
Não sei se o problema é do meu hardware mas aqui não funciona só com os adicionais.


Aqui instalei tanto o adicionais para convidados pelos drivers restritos (esse ele baixa dos repositórios) quanto do próprio VirtualBox pelo menu Dispositivos > Adicionais para convidados..., mas é claro que antes eu removia o outro (drivers restritos).

Nos dois casos o Unity 3D funciona na minha máquina virtual pelo VirtualBox, mas estou achando extremamente lento em relação ao Unity 3D do Ubuntu 11.04 no virtualbox também.

O Gnome Shell que instalei aqui, na primeira tentativa não entrou, ou melhor, quis entrar mas logo foi para somente uma barra superior com uns menus que pareciam ser do nautilus e ficou só nisso. Mudei para o modo clássico sem efeitos no meu Ubuntu 11.04 hospedeiro e aumentei a quantidade de memória ram na máquina virtual do Virtuabox para o Ubuntu 11.10 e desta vez entrou no Gnome Shell, mas na hora que cliquei na barra para ver as opções dele, voltou a ficar com uma barra simples com uns menus que pareciam ser do nautilus.

Reiniciei e tentei outras vezes e entrou no Gnome Shell e testei por um breve momento. O que parece é que o Gnome shell é mais pesado e no Virtualbox atual, ora entra, ora não entra por ele, ou seja, instável. O Unity 3D entra sem problemas, mas como falei, em comparação com o do Ubuntu 11.04, é mais lento no Virtualbox.

Para instalar o adicionais para convidados presente no menu Dispositivos > adicionais para convidados... primeiro remova o que você instalou pelo driver restritos e para saber o que ele instalou, instale o synaptic já que ele não vem neste Ubuntu e lá procure por virtualbox, na lista apresentada abaixo, no synaptic, marque tudo que tem um quadrado verde com o nome virtualbox, para remover completamente e clique no aplicar. Depois instale o pacote dkms no Ubuntu virtualizado e por fim instale o adicionais para convidados do Virtualbox e reinicie seu Ubuntu virtualizado. Detalhe que o 3D tem de estar habilitado nas configurações do virtualbox para esta máquina virtual ok.


PS: minha placa de vídeo é Intel e testei o Ubuntu 11.10 beta1


Olá Alarcon, beleza?

Como eu disse, desde a versão pré-alfa que eu tento rodar o 11.10 no VirtualBox sem sucesso.
Nas versões alfa 1 e alfa 2 não existia esse driver que apareceu com a alfa 3 e para ser instalado diretamente pelos Drivers Adicionais do Ubuntu.
Como não existia, eu instalava os adicionais para convidados e só conseguia entrar com o Unity 2D (sinal que não havia aceleração 3D).
Digo que não existia porque nunca houve a notificação do driver antes da alfa 3 e que agora, mesmo se vc for instalar a alfa 1, há a notificação do driver e se vc instala a alfa 1 roda  Unity 3D e GNOME Shell (alfa 2 também) o que não acontecia de maneira nenhuma na época do lançamento das duas.
Com a versão alfa 3 eu consegui rodar o Unity 3D e o GNOME Shell também mas isso só aconteceu depois que instalei pelos drivers adicionais.
Isso nas placas ATI e Intel (PC e Notebook).
Resumindo , pra mim adicionais para convidados e driver adicional não são a mesma coisa.
Não sei qual foi a mágica mas a verdade é que antes desse driver adicional aparecer não tinha aceleração 3D para VB e Ubuntu 11.10 (pelo menos aqui comigo).
É bom ressaltar que o 11.04 no VB  sempre funcionou só com os adicionais, mesmo nas versões mais anteriores do VB (estamos falando aqui da versão 4.1.2).
Tenho um vídeo no YouTube mostrando o Gnome 3 do Fedora 15 no VIrtualBox e os ajustes ecessários nos adicionais para convidados para o Gnome Shell entrar (http://www.youtube.com/watch?v=G9gPG4moZPQ).
A minha placa ATI continua na mesma com a versão beta 1 (preciso instalar pelos drivers adicionais).
A minha sequência sempre foi essa : primeiro os adicionais para convidados - que não dá efeito 3D - e só depois pelos drivers adicionais - e aí funciona. 
Ainda não testei a beta 1 no Notebook com a Intel mas farei isso breve.

Abraços.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

alarcon

  • Visitante
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #320 Online: 06 de Setembro de 2011, 20:58 »
Beleza pintinho. ;)

Deixa eu relatar como ocorreu comigo. Instalei o Ubuntu 11.10 beta1 no VirtualBox e de início a janela do drivers adicionais saltou informando que tinha algo e então instalei e reiniciei o computador e o Unity 3D funcionou, mas como achei ele muito lento em comparação com o Unity 3D do Ubuntu 11.04, resolvi desativar o driver instalado pelo drivers adicionais e instalar o do próprio VirtualBox para ver se ficava mais ágil. Ficou a mesma coisa.

Por curiosidade removi o do VirtualBox e instalei novamente o do drivers restritos e verifiquei pelo synaptic o que ele instalou nesta operação já que instalando pelos adicionais esse processo não é transparente, ponto positivo para o synaptic neste ponto. Só não lembro de cabeça no momento os nomes dos pacotes, só sei que tem virtualbox nos nomes deles.

Ainda mais curioso, eu deixei este do drivers adicionais e instalei também o do Virtualbox e no momento da instalação é dado um aviso no terminal que já tem algo instalado e se quero continuar podendo ocorrer problemas, algo assim, mando continuar e instala, aparentemente sobrescrevendo o outro. Desse modo também continua tudo muito lento aqui.

Antes nas versões do Ubuntu existia nos repositórios os pacotes dos adicionais para convidados somente para a versão OSE e caso você não tivesse usando essa versão do virtualbox teria de instalar os adicionais para convidados do próprio VirtualBox e feito isso se você fosse nos drivers restritos, seria mostrado algo lá e já ativo.

Com essa versão mais recente do Ubuntu, tem uns pacotes relativos aos adicionais que não são da versão OSE e é esse que se instala pelos drivers restritos quando você esta usando o Virtualbox da Oracle e não o dos repositórios do Ubuntu (OSE).

Com tudo isso eu consigo rodar o Unity 3D, 2D e o Gnome Shell entra quando quer no meu caso que uso placa de vídeo Intel e o Ubuntu 11.04 como hospedeiro tendo apenas 2GB de memória ram no meu pc.

PS: existe uma recomendação antes de instalar os adicionais para convidados do próprio Virtualbox, instalar o pacote dkms no Ubuntu virtualizado (não é o hospedeiro, ok).

Citar
Resumindo , pra mim adicionais para convidados e driver adicional não são a mesma coisa.

para mim são, portanto não há a necessidade de instalar os dois, ou você usa um ou usa o outro, com preferência para os dos repositórios (drivers restritos). O que pode acontecer (ou ter acontecido) é que os adicionais para convidados do VirtualBox é para ser compilado e pode ocorrer dele não funcionar com determinadas atualizações do Ubuntu, principalmente do kernel. Já os adicionais instalados pelo drivers restritos como são pacotes, já devem ser compilados para aquela mudança que o Ubuntu sofreu e portanto com menos possibilidades de falhas.

Isso já ocorreu comigo em outras versões do Ubuntu e do VirtualBox onde funcionava bem o 3D, houve uma atualização do kernel e o 3D não funcionava mais, mesmo reinstalando o adicionais para convidados e a solução só vinha depois de uma nova versão do VirtualBox ser lançada junto com sua nova versão dos adicionais. Por isso que tendo algo dos repositórios do Ubuntu, é melhor usar o dele do que o do VirtualBox, pois é mais rápido ser criado uma nova versão do pacote do que uma nova versão do Virtualbox com seu respectivo adicionais para convidados.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2011, 21:44 por alarcon »

Offline lopp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #321 Online: 06 de Setembro de 2011, 21:38 »
Além de manter meu Natty 11.04, atualizado constantemente, mantenho 2 instalações Oneiric (Unity e Gnome-Shell via synaptic), uma atualizada desde a pré-alfa (com vários programas de uso instalados), outra que instalo sempre que uma nova (alfa1, 2, 3, beta1, 2, ...) sai (sempre personalizada conforme minhas preferências). As vezes entram até 4 atualizações ao dia.
Desde o Beta1, o Gnome-Shell vinha dando pau, ora sumindo totalmente restando somente a barra de ferramentas do Nautilus, ora após certo tempo de uso, ao executar algum pgm ou modificar algum parâmetro de configuração.
Eis que parece finalmente ter estabilizado qdo:
Kernel 3.0.0-10#16, Gnome 3.1.91
Afora alguns poucos tilts, que creio normais em uma versão de SO pré, o Unity roda a todo vapor.
Melhorou o desempenho do uso da CPU, antes a quase 100% com 6 aplicativos abertos.
Minha preferência ora é pelo Unity, ora pelo Gnome-Shell.
Não me habilitei em usar VB, ainda o farei.
Meu Acer Aspire One N270 vai se saindo muito bem.
Retroceder, jamais!
« Última modificação: 07 de Setembro de 2011, 17:04 por lopp »

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #322 Online: 06 de Setembro de 2011, 22:25 »
Oi Alarcon,

Assunto fechado.
Se já existia o driver adicional em versões mais antigas do Ubuntu então esse agora já não é novidade.
Só discordo em relação aos adicionais para convidados e o driver adicional serem a mesma coisa (ou funcionarem do mesmo jeito).
Explico : aqui comigo instalando os adicionais para convidado como não tenho efeito 3D instalo logo em seguida o driver adicional e não vem nenhum aviso de que já tenha algo instalado. Também, testando agora a instalação da alfa 1 antiga (já com o kernel 3.0.0.5) instalo os adicionais e não funciona, só que agora, tendo o driver adicional no repositório, instalo este e a alfa 1 roda as 3 interfaces na boa, coisa que não acontecia antes.
Provavelmente, seja mesmo como vc disse, problema de compilação dos adicionais.
Enfim, o que importa é funcionar, né mesmo?

Abraços.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2011, 22:30 por pintinho »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #323 Online: 06 de Setembro de 2011, 23:51 »
Bom, estou teclando do 11.10 beta, acredito que Beta 1. Está bom, mas algumas coisas estão trancadas, dá uns lags meio estranhos.

  • Instalei o vlc, que entra com um infame indicator. Tento desabilitá-lo e não consigo.
  • O ícone do Chromium não aparece na lista de janelas - Alt+tab
  • A integração com o gnome 3 ainda não tá boa - mudar de tema não funciona para a decoração das janelas
  • E tem um problema que ocorreu no outro beta também: o som. O pulse audio parece que nem foi instalado.

Por ora - uma hora de uso e instalação de coisas - é isso. Deve ter mais umas coisas. De todo modo, parece uma bela versão; esperemos pela estabilidade.



Update
  • Com a atualização, o chromium aparece na lista de janelas.
  • O vlc tá na mesma. Funciona bem, mas aquele ícone...
  • Bug do brabo. O calibre suga toda a memória e trava tudo.
  • O compiz trava de vez em quando. Panic button. Ainda tenho que aprender a usar os comandos certos pra trazer a interface gráfica de volta.
  • Mudar os temas já funciona legal. Mas ainda é meio lento, no gnome 3 (shell) também.
  • Entendi que o problema do som era devido à minha configuração prévia do pulseaudio, que ficou escondida na minha home. Como instalo por cima e mantenho a home, tenho que apagar esses arquivos todos, pra resetar as configurações.

Por ora é isso. Nada de máquina virtual. Rodando liso e com ubuntu one. Salve!
« Última modificação: 07 de Setembro de 2011, 09:58 por achteutis »
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

alarcon

  • Visitante
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #324 Online: 07 de Setembro de 2011, 10:21 »
Oi pintinho,

Só para esclarecer alguns pontos que falei antes e acho que você entendeu o contrário, por exemplo:

Citar
Explico : aqui comigo instalando os adicionais para convidado como não tenho efeito 3D instalo logo em seguida o driver adicional e não vem nenhum aviso de que já tenha algo instalado.

Não é tendo instalado primeiro os adicionais para convidados do VirtualBox (menu Dispositivos > Adicionais para convidados...) e depois tentando instalar os adicionais para convidados dos repositórios do Ubuntu (drivers restritos) e sim o contrário, ou seja, tendo instalado os adicionais para convidados dos repositórios do Ubuntu (drivers restritos) e depois tentando instalar os adicionais para convidados do VirtualBox (menu Dispositivos > Adicionais para convidados...) pelo terminal e neste caso avisa algo relativo a possível conflito.


Citar
Se já existia o driver adicional em versões mais antigas do Ubuntu então esse agora já não é novidade.

O que existia antes nos repositórios do Ubuntu era apenas os adicionais para a versão OSE do VirtualBox (os pacotes virtualbox-ose-guest-dkms,  virtualbox-ose-guest-x11,  virtualbox-ose-guest-utils, etc.) que também se instala pelos repositórios do Ubuntu. Já o VirtualBox da Oracle não tinha adicionais para convidados nos repositórios tendo que recorrer ao do próprio VirtualBox (menu Dispositivos > Adicionais para convidados...). Hoje em dia, ou melhor, nesta próxima versão do Ubuntu é que passou a ter esses mesmos pacotes sem a palavra ose no nome e pelo que observei são os instalados pelo drivers restritos do Ubuntu 11.10 e que funciona como o adicionais para convidados do virtualbox, portanto é novidade sim e você estava certo quanto a isso.



Depois vou testar com o drivers restritos, e seus adicionais, junto com o gnome shell para ver se com ele dá menos problema, pois só consegui usar uma vez o gnome shell e assim como você achei os ícones dos aplicativos muito grande no gnome shell.

É que por achar muito lento o Unity 3D apenas usando o adicionais para convidados do driver restrito, eu removi ele e instalei o do virtuabox para ver se ficaria melhor, mas está da mesma forma quanto a lentidão, então vou retornar para o do driver restritos e verificar se o Gnome Shell se comporta melhor com ele, pois no momento estou só com o adicionais para convidados do VirtualBox instalado aqui.
« Última modificação: 07 de Setembro de 2011, 10:27 por alarcon »

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #325 Online: 07 de Setembro de 2011, 11:01 »
Estou na dúvida se publico ou não o vídeo que estou fazendo sobre o VirtualBox e o Ubuntu 11.10, mostrando essas situações.
Acho meio chato ficar mostrando "problemas" de Software e/ou Hardware.
No caso do VirtualBox então nem se fala. A minha placa de Vídeo ATI Radeon HD 5450 também é muito boa.
Além disso não sei definir se o que acontece aqui é devido ao soft ou ao hardware. .
Tenho aqui as versões do VMware Player e Workstation que instalam pra vc o Ubuntu (easy installation) e os drivers (no caso são as vmware tools) sem que vc precise fazer nada mas os efeitos 3D nunca aparecem, no Ubuntu 11.04 nada de Unity 3D e no 11.10 só fallback mode.
Seria interessante o vídeo só para mostrar a evolução da instalação do 11.10 no VB com essa placa.
 
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline lopp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #326 Online: 07 de Setembro de 2011, 11:34 »
Finalmente um [Desligar] no Gnome-Shell.

Offline mkleber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Ubuntu 11.10 - BETA 1 - Review
« Resposta #327 Online: 07 de Setembro de 2011, 15:13 »
Bom amigos vou descrever minha experiência com o Beta 1 do 11.10. Fica ai para conclusão de cada um.

Baixei a imagem desktop-64 direto do site oficial
https://wiki.ubuntu.com/OneiricOcelot/TechnicalOverview/Beta1
http://www.ubuntu.com/testing/download

Após baixar a mesma, fiz a gravação e inicialização. Inicie o computador Como padrão só tem duas opções de shell a unity e a unity 2d chamadas respectivamente de ubuntu e ubuntu 2d. Escolhi o idioma e a opção "experimentar". Ele demora um pouco busca todos os drivers e sobe a imagem.

Após testar e ver que está tudo funcionando escolhi mandar ver com o "instalar ubuntu 11.10". O menu de instalação está bem parecido com o do 11.04, pedindo interferências mínimas, como escolher o tipo de instalação (usar disco inteiro, instalar lado a lado, outras opções...) . O que me chamou a atenção foi que, se estiver usando somente o wireless ele mostra todas as redes em um menu bem caprichado e funciona de boa.

Depois do particionamento, é hora de definir horário local, nome da máquina e senha.... sentar e esperar. A instalação foi relativamente rápida.


Tempo de inicialização
Ao iniciar o micro, notei que ficou mais lerdo do que a versão anterior, levando 23s após o POST até a tela de login aonde bendito tom "roxo" continua... o menu de entrada ficou mais bonito. Após digitar a senha outros 23s de espera, e entra no sistema.
Sinceramente minha máquina estava fazendo em bem menos tempo que isso nas versões anteriores... 46 segundos em comparação às versões anteriores é muito tempo. Ponto negativo.


Instalação de pacotes via ubuntu tweak
Dentro do sistema fiz o procedimento padrão, de "melhorias", baixei o ubuntu-tweak, e embora o mesmo instale suave, ele não consegue fazer diversas operações apresentando a mensagem "a atualização falhou". Desse modo o lance é clicar na central de programas e digitar o que se deseja instalar como por exemplo: flash; vlc; ubuntu restricted;
Ponto negativo pela incompatibilidade, mas ponto positivo para o gerenciador que embora demorado é bem útil PARA QUEM sabe o que quer instalar....
http://imageshack.us/f/18/tweaka.jpg/


Posicionamento de tela / Menu
Qualquer aplicativo que se abre inicia em tela cheia, se vc minimiza ele joga pra metade da tela no canto direito, ficando bagunçado... horrível ! Como a barra somente, para arrastar é preciso clicar no "alternador de espaço de trabalhos" e arrastar a janela do aplicativo até um ponto onde seja possível mover a mesma.
Ponto negativo - extremamente irritante
http://imageshack.us/f/11/posicionamento.jpg/
http://imageshack.us/f/5/posicionamento2.jpg/


Alteração de papel de parede, ícones, cores, temas
Na opção de alternar aparência só é possível mudar o papel de parede ou os temas que são predefinidos. Não tem mais opção de mudar ícone, cor, etc. Não tema mais opção de arrastar um pacote com tema e soltar que ele aplicava diretamente nos anteriores. Ele simplesmente não faz nada.
Ponto Negativo.


Nautilus x Nautilus Elementary
O Nautilus elementary é bem mais bacana que o nautilus. Infelizmente não tem santo que faça o elementary rodar no 11.10. PAra ajudar ainda mais o nautilus veio capado, não sendo possível mudar sequer o fundo das pastas... Ou seja, ficou horrível.... Não tem os recursos de F4 e F7 do elementary
Ponto Negativo.
http://imageshack.us/photo/my-images/59/nautilusm.jpg/


Preferências de Som
A barrinha de volume ficou horrível de manipular. Um clique habilita e some o controle! dai vc tem que dar outro clique para aparecer e mover a barra.
Ponto Negativo.


Desligamento
PAra finalizar o show de horror, para desligar está levando 16 segundos...
Ponto Negativo.


Resumindo: o sistema está mais confuso, "capado" e mais lerdo. Difícil de "tweakar". Sinceramente, se as pessoas que queriam migrar do windows já achavam dificuldade, agora então danou-se de vez. Os usuários que gostavam do ubuntu pela facilidade de alterar as coisas nele vão passar raiva.

Acabei de escrever este texto, fazer as screenshots e em seguida vou reinstalar a imagem que fiz com o clonezilla do bom e velho 11.04 ! Sinceramente cada coisa nova que fuço só passo raiva. Porém antes de resintalar o 11.04 vou fazer os testes do "fall-back" para ver se fica ao menos "menos pior"....

Abraços a todos...






Offline mkleber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10 - BETA 1 - Review
« Resposta #328 Online: 07 de Setembro de 2011, 15:32 »
Na boa povo....

Após instalar o gnome shell ficou um lixo....
Após instalar o gnome classic (fall back) a única coisa que mudou foi o posicionamento de tela, problemas com o elementary nautilus continuam, temas, ubunt tweak, etc...

Ao menos para mim que uso o ubuntu desde o 8.04, nunca estive tão decepcionado... A grande pergunta é: se o ubuntu continuar nesse caminho haverá outra distro para suprir esta lacuna? (por via das dúvidas vou baixar aqui o mint katya, ou até mesmo o lubuntu, que embora baseado no ubuntu não acredito que vá sofrer tantos contratempos).


Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10 - BETA 1 - Review
« Resposta #329 Online: 07 de Setembro de 2011, 19:04 »
Unindo ao tópico sobre a versão, que ainda esta em versão beta.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!