Autor Tópico: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Final Disponível  (Lida 257705 vezes)

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
« Última modificação: 01 de Setembro de 2011, 16:29 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #286 Online: 01 de Setembro de 2011, 17:40 »
Qual a impressão de vocês em relação ao desempenho do sistema conforme itens abaixo:
Inicialização do sistema
Desligamento do sistema
Abertura de aplicativos
Encerramento de aplicativos
Comportamento do Unity
Comportamento do Compiz

Melhorou em relação ao 11.04? Como está a usabilidade do 11.10?

O Gnome 3.2 está leve se comprado ao 2.32 que veio no 11.04?

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #287 Online: 02 de Setembro de 2011, 15:18 »
primeiramente o gnome 3.2 ainda não foi lançado.

O unity esta BEEEEEM melhor que o do 11.04.
Inicialização esta mais rápida por conta do LightDM. Acabamos de entrar em beta, então é difícil tirar conclusões de desempenho visto que ainda trava muito. Mas posso dizer que esta melhor que o 11.04 por conta do amadurecimento com o unity.

Offline flsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
    • pp.fls.10
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #288 Online: 02 de Setembro de 2011, 15:47 »
Qual a impressão de vocês em relação ao desempenho do sistema conforme itens abaixo:
Inicialização do sistema - Está mais rápido, mas ainda tem algumas arestas para limar.
Desligamento do sistema - Não sei o que se passa, não existe o reiniciar, mas de resto igual ao 11.04
Abertura de aplicativos - Todos os que uso sem problema, tirando o Gwiber que está um pouco lento e o firefox trava de vez em quando.
Encerramento de aplicativos - Sem nada  acrescentar.
Comportamento do Unity - mais fluido, mas ainda lhe faltam arestas
Comportamento do Compiz - sem nada a indicar, por vezes algumas funcionalidades que tenho instaladas deixam de funcionar, como o efeito de ver todas as janelas abertas.

Melhorou em relação ao 11.04? Como está a usabilidade do 11.10? - Para a utilização que lhe dou - igual, e melhorou bastante desde o alfa 2

O Gnome 3.2 está leve se comprado ao 2.32 que veio no 11.04?

Ainda faltam algumas componentes da tradução (português de Portugal), e realmente nota-se a falta de funcionalidades mais "avançadas" no power-manager e na personalização de temas em relação ao 11.04, mas penso que se deve ao gnome 3, as aplicações qt ficaram mais "feiotas" (nota-se bem mais a diferença), mas ainda faltam um mês para o lançamento.



Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #289 Online: 02 de Setembro de 2011, 16:03 »
depois q instalei uns 100 mb de atualizações ontem, o gnome-shell também começou a dar pau, a tela pica e as bordas das janbealas desaparecem, kkkkkkkkkkkk.
hj instalei outras atualizações e agora nem o X sobe mais, kkkkkkkkkk.

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #290 Online: 02 de Setembro de 2011, 17:06 »
Outra dúvida, melhoraram o consumo de energia? Não sei dizer ao certo, mas a bateria do Win7 dura muito mais do que o Ubuntu 11.04.

alarcon

  • Visitante
Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot Beta 1, minhas impressões
« Resposta #291 Online: 02 de Setembro de 2011, 17:07 »
Acabei de testar o Ubuntu 11.10 beta 1 numa máquina virtual pelo VirtualBox, versão mais recente, num computador contendo o Ubuntu 11.04 com Unity (não no modo clássico) como hospedeiro com 2GB de memória ram.

Inicialização: Não notei nada de extraordinário frente ao Ubuntu 11.04 também virtualizado no Virtualbox (versão mais recente)

Tela de login e senha: Muito pobre, deve ser uma tendência implantada pelo google, onde o menos é mais. Para mim nem sempre esta teoria é válida e esse caso é um exemplo disso.

Central de programas: É o típico bonitinho mais ordinário, pois como já imaginava só tem uma nova skin, padecendo dos mesmos problemas de sempre (ausência de um botão recarregar, sem opção de reinstalar determinado pacote, sem opção de solucionar pacotes quebrados, lentidão). Uma coisa que não entendi foi ao instalar os codecs (ubuntu restricted extras) na janela do Central é mostrado uma pergunta se quero adicionar ao lançador, como se esse pacote fosse um aplicativo, nada haver isso...

Barra lateral: ícone do Ubuntu economizou mais espaço nesta barra para poder colocar aplicativos da preferencia do usuário, mas com nem tudo são flores isso trouxe cliques a mais com o mouse para entrar nos menus dos aplicativos por categorias. Noto também uma demora em abrir os menus e aplicativos desta barra em comparação com o Ubuntu 11.04 virtualizado também.

Performance: Na máquina virtual em relação ao Ubuntu 11.04 é tudo mais lento.

Atalhos: Onde foi parar o atalho para abrir o terminal, pois aqui o Ctrl+Alt+T não está funcionando.

Funções, configurações: tudo muito pobre de opções, entretanto acho que isso é culpa do Gnome3 e não do Ubuntu, portanto vamos aguardar sua evolução. Não encontrei o protetor de tela, escolha de temas por uma janela de gosto duvidoso, etc.

Driver Restritos: Agora ele informa que tem algo a se instalar dos repositórios do Ubuntu para ativar o 3D em máquinas virtuais do VirtualBox. É o equivalente ao instalar os adicionais para convidados do VB, portanto ou vc usa o drivers restritos ou o adicionais que é a mesma coisa. Dei preferencia para o do repositório porque o gerenciador de atualizações pode informar atualizações dele, já o do VB só muda com a versão do próprio VB o que em teoria pode demorar mais.

Unity 2D: Passei pouco tempo nele, mas achei que ele está problemático, no Ubuntu 11.04 pelo pouco que andei usando se comportava melhor.

Gerenciador de Email: Trocaram o Evolution pelo Thunderbird, tudo bem, mas como será a mudança para aqueles que forem fazer a atualização do Ubuntu 11.04 para o Ubuntu 11.10 ao invés de instalar do zero. O thunderbird vai importar os emails e lista de contatos do Evolution?


Essas foram as impressões que tive de início do Ubuntu 11.10 beta 1 rodando numa VB. Tomara que no HD se comporte melhor e até o seu lançamento fique ainda melhor, pois não gostei muito do que vi.

A primeira coisa que fiz foi instalar o gerenciador de pacotes Synaptic, esse sim é bom e nada difícil de usar, mas a canonical quer fazer um sistema para bobos, escondendo dos usuários certas coisas por achar complicado e acaba mascarando muita coisa que poderia ser transparente na falsa ideia de ser simples. Esse tipo de usuário é o mais ingrato que já vi, pois a cada nova firula de outras distros ou sistemas operacionais eles caem fora.


Alguém perguntou pelo botão reiniciar, ele agora é uma opção da janela da opção desligar no botão do canto superior direito. Acho que também vi esta opção na janela da opção de encerrar sessão, mas não tenho certeza quanto a esse último. Muitas funções agora se encontram no botão do canto superior direito.


Acho que tinha ouvido falar que neste ubuntu teria a opção do gnome shell, mas só vi o Ubuntu 3D e o 2D, então deve ser somente instalando dos repositórios né.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2011, 22:44 por alarcon »

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #292 Online: 02 de Setembro de 2011, 17:17 »
bem, instalei mais algumas atualizações via terminal e o X tá subundo de novo, só o unity q tá a mesma zona, instalei a versão 2D pela central de programas.
Vc sabiam dessa novidade do Gnome 3?
http://linuxnanet.com/2011/06/gravando-a-area-de-trabalho-no-gnome-3.html

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #293 Online: 02 de Setembro de 2011, 22:24 »
Nova implementação na funcionalidade alt+tab;

http://www.youtube.com/watch?v=JPwkJwUxFWI

Outra dúvida, melhoraram o consumo de energia? Não sei dizer ao certo, mas a bateria do Win7 dura muito mais do que o Ubuntu 11.04.

O kernel usado no Natty e no Oneric tem uma "regressao" que ainda nao foi acertada em que ele a grosso modo consome mais energia e por consequencia gasta mais bateria em notes, o problema ja e conhecido desde o 2.6.38.8 do Natty e o "fix" nao foi feito ainda mas esta em discussao, procure no phoronix para maiores detalhes a respeito.

A primeira coisa que fiz foi instalar o gerenciador de pacotes Synaptic, esse sim é bom e nada difícil de usar, mas a canonical quer fazer um sistema para bobos, escondendo dos usuários certas coisas por achar complicado e acaba mascarando muita coisa que poderia ser transparente na falsa ideia de ser simples. Esse tipo de usuário é o mais ingrato que já vi, pois a cada nova firula de outras distros ou sistemas operacionais eles caem fora.

+1
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #294 Online: 03 de Setembro de 2011, 01:52 »
Deu muito trabalho porque são 3 interfaces numa Distro só mas saiu esse vídeo.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline mestre_Kame

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
  • Mestre_Kame
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #295 Online: 03 de Setembro de 2011, 08:34 »
Pra quem como eu quiser alterar o tamanho padrão das fontes do desktop, instalem ai:

sudo apt-get install gnome-tweak-tool

Com ele vc pode alterar o tamanho das fontes e outras conf do Oneric.

Fica a dica, rs.

Abços
Mestre_Kame
::: Ubuntu User :::

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #296 Online: 03 de Setembro de 2011, 12:48 »
Deu muito trabalho porque são 3 interfaces numa Distro só mas saiu esse vídeo.

O vídeo ficou muito bom, parabéns, mas estou preferindo o Unity ao Gnome Shell !
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

alarcon

  • Visitante
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #297 Online: 04 de Setembro de 2011, 10:57 »
É, platao...

Com muita tristeza vejo com se tornou chato, pesado a instalação de pacotes .deb por vias gráficas. Primeiro retiraram o Gdebi e agora o Synaptic.

Hoje pelo Ubuntu 11.10 beta1 virtualizado fui instalar um pequeno pacote .deb (acho que uns 36KB) de codec que o ubuntu restricted extra não instala. Baixei e dei dois cliques sobre o .deb aí veio a constatação....

Uns longos segundos, acho que foi minuto mesmo, para abrir aquele lindo central de programas (será mesmo?) para ainda ser apresentado um botão de instalar. Ficou tudo muito demorado, pesado mesmo.

Pensando naquele sistema operacional que adora tornar tudo muito pesado, esse processo seria equivalente ao seguinte: baixar um .exe clicar nele duas vezes, mas ao invés daquela pequena janela de instalação na qual se dá next, next, next (na maioria dos casos) abriria-se o Adicionar/Remover... (presente no painel de controle) para só então instalar o desejado por lá. Como vemos nem no SO que adora firulas pesadas existe tal procedimento, mas o Ubuntu querendo agradar aos usuários bobos e em nome de uma falsa usabilidade fez isso aí. Que M* hein....

Muitos podem ser perguntar, mas é só instalar via comandos de terminal, é verdade, mas antes era mais prático e simples, apenas um clique duplo sobre o .deb. Agora vejo que o melhor mesmo é usar o terminal com seu comando:

sudo dpkg -i nome_do_pacote.deb

pois usar o duplo clique agora é um teste de paciência onde primeiro carrega-se o pesado central de programas e só depois instala o desejado.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2011, 11:03 por alarcon »

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #298 Online: 04 de Setembro de 2011, 11:10 »
também acho péssima essa central de programas, sempre instalo pelo gdebi os pacotes deb q baixo fora do sinaptyc, muito mais rápido e prático.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 3 Disponível
« Resposta #299 Online: 04 de Setembro de 2011, 12:07 »
Ola Alarcom e amigos, tbm nao gostei desse esquema da central de programas...fui isntalar um .deb e WTF? aparece a central eheheh na hora pensei "pra que isso?" so queremos instalar e fim de papo....ja conhecemos os programas que queremos usar.....é muita firula para pouca coisa...mas.....para o usuario iniciante deve ser o maximo :D.....aqui e tudo pelo synaptic e gdebi nao tem enrolação, ainda bem que temos essas opçoes.

É o preço que se paga pela popularização do sistema......
« Última modificação: 04 de Setembro de 2011, 12:13 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997