Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2367118 vezes)

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2805 Online: 21 de Novembro de 2010, 20:42 »
@galactus o patch realmente é muito interessante, agora prefiro o omnislash, o eu uso o google chrome + openoffice + rhthymbox e as vezes deixo ripando algum dvd ou usando o devede. Para isso o omnislash é muito bom, e quando só uso o google chrome + música o sistema é mais rápido do que usando somente aquele patch.

a imagem é incrível, 3.1GiB de Ram usados, agora olha o load average, 1.35, tranquilo d+

edit: e o melhor é que quem quiser usar o patch + BFS pode. lá pra quarta feira eu tento
« Última modificação: 21 de Novembro de 2010, 20:44 por Gunss »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2806 Online: 21 de Novembro de 2010, 21:40 »
Olha só, testei no BubleBee (Atom 330  + Video OnBoard da Intel) e o resultado não foi tão bom!

Se ficar chamando apenas programas e com música ligada, tudo bem!

Agora se tiver imagem envolvida, ele congela os vídeos, mas não o som do vídeo!  Acontece isso facilmente quando exige do disco rígido. Quando chamo o BrOffice 3.2.1 ou quando mandei ele instalar o BrOffice em quanto assistia vídeos!  Congela o vídeo na hora, ou dá vários Lags!

Esse comportamento não aconteceu só com o Omnislash! Agora se não envolve vídeo, ele realmente consegue estender o limite do sistema! Mesmo com o Atom 330  com seus núcleos a 100%, a resposta do sistema melhorou no geral, principalmente com a máquina virtual! Acho que no Bublebee vou voltar a ficar só com o Omnislash!


O Kolivas tem razão de novo, esse patch não ajuda tanto máquinas com menos recursos! Eu entendo que isso é um desafio muito grande. Como conseguir melhorar o desempenho não importa o cenário?

É muito complicado. Você melhora de um lado mas perde de outro! Acaba tendo que fazer escolhas ou concessões que vão penalizar algum aspecto do sistema!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2807 Online: 21 de Novembro de 2010, 21:43 »
vai aplicar o patch ao BFS?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2808 Online: 21 de Novembro de 2010, 21:51 »
vai aplicar o patch ao BFS?

Eu vou querer! Qual versão do BFS?
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2809 Online: 21 de Novembro de 2010, 22:33 »
vai aplicar o patch ao BFS?

Eu vou querer! Qual versão do BFS?

no blog do ck tem o patch para a versão 0.357, não se se funciona na 0.318 do omnislash.

ta aqui o link do patch http://ck.kolivas.org/patches/bfs/bfs357-penalise_fork_depth_account_threads.patch

tem no site dele também http://ck.kolivas.org/patches/bfs/

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2810 Online: 22 de Novembro de 2010, 03:03 »
O resultado conseguido usando o cgroups é interessante, se não estou enganado isso existe desde o 2.6.24 na época que foi lançado o ubuntu 8.04.

Basicamente ele (cgroups ou control groups) agrupa parâmetros a tarefas semelhantes e isso também envolve atribuir fatias de processamento (cpusets) as tarefas.

É aí que o processador fraco perde seu poder quando vai executar algo pesado, visto que ele não terá acesso a todo o poder do processador. Já um forte levará isso tranquilamente...

O que falta há bastante tempo é uma facilidade de customização de quanto do processador vc pode definir para que tipo de tarefa e que também houvesse uma troca dinâmica caso não houvessse uso de todo o processamento!! Isso ajudaria bastante!!

@galactus o teste do i7 foi no omnislash também??
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2811 Online: 22 de Novembro de 2010, 05:56 »

@galactus o teste do i7 foi no omnislash também??

Sim, os dois testes foram feitos com o Omnislash 1.4.4, kernel 2.6.34, BFS 318 e BFQ! Mudou sistema de arquivos e algumas opções de compilação entre eles né! Não posso usar o trio maravilha no Atom!  ;)
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline luciannoaramalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2812 Online: 22 de Novembro de 2010, 07:16 »
O que é preciso habilitar no kernel par ao cgroup funcoinar?  Em 'general setup -> control group support', marquei quase todos, com exceção de 'memory resource controller swap extension'
Quando o rc.local executa o comando do cgroup 'mount -t cgroup cgroup /dev/cgroup/cpu -o cpu', ele retorna 'mount: o dispositivo especial cgroup não existe'
Segue a parte do kernel onda habilito o cgroup e desde já agradeço qq ajuda.

CONFIG_CGROUPS=y
# CONFIG_CGROUP_DEBUG is not set
CONFIG_CGROUP_NS=y
CONFIG_CGROUP_FREEZER=y
CONFIG_CGROUP_DEVICE=y
CONFIG_CPUSETS=y
CONFIG_PROC_PID_CPUSET=y
CONFIG_RESOURCE_COUNTERS=y
CONFIG_CGROUP_MEM_RES_CTLR=y
# CONFIG_CGROUP_MEM_RES_CTLR_SWAP is not set
CONFIG_MM_OWNER=y
# CONFIG_SYSFS_DEPRECATED_V2 is not set
CONFIG_RELAY=y

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2813 Online: 22 de Novembro de 2010, 15:46 »
Ainda não testei, mas é uma maneira mais fácil de aplicar o tal "patch":
http://social.tuquito.org.ar/forum/topics/como-instalar-el-parche-de

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2814 Online: 23 de Novembro de 2010, 13:31 »
Senhores, estou dando por encerrado os testes do "patch milagroso" sem compilação! 

Removi o patch do BubleBee e do i7! 

No BubleBee ficou logo claro que não dava pra usar! No i7 ele se mostra a que veio com o uso prolongado do sistema! 

Aumenta o consumo de RAM, carrega a parte gráfica quando você chama aplicações que demandam muito do disco rígido (começou a aparecer lags nas bordas das janelas das aplicações), aumenta a latência do sistema quando você não força o seu PC! 

De novo, novamente, outra vez, o Kolivas tinha razão!  Esse Patch só serve mesmo para quem for maluco de usar o seu PC como na foto que postei do meu sistema todo carregado!  No dia a dia ele acaba é atrapalhando!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

4d4c47

  • Visitante
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2815 Online: 23 de Novembro de 2010, 13:47 »
Senhores, estou dando por encerrado os testes do "patch milagroso" sem compilação!  

Removi o patch do BubleBee e do i7!  

No BubleBee ficou logo claro que não dava pra usar! No i7 ele se mostra a que veio com o uso prolongado do sistema!  

Aumenta o consumo de RAM, carrega a parte gráfica quando você chama aplicações que demandam muito do disco rígido (começou a aparecer lags nas bordas das janelas das aplicações), aumenta a latência do sistema quando você não força o seu PC!  

De novo, novamente, outra vez, o Kolivas tinha razão!  Esse Patch só serve mesmo para quem for maluco de usar o seu PC como na foto que postei do meu sistema todo carregado!  No dia a dia ele acaba é atrapalhando!

Ao contrário do omnislash e do kernel ck que na primeira atualização de programas, deixa o sistema uma b####, e tem que ficar iniciando no kernel padrão frequentemete pra voltar ao normal,

já tem quase 1 semana que usei esse patch milagroso (sem compilação) e não tive problema nenhum até agora, deixei o note ligado por 2 dias (baixando torrent e jogando urbanterror) e continua a mesma coisa, sempre rápido e sem problemas, é uma maravilha esse script, pra quem ainda não testou, aqui vai o link da dica:

http://blog.coderepository.net/2010/11/19/otimizando-o-kernel-de-seu-desktop-linux/

OBS: VALE A PENA VIU!


« Última modificação: 23 de Novembro de 2010, 13:55 por 4d4c47 »

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2816 Online: 23 de Novembro de 2010, 15:21 »
Nem com compilação, nem sem, eu não senti diferença nenhuma.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2817 Online: 23 de Novembro de 2010, 15:27 »
Eu estou tentado a testar essa dica no meu 10.04, o que vc achou? Galactus vale a pena usar aqui no kernel padrao 2.6.32.26 core2 duo note?
« Última modificação: 23 de Novembro de 2010, 18:07 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2818 Online: 23 de Novembro de 2010, 18:41 »

Ao contrário do omnislash e do kernel ck que na primeira atualização de programas, deixa o sistema uma b####, e tem que ficar iniciando no kernel padrão frequentemete pra voltar ao normal,

já tem quase 1 semana que usei esse patch milagroso (sem compilação) e não tive problema nenhum até agora, deixei o note ligado por 2 dias (baixando torrent e jogando urbanterror) e continua a mesma coisa, sempre rápido e sem problemas, é uma maravilha esse script, pra quem ainda não testou, aqui vai o link da dica:

http://blog.coderepository.net/2010/11/19/otimizando-o-kernel-de-seu-desktop-linux/

OBS: VALE A PENA VIU!




Não entendi direito, você acha o kernel Omnislash ruim?  Tem que ficar voltando para o kernel padrão do Ubuntu?

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2819 Online: 23 de Novembro de 2010, 18:42 »
Nem com compilação, nem sem, eu não senti diferença nenhuma.

Pois é, isso aí pode variar muito conforme a configuração do seu hardware e o que você faz do seu sistema. Pra mim não prestou!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.