Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2365201 vezes)

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2565 Online: 14 de Outubro de 2010, 00:19 »
Estava pensando em compilar aqui o omnislash com
time frequency 1000

e
preempt

Meu processador é um Core2 duo 2.93GHz
O que acham, será que trava??

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2566 Online: 14 de Outubro de 2010, 00:37 »
Geralmente atrapalha um pouco múltiplas tarefas...

Mas para quem não usa muita coisa ao mesmo tempo ajuda.

EDIT: Isso depende MUITO da CPU.

Se não estou enganado o Galactus usa (ou usou) em 1000 com preempt no vídeo dele!!
« Última modificação: 14 de Outubro de 2010, 00:53 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2567 Online: 14 de Outubro de 2010, 08:41 »
E aí pessoal, tudo beleza?
:)

Vocês tão afim de deixar o HQ louco!

Vou falar um pouco da minha experiência com o Kernel Omnislash!

Acho que sou um dos poucos que vem testando e compilando o Omnislash desde o seu início! Quando comecei a testá-lo realmente tinha um Frank! Um AtlhonXP 2600 com uma PCSheetos mais ATI 9250 se não estou enganado!  Na época o HQ nem tinha essas configurações do BFQ + BFS! Mas realmente não dava pra usar tudo "no talo" mesmo com aquela configuração! O legal é que ainda tenho todos os kerneis compilados junto com seus arquivos de configuração!

O Omnislash pode ajudar no desempenho de qualquer tipo de CPU ou sistema Linux (digo ambiente gráfico)!  Já testei ele com AtlhonXP, Celeron antigo, Celeron novo, Core2 Duo, Pentium 4, Core2 Quad, Core i7, Semprom e o Atom! Em todos eles você consegue melhorar o desempenho da sua máquina!
Mas vocês têm que "experimentar" a melhor compilação para o seu hardware!  E não basta só ficar mudando os escalonadores e os Hhz e o governor! Sem falar é claro no tipo de processador!  Vocês podem ganhar muito desempenho retirando e colocando Drivers do Kernel!

A compilação genérica do HQ é boa, mas é feita para "caber" em qualquer configuração! Com isso você não tira o máximo do seu Hardware, contudo é muito melhor que qualquer kernel padrão do Ubuntu!

Então em máquinas com muito poder de processamento, vocês podem usar configurações mais "apertadas", em CPUs de baixo desempenho não adianta fazer isso, ela logo trava! Vocês vão ter que compilar e achar o melhor "ponto de regulagem" pra vocês! No meu Core i7 eu "arrocho"! :)

1000Mhz, Low Latency e Performance! Isso é básico! :)

Mas só o Core i7 com HT e Overclock pra "guentar" tudo isso quando você exige demais do sistema! Mesmo um Core2 Quad pode pedir água com isso tudo! Isso na sua configuração padrão, digo sem Over!


Já quanto as placas de vídeo, eu devo acrescentar ao HQ que hoje todas elas estão uma loteria! Dependendo do conjunto Kernel, Mesa, Xorg, é caca em qualquer placa de vídeo (Intel, ATI ou Nvidia)! As Nvidia davam menor dor de cabeça, mas com o 2.6.35 a coisa mudou!

Eu não uso mais o Driver proprietário da ATI porque eu não jogo e não uso o Compiz! Eu vejo muitos filmes e fotos, então pra mim compensa ficar com driver 2D livre que é muito melhor que o proprietário da ATI. É por isso que eu compro ATI, acho que ela tem melhor qualidade de imagem que as Nvidia! Eu também acho que as Nvidia dão mais "gás" pra quem joga muito!

Atualmente eu estou com o Buble Bee no trabalho! Um Atom 330 com video Onboard Intel 945 e 2GB de RAM Kingston! Consegui usar o BFQ + BFS com sucesso nele depois de muitas compilações! Hoje ele tem desempenho melhor que o vídeo anterior que passei para o HQ pelo Youtube! Infelizmente os caras do Youtube "caparam" o vídeo!  Estou tentando fazer o upload do novo video mas tá difícil!  A Oi Velox ferrou os uploads aqui em Macapá! Tá uma derma só! Então num Atom que é pior que um Celeron dá pra tirar muito leite de pedra! Agora tem que testar!

Há sim, não fiquem presos aos sistemas de arquivos padrões se quiserem o máximo de desempenho! 
 
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Gordin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2568 Online: 14 de Outubro de 2010, 09:25 »
Galactus,

então não teria como vc fazer um mini tutorial sobre como 'tunar' ou 'adequar' essas configs de compilação do kernel?
Capaz q mto nego anima enfrentar isso, só q ainda não tem o conhecimento (ou a segurança) pra isso - meu caso.

Vlws

Offline worm83

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
  • Vinyl Audio.
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2569 Online: 14 de Outubro de 2010, 11:21 »
Há sim, não fiquem presos aos sistemas de arquivos padrões se quiserem o máximo de desempenho! 
.
E qual sistema de arquivos vc recomenda? Uso debian squeeze.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2570 Online: 14 de Outubro de 2010, 11:28 »
olha, com um core 2 duo e7200 1GB de ram e vídeo INTEL a melhor configuração que consegui aqui foi:

Voluntary, 300Hz, ondemand (nao gosto do performance), BFQ, BFS, removi vários drivers inúteis, compilei para pentium II (aqui nao adianta compilar para core2, vai perder performance)

fica a dica :)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2571 Online: 14 de Outubro de 2010, 12:26 »
Galactus,

então não teria como vc fazer um mini tutorial sobre como 'tunar' ou 'adequar' essas configs de compilação do kernel?
Capaz q mto nego anima enfrentar isso, só q ainda não tem o conhecimento (ou a segurança) pra isso - meu caso.

Vlws

O problema é esse! Não existe uma receita! Algumas em geral você até pode mostrar, mas depende muito de cada máquina e o uso que você vai fazer do seu sistema!

Você pode procurar por guias de compilação do kernel comentados! No Viva o Linux tem vários! Eles vão te dar uma idéia boa pra começar! Mas no final tão tem outra maneira a não ser você compilar o seu kernel e testar pra ver se as alterações estão do seu gosto!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2572 Online: 14 de Outubro de 2010, 12:30 »
Há sim, não fiquem presos aos sistemas de arquivos padrões se quiserem o máximo de desempenho! 
.
E qual sistema de arquivos vc recomenda? Uso debian squeeze.

Eu achei o Squeeze com o ext4 lento em comparação com o ext3! Pelo menos no meu Notebook! Eu uso no meu PC as dicas do meu tutorial de Tunar o ext4! Journal externo em outro HD com 1GB, mais writeback e tudo o que tiver direito no FSTAB! A diferença é enorme! O Picasa e o OpenOffice  abrem num piscar de olhos!

Se a sua máquina for do arco da velha ou se tem apenas um núcleo como Celeron ou Semprom, usar o JFS pode ser uma boa idéia! Eu uso JFS no meu Atom 330! Dá muito mais gás para o sistema em geral! O JFS não vai prestar em processadores potentes!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2573 Online: 14 de Outubro de 2010, 12:32 »
olha, com um core 2 duo e7200 1GB de ram e vídeo INTEL a melhor configuração que consegui aqui foi:

Voluntary, 300Hz, ondemand (nao gosto do performance), BFQ, BFS, removi vários drivers inúteis, compilei para pentium II (aqui nao adianta compilar para core2, vai perder performance)

fica a dica :)

Tá vendo só, para cada configuração tem uma "regulagem" diferente! Tenho certeza que se o Gunss tivesse uma placa de vídeo dedicada, essas configurações teriam que mudar!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2574 Online: 14 de Outubro de 2010, 13:06 »
Foi por isso que falei que demoro uns dois dias até achar a config ideal. Já teve vezes que demorei bem mais mas hoje acho que uns dois dias dá...

Citar
Dependendo do conjunto Kernel, Mesa, Xorg, é caca em qualquer placa de vídeo (Intel, ATI ou Nvidia)! As Nvidia davam menor dor de cabeça, mas com o 2.6.35 a coisa mudou!

Essa combinação do xorg + nvidia + kernel 2.6.35 tá realmente de matar, mas pelo menos geralmente um driver nvidia com patch resolve (no opensuse não tive problemas com o 2.6.35)

Citar
Mesmo um Core2 Quad pode pedir água com isso tudo! Isso na sua configuração padrão, digo sem Over!

Com certeza!! Qq cpu tem que ser muito bem configurado para extrair o máximo!! O meu X2 3600 pede água rapidinho quando forço ele...

Citar
Eu não uso mais o Driver proprietário da ATI porque eu não jogo e não uso o Compiz! Eu vejo muitos filmes e fotos, então pra mim compensa ficar com driver 2D livre que é muito melhor que o proprietário da ATI. É por isso que eu compro ATI, acho que ela tem melhor qualidade de imagem que as Nvidia! Eu também acho que as Nvidia dão mais "gás" pra quem joga muito!

Já tive acesso a uma Nvidia e uma ATI recentes...

O driver 2D livre da ATI tem uma integração muito boa (melhor que Intel) e é muito mais rápido que o da Nvidia proprietário (pelo menos no MOMENTO que testei).

Prefiro Nvidia pela facilidade de instalação (algumas vezes nem tão fácil - apesar que o 2D livre da ATI nem dá trabalho)
Citar
Atualmente eu estou com o Buble Bee no trabalho! Um Atom 330 com video Onboard Intel 945 e 2GB de RAM Kingston! Consegui usar o BFQ + BFS com sucesso nele depois de muitas compilações! Hoje ele tem desempenho melhor que o vídeo anterior que passei para o HQ pelo Youtube! Infelizmente os caras do Youtube "caparam" o vídeo!  Estou tentando fazer o upload do novo video mas tá difícil!  A Oi Velox ferrou os uploads aqui em Macapá! Tá uma derma só! Então num Atom que é pior que um Celeron dá pra tirar muito leite de pedra! Agora tem que testar!

Vcs tinham que ver a minha cara quando vi esse Atom tunado do Galactus!!

Deu uma surra imensa no meu X2  :'(  Incrível!!

É aquela questão... o galactus otimizou kernel e partições e com isso chegou mais longe que eu que otimizei apenas kernel!!

Citar
Tenho certeza que se o Gunss tivesse uma placa de vídeo dedicada, essas configurações teriam que mudar!

FATO!! Intel onboard muda o comportamente do sistema!

Citar
Mas no final tão tem outra maneira a não ser você compilar o seu kernel e testar pra ver se as alterações estão do seu gosto!

FATO 2!!

Não adianta eu falar que isso é bom, aquilo é ótimo se o seu hardware não aproveita aquilo da melhor forma!!

A forma mais fácil é instalar os debs e dar uma olhada no tópico do galactus sobre ext4.

Mas se quiserem extrair o máximo só absorvendo conhecimento e testando para adaptar ao seu hardware!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2575 Online: 14 de Outubro de 2010, 14:23 »
o negocio é seguir as dicas que o Hqxriven e o galactus mandam, agora o caminho quem tem que percorrer somos nós!

Eu perguntei para o Hqxriven uma vez pq compilar para core2 não era bom, ele me explicou, porem eu ainda fui lá compilei e testei. Não adianta só seguir cegamente o que dizem, tem que duvidar e ser curioso!

Agora isso tem um preço, quebrei meu sistema já, tentando mudar a versão do BFS! Vai dar tanto trabalho ajeitando e acho que vou formatar a partição raiz, ai aproveito e libero um espaço para o opensuse 11.3 XD

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2576 Online: 14 de Outubro de 2010, 14:36 »
Citar
ai aproveito e libero um espaço para o opensuse 11.3 XD

Já vou avisando eu só uso o opensuse como ferramenta de teste extremo!! Aquilo é lento, bem lento!!

Citar
quebrei meu sistema já, tentando mudar a versão do BFS!

Clonezilla mano... menos dor de cabeça!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2577 Online: 14 de Outubro de 2010, 15:11 »
Também achei o 11.3 lento pra burro! Na atual circustância, to preferindo o Mandriva 2010.1 Power Pack!

Quebrar sistema? Imagina se a gente faz dessas coisas! uhauhauhauahuha

Eu uso o Remastersys, já que os dados estão em outros HDs! "Inclusivel" ele está com o Omnislash! Muito bom mesmo ter um live-CD turbinado! Heheheheheheh
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline luciannoaramalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2578 Online: 14 de Outubro de 2010, 17:21 »
Como eu poderia fazer um bench para saber se o ajuste A funcionou melhor que o ajuste B?

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2579 Online: 14 de Outubro de 2010, 18:53 »
Citar
Como eu poderia fazer um bench para saber se o ajuste A funcionou melhor que o ajuste B

Receita de bolo

O que eu faço:

1 - Cronômetro com aplicativos pesados
2 - Latencytop
3 - Powertop
4 - Olhômetro 1 (dá pro gasto)
5 - Htop (verificação de uso da memória e CPU)
6 - Load average
7 - Temperatura da CPU e VGA
8 - Procurar mensagens de erro durante o boot e se o acpi está funcionando
9 -  Ver como o sistema se comporta com o kernel por 24 horas
10 - Deixar o sistema pesado pra caramba (abra o mundo hehehehe) e perceber no olhômetro a performance (a minha preferida). Se vc deixar o sistema muito pesado e o kernel aguentar e vc notar ganho e estabilidade. Vc conseguiu!!

Existem ferramentas melhores para testar a latência (inclusive já usei algumas, mas isso já dá para brincar)
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois