Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2364087 vezes)

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1935 Online: 19 de Junho de 2010, 21:17 »
Citar
na compilação, tirar o "suporte" para ext3 e 2, e outros sistemas, ajuda a consumir menos ram? ou só efeito placebo?

Vc teria que tirar muito mais para baixar o consumo da ram...

Opa! Estou usando o Omnislash 64, tenho em Deb inclusive HQ, se você quiser eu upo naquele mesmo esqueminha..

P/ quem não muda para o 64 bits pela memória ram que o sitema chupa. (eu sou um! heheheh)

Gastando + ou - 180mb ao iniciar, e olha que uso alguns poucos serviços desnecessários no boot, cito o gwibber como um exemplo.



Vc está usando o 1.4.4 rc3??

http://code.google.com/p/kernel-omnislash/downloads/list

A diferença é o cache embutido no ext4  :o

E a config é a mesma que passei??

Citar
Compilando o 1.4.4 vou esperar e ver se dá erro na acpi.!!!

Possivelmente vai dar erro então... assim que compilar e o erro aparecer me avisa exatamente a mensagem de erro que vou dar uma olhada...

Uploaded with ImageShack.us


PS: O que mais gostei dessa versão foi o cache! Um absurdo!!! hehehe, ajudou muito aqui.

E Hqxriven , sempre com a razão ,hehehehe deu o mesmo problema .

vou colocar aqui a mensagem porque tá duro de abrir meu gmail

É a seguinte :

Fail in evaluating the _REG object of EC device. Broken bios is suspected.

Mas ainda tenho esperaça..
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1936 Online: 19 de Junho de 2010, 21:21 »
Citar
vou colocar aqui a mensagem porque tá duro de abrir meu gmail

É a seguinte :

Fail in evaluating the _REG object of EC device. Broken bios is suspected.

Mas ainda tenho esperaça..

Conversei com o dtomadon e tudo está funcionando normalmente desde a detecção do fan até a temperatura do processador.

Por enquanto vou supor que a mensagem é apenas um alerta e que esta foi retirada do ubuntu assim como outra mensagem aparece aqui!!

Boa noite e Obrigado a todos

Hqx
« Última modificação: 19 de Junho de 2010, 23:03 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1937 Online: 19 de Junho de 2010, 23:04 »
Quanto ao problema da acpi, se alguém tiver o mesmo problema na hora de compilar o omnislash, sugiro por explicação do Hqxriven notificá-lo para testes e possíveis soluções, Hqxriven valeu pelo bate papo e pelo conhecimento que transmitiu, show seu trabalho.
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1938 Online: 20 de Junho de 2010, 09:07 »
A questão do desempenho é um caso complexo. Não só o Kernel é importante, mas outros fatores são ainda mais determinantes no desempenho geral do sistema. Sem dúvida nenhuma você pode ter o kernel mais otimizado do mundo, como no caso do Omnislash aqui que com certeza é um dos mais rápidos, mas se você não tiver um bom trio no seu PC (processador, MEMÓRIA e HD rápidos), não vai adiantar nada ter um kernel otimizado! Sem falar nos outros "agregados": ambiente gráfico, gerenciador de janelas e o sistema de arquivos utilizado! O sistema de arquivos utilizado dá maior impacto no desempenho geral do sistema do que o próprio kernel! Nem de longe querendo desmerecer o trabalho do Hq ou de qualquer outro desenvolvedor de Kernel.

Mas o fato é que a dupla EXt3/EXT4 se preocupam demais com a segurança dos dados em detrimento do desempenho!  É possível ter os dois muito rápidos, mas em detrimento da segurança dos seus dados!  Outro problema é que não existe um sistema de arquivos ideal, depende do uso do sistema!!! É por isso que considero a customização do sistema uma arte!!!! São muitas coisas que você pode mexer, constantes ajustes finos em todo o sistema até você chegar no resultado que você espera! E nisso o Linux dá um banho no Windows! Se você tiver conhecimento, paciência e vontade de colocar a mão na massa, o resultado final é bastante gratificante!


Mas voltando ao assunto do tópico HQ!

Fiz muitos testes ontem a tarde na dupla Bublebee  + kernel 1.4.4!

Descobri que o VirtualBox não deixa eu instalar ou usar as distros na máquina virtual!  Todos reclaman de uma coisa!!! O processador!!!  :-[

Portanto, não será possível refazer o mesmo teste do arauto principal!  Contudo deu para fazer coisa parecida, eu usava o sistema em quanto instalava uma máquina virtual!  Ficou nítido que o principal fator limitante era o Vídeo Onboard, não exatamente ele, mas o driver de vídeo!!!!

Não vou ficar aqui tapando o sol com a peneira, mas o bublebee está com uma instalação em dual boot com o Vista 64bits, e é triste admitir mas o desempenho do Vista 64bits otimizado (sim é possível ter um vista peso leve) foi superior! Principalmente no vídeo, foi um banho!!!! Daí voltamos ao início deste post!   Seu kernel é fantástico, o sistema aguenta muita coisa, mas o driver de vídeo destrói o desempenho do sistema!!! 

Então vejam como uma mudança no hardware fez toda a diferença. A dupla processador fraco mais driver de vídeo fraco pesam demais para usar Gnome com metacity!  Neste caso tenho que procurar mudar de gerenciador de janelas ou ambiente gráfico! E não resolveu fazer alterações no sistema de arquivos também!

Mas fica tranquilo que no que se refere ao kernel em si e ao funcionamento do sistema em geral, está uma beleza. Mesmo fazendo meus testes malucos ele não travou nenhuma vez e nenhum Lag na música! Ouve apenas um lag no vídeo, mas era esperado dada a tamanha carga que coloquei no sistema. Era fácil fazer Atom Dual Core trabalhar a 100% por mais de uma hora!

Outra coisa que não tem haver com o tópico mas para servir de dica!  Quem comprar essa placa de PCware com Atom Dual core instale um Cooler no dissipador do processador!! Eu fiz isso logo depois de ver o processador a 60 graus só com a tela da BIOS aberta!!!!

Fui!!   

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1939 Online: 20 de Junho de 2010, 10:06 »
Citar
Descobri que o VirtualBox não deixa eu instalar ou usar as distros na máquina virtual!  Todos reclaman de uma coisa!!! O processador!!!

Citar
Mas fica tranquilo que no que se refere ao kernel em si e ao funcionamento do sistema em geral, está uma beleza. Mesmo fazendo meus testes malucos ele não travou nenhuma vez e nenhum Lag na música! Ouve apenas um lag no vídeo, mas era esperado dada a tamanha carga que coloquei no sistema. Era fácil fazer Atom Dual Core trabalhar a 100% por mais de uma hora!

Vc sabia que o Atom Dual Core Perde em processador para Celeron 420??  :o :o :o

http://www.anandtech.com/bench/Product/110?vs=74

Citar
O sistema de arquivos utilizado dá maior impacto no desempenho geral do sistema do que o próprio kernel!

Com certeza... a maior diferença que houve entre o 1.4.3 e o 1.4.4 foi a otimização que fiz no ext4. Só isso já melhorou bastante!!

Citar
Portanto, não será possível refazer o mesmo teste do arauto principal!  Contudo deu para fazer coisa parecida, eu usava o sistema em quanto instalava uma máquina virtual!  Ficou nítido que o principal fator limitante era o Vídeo Onboard, não exatamente ele, mas o driver de vídeo!!!!

Já estou brincando de alterar o xorg na raça, mas isso é para outro post...

Citar
Não vou ficar aqui tapando o sol com a peneira, mas o bublebee está com uma instalação em dual boot com o Vista 64bits, e é triste admitir mas o desempenho do Vista 64bits otimizado (sim é possível ter um vista peso leve) foi superior! Principalmente no vídeo, foi um banho!!!! Daí voltamos ao início deste post!   Seu kernel é fantástico, o sistema aguenta muita coisa, mas o driver de vídeo destrói o desempenho do sistema!!!  

Espero que vc tenha tirado o low latency já que ele não tem pique para isso... e também galactus o foco do atom não é performance e sim economia de energia!!

Citar
Então vejam como uma mudança no hardware fez toda a diferença. A dupla processador fraco mais driver de vídeo fraco pesam demais para usar Gnome com metacity!  Neste caso tenho que procurar mudar de gerenciador de janelas ou ambiente gráfico! E não resolveu fazer alterações no sistema de arquivos também!

Já pensou no Kubuntu 10.04?? Qt sempre foi um pouco mais leve...

Obrigado pelo comentário!! Bom Dia!!

Hqx
« Última modificação: 20 de Junho de 2010, 10:15 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1940 Online: 20 de Junho de 2010, 10:55 »


Citar
Vc sabia que o Atom Dual Core Perde em processador para Celeron 420??  :o :o :o

Hehehehe

Eu sabia que ele era fraco, mas não tão fraco!!!! Por isso que o Mandriva 2010 tava marcando 1h:30min para instalar no virtualBox !!!  ;D ;D ;D

Hq pô, você quer diminuir ainda mais o coitado!!!  :P

É um Atom 330!!!

A coisa melhora um pouco: http://www.anandtech.com/bench/Product/91?vs=74



http://www.anandtech.com/bench/Product/110?vs=74


Citar
Com certeza... a maior diferença que houve entre o 1.4.3 e o 1.4.4 foi a otimização que fiz no ext4. Só isso já melhorou bastante!!

Nem me fala! O EXT3/EXT4 padrão usado em todas as distros Linux funcionam com o freio de mão puxado!!! Em todos os videos que postei o sistema de arquivos era o EXT4 tunado!
 


Citar
Já estou brincando de alterar o xorg na raça, mas isso é para outro post...

Vixi!!! Boa sorte!!!!



Citar
Espero que vc tenha tirado o low latency já que ele não tem pique para isso... e também galactus o foco do atom não é performance e sim economia de energia!!

Eu sei, eu sei, mas é sempre bom a gente dar uma foraçadazinha nos limites né!!!  :D
Pode deixar, dá próxima vez eu serei mais "comedido" nas opções de compilação! Eu prometo!!!  ::)



Citar
Já pensou no Kubuntu 10.04?? Qt sempre foi um pouco mais leve...

Rapaz só concordo com você quando se refere ao KDE3, no KDE4 o QT tá um chumbo!!! Ele é lindo, tem funcionalidades que só o KDE traz para o usuário, mas é pesado. Agora, eu não testei a versão mais nova do KDE4 o 4.4.
O problema como eu disse é o video, e o KDE4 carrega muito no video. Mas com certeza vou tentar com o KDE também.

Bom dia pra você também!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1941 Online: 20 de Junho de 2010, 13:08 »
galactus, como assim vc usa o EXT4 tunado?


Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1942 Online: 20 de Junho de 2010, 14:51 »
galactus, como assim vc usa o EXT4 tunado?



O EXT3/EXT4 por padrão vem preperados para proteger dados e não ter desempenho. Se você remover as proteções aos dados, o sistema voa!  Só serve para usar em Notebook com bateria ligada ou em um PC com NoBreak! Se houver uma queda de energia seus dados podem ser corrompidos! Então o preço em ter desempenho no EXT3/EXT4 é a segurança dos seus dados!!! Ainda interessado?
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1943 Online: 20 de Junho de 2010, 14:59 »
galactus, como assim vc usa o EXT4 tunado?



O EXT3/EXT4 por padrão vem preperados para proteger dados e não ter desempenho. Se você remover as proteções aos dados, o sistema voa!  Só serve para usar em Notebook com bateria ligada ou em um PC com NoBreak! Se houver uma queda de energia seus dados podem ser corrompidos! Então o preço em ter desempenho no EXT3/EXT4 é a segurança dos seus dados!!! Ainda interessado?

sim, tenho NoBreak x)
e além do mais, meus dados estão em uma partição ntfs por conta da preguiça de migrar tudo pra partição /home  ::)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1944 Online: 20 de Junho de 2010, 22:14 »
galactus, como assim vc usa o EXT4 tunado?



O EXT3/EXT4 por padrão vem preperados para proteger dados e não ter desempenho. Se você remover as proteções aos dados, o sistema voa!  Só serve para usar em Notebook com bateria ligada ou em um PC com NoBreak! Se houver uma queda de energia seus dados podem ser corrompidos! Então o preço em ter desempenho no EXT3/EXT4 é a segurança dos seus dados!!! Ainda interessado?

sim, tenho NoBreak x)
e além do mais, meus dados estão em uma partição ntfs por conta da preguiça de migrar tudo pra partição /home  ::)

Tá na mão!

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,68551.0.html
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1945 Online: 21 de Junho de 2010, 00:58 »
Aconteceu algo estranho aqui (pela segunda vez),

Estava tudo normal quando derrepente os driver de video parou(mas só desativou os efeitos) e os modulos do virtual box também.
Isso de uma hora para outra.

Edit:
Quando reinicio a maquina volta tudo ao normal. ???
« Última modificação: 21 de Junho de 2010, 01:02 por Andreson »

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1946 Online: 21 de Junho de 2010, 01:10 »
Opa! Estou usando o Omnislash 64, tenho em Deb inclusive HQ, se você quiser eu upo naquele mesmo esqueminha..

P/ quem não muda para o 64 bits pela memória ram que o sitema chupa. (eu sou um! heheheh)

Gastando + ou - 180mb ao iniciar, e olha que uso alguns poucos serviços desnecessários no boot, cito o gwibber como um exemplo.



Uploaded with ImageShack.us


PS: O que mais gostei dessa versão foi o cache! Um absurdo!!! hehehe, ajudou muito aqui.
Será que vale a pena eu instalar o Ubuntu 64Bits no meu???
Tenho um Pentium Dual Core 2Ghz e 2Gb de ram.
« Última modificação: 21 de Junho de 2010, 01:21 por Andreson »

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1947 Online: 21 de Junho de 2010, 04:20 »
E a versão 64, quando que sai? ???
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1948 Online: 21 de Junho de 2010, 10:22 »
Opa! Estou usando o Omnislash 64, tenho em Deb inclusive HQ, se você quiser eu upo naquele mesmo esqueminha..

P/ quem não muda para o 64 bits pela memória ram que o sitema chupa. (eu sou um! heheheh)

Gastando + ou - 180mb ao iniciar, e olha que uso alguns poucos serviços desnecessários no boot, cito o gwibber como um exemplo.



Uploaded with ImageShack.us


PS: O que mais gostei dessa versão foi o cache! Um absurdo!!! hehehe, ajudou muito aqui.
Será que vale a pena eu instalar o Ubuntu 64Bits no meu???
Tenho um Pentium Dual Core 2Ghz e 2Gb de ram.

A princípio o 32 bits é suficiente pra gerenciar sua memória ram de 2 gigas, se aumentar pra 4 aí é necessário 64 bits para gerenciar os 4 gigas de ram. E quanto a memória ram que o sistema puxa na inicialização vai depender dos serviços que estão sendo carregados no boot.
« Última modificação: 21 de Junho de 2010, 10:29 por dtomadon »
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1949 Online: 21 de Junho de 2010, 10:26 »
E a versão 64, quando que sai? ???

Alyscom , não entendi a pergunta se é em relação ao omnislash 64 já uso.

dtomadon@dtomadon-laptop:~$ uname -a
Linux dtomadon-laptop 2.6.34-omnislash1.4.4 #1 SMP PREEMPT Sat Jun 19 19:50:52 BRT 2010 x86_64 GNU/Linux
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!