Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2364090 vezes)

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #420 Online: 03 de MAR?O de 2008, 02:43 »
Citar
O som não está funcionando corretamente no seu kernel e funcionava no kernel padrão!!!

Dêem uma olhada nesse tópico:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=205449

E usem a dica do Getting the ALSA drivers from a *fresh* kernel

Aqui funciona normalmente depois disso!!!

Obs.: Essa dica é muito importante e aconselho mesmo a quem tem o som funcionado pois dessa forma o som se integrará a esse kernel.

Não acho mais necessário nesse kernel se ele (o som) continua funcionando (o 4k stacks dava problemas nesse ponto)
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Servo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
    • eu e Cristo
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #421 Online: 03 de MAR?O de 2008, 07:46 »
Oi, tenho tentado compilar o kernel e estou com algumas dúvidas:

1-O que acontece se eu compilar o kernel que vc disponibilizou no link sem patches ?
2-Tenho um dual core, na hora de escolher o processador escolho core 2 duo ou 586?
3-Onde acho um tuto para saber o que desabilitar com segurança no kernel antes da compilação?

Seu tópico está 10 e fiquei feliz com sua volta ao fórum do GDH.

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #422 Online: 03 de MAR?O de 2008, 09:15 »
há grande diferença entre o seu kernel e o kernel que o arch usa??

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #423 Online: 03 de MAR?O de 2008, 12:57 »
Citar
Oi, tenho tentado compilar o kernel e estou com algumas dúvidas:

1-O que acontece se eu compilar o kernel que vc disponibilizou no link sem patches ?
2-Tenho um dual core, na hora de escolher o processador escolho core 2 duo ou 586?
3-Onde acho um tuto para saber o que desabilitar com segurança no kernel antes da compilação?

Seu tópico está 10 e fiquei feliz com sua volta ao fórum do GDH.

1 - Se vc souber configurar ele bem consegue até algum ganho (bem pequeno)
2 - Melhor PentiumII como o Pardus ou o Core 2 Duo (mas acredito que o último aumentará consideravelmente o processamento)
3 - Se eu tivesse isso eu já tinha feito desde o primeiro kernel  ;D, o único jeito é pesquisar no kernel trap, gentoo e na net o que cada coisa faz (por isso que quando faço kernels dá um trabalho enorme pq eu sempre quero alterar mais coisas)

Citar
há grande diferença entre o seu kernel e o kernel que o arch usa??

Muita. O arch tem um kernel i686 com hz 300 com preempção (não é a preempção voluntaria) que ajuda priorizando as tarefas que estão sendo executadas no momento.

Só que tem um porém...

Quando vc executa várias tarefas ele tenta dar prioridades a várias ao invés de tentar balancear a execução e é justamente o pq do kernel do pclinuxos ganha do arch pois a preempção dele é voluntária.

Eu uso 20 patches para otimizar, o arch não... ela fica mais na configuração mesmo!!

Hqx

« Última modificação: 03 de MAR?O de 2008, 20:01 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Servo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
    • eu e Cristo
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #424 Online: 03 de MAR?O de 2008, 16:16 »
Quais seriam os melhores patches? Estou testando o Linux Mint e ele é consireravekmente melhor do que o Ubuntu.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #425 Online: 03 de MAR?O de 2008, 17:37 »
Para a série 23 ou 24???

EDIT 1 - São patches difrentes (até o relatime é diferente na versão 23 e na 24).

Aguardo comentário...
« Última modificação: 03 de MAR?O de 2008, 19:20 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline rubenssoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #426 Online: 03 de MAR?O de 2008, 19:46 »
Compilei aqui ficou bem legal...Realmente o sistema fica mais fluido não da mais as travadinhas que estavam dando...a unica coisa que continua igual é a abertura de programas mas isso é uma limitação do gnome mesmo
Instalei o KDE4 por efeito de curiosidade os programas abrem praticamente em intantaneo!

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #427 Online: 03 de MAR?O de 2008, 19:59 »
Citar
Compilei aqui ficou bem legal...Realmente o sistema fica mais fluido não da mais as travadinhas que estavam dando...a unica coisa que continua igual é a abertura de programas mas isso é uma limitação do gnome mesmo
Instalei o KDE4 por efeito de curiosidade os programas abrem praticamente em intantaneo!

O seu ambiente X possivelmente está sendo executado com nice -10 (antes era 20 o que acaba deixando um pouco lentol) agora quer saber uma boa notícia... a partir do 2.6.25 várias melhorias estarão sendo implementadas no sheduler.

Aqui diminuiu entre meio a 1 segundo a abertura dos programas sem contar que o sistema parece bem mais leve (o qt do kde ajuda também), fico feliz que o kernel tenha funcionado bem aí!!! (esse omnislash deu um trabalho... 20 patches do ck ao relatime)

Em breve atualizarei o blog colocando algumas dicas para o sysctl.conf que podem ser habilitadas ou desabilitadas quando usar o omnislash (mas elas não servem no kernel do ubuntu)

SERVO se quiser os patches e precisar de ajuda fala... eu sou um humilde usuário ;D
« Última modificação: 03 de MAR?O de 2008, 20:05 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Oni-BR-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!! :D
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #428 Online: 03 de MAR?O de 2008, 22:08 »
Citar
Compilei aqui ficou bem legal...Realmente o sistema fica mais fluido não da mais as travadinhas que estavam dando...a unica coisa que continua igual é a abertura de programas mas isso é uma limitação do gnome mesmo
Instalei o KDE4 por efeito de curiosidade os programas abrem praticamente em intantaneo!

O seu ambiente X possivelmente está sendo executado com nice -10 (antes era 20 o que acaba deixando um pouco lentol) agora quer saber uma boa notícia... a partir do 2.6.25 várias melhorias estarão sendo implementadas no sheduler.

Aqui diminuiu entre meio a 1 segundo a abertura dos programas sem contar que o sistema parece bem mais leve (o qt do kde ajuda também), fico feliz que o kernel tenha funcionado bem aí!!! (esse omnislash deu um trabalho... 20 patches do ck ao relatime)

Em breve atualizarei o blog colocando algumas dicas para o sysctl.conf que podem ser habilitadas ou desabilitadas quando usar o omnislash (mas elas não servem no kernel do ubuntu)

SERVO se quiser os patches e precisar de ajuda fala... eu sou um humilde usuário ;D

aqui eu estou sentindo até uma melhora significativa no compiz-fusion....os efeitos estão mais fluidos..
« Última modificação: 03 de MAR?O de 2008, 22:27 por Oni-BR- »
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #429 Online: 03 de MAR?O de 2008, 22:59 »
Acabei de compilar o 2.6.25rc3 pelo Kernelcheck. Somente adicionei meu modem, coloquei 300h e otimizei pra k8, meu processador. O resto foi padrão. Estou muito satisfeito, o sistema está ótimo, sem congelamentos que haviam no kernel anterior que veio com o Big. O consumo de memória ainda está meio alto (Firefox com 9 abas, konqueror, superkaramba, gerenciador de download e terminal), mas sem usar nenhum swap nem recursos elevados do processador (tá bem baixo até o uso do processador), e sem também as outras otimizações do kde e do conf (se bem que acho q o big já vem meio configurado. Estou postando a imagem pra vcs verem também que já testei kernels pra karamba  ;D



Se tiverem interesse posso estar upando também.

Offline Servo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
    • eu e Cristo
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #430 Online: 03 de MAR?O de 2008, 23:01 »
Obrigado pela consideração, fiz a besterira de usar o Envy e ele apagou o kernel  compilado, mas já estou compilando novamente. Estou usando aquele kernel que vc colocou o link no seu site, tem patches para ele? depois que compilar eu instalo ele, dou o boot e instalo a nvidia pelo Envy novamente?  :)

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #431 Online: 03 de MAR?O de 2008, 23:18 »
Citar
aqui eu estou sentido até uma melhora significativa no compiz-fusion....os efeitos estão mais fluidos..

Já que eu recebi três mensagens perguntando a mesma coisa vou explicar aqui algumas coisas...

Não é efeito placebo, eu não estou maluco (pelo menos não até o momento ;D)...

Sobre o nice e o ambiente X acontece o seguinte nesse kernel:

Por padrão (em um kernel normal - o de baixo é o slash 4) o ambiente X é executado com uma prioridade 20 sob nice 0.

Quanto menor esses valores a latência é menor e a velocidade do sistema é maior.



Procurem pela linha /usr/bin/x

Agora no kernel omnislash é diferente pois o ambiente X é executado com prioridade alta (RT) que significa tempo real e o nice em -10. Conforme vcs podem ver na imagem abaixo...



Mas é só o X não é o kernel aí fica bem rápido o dekstop sem ser um kernel realtime!!!

Citar
Acabei de compilar o 2.6.25rc3 pelo Kernelcheck. Somente adicionei meu modem, coloquei 300h e otimizei pra k8, meu processador. O resto foi padrão. Estou muito satisfeito, o sistema está ótimo, sem congelamentos que haviam no kernel anterior que veio com o Big. O consumo de memória ainda está meio alto (Firefox com 9 abas, konqueror, superkaramba, gerenciador de download e terminal), mas sem usar nenhum swap nem recursos elevados do processador (tá bem baixo até o uso do processador), e sem também as outras otimizações do kde e do conf (se bem que acho q o big já vem meio configurado. Estou postando a imagem pra vcs verem também que já testei kernels pra karamba

Vc que foi esperto, pois o sheduler do 2.6.25 é diferente... o Ingo está fazendo um ótimo trabalho.

Mas

Citar
Obrigado pela consideração, fiz a besterira de usar o Envy e ele apagou o kernel  compilado, mas já estou compilando novamente. Estou usando aquele kernel que vc colocou o link no seu site, tem patches para ele? depois que compilar eu instalo ele, dou o boot e instalo a nvidia pelo Envy novamente?

Eu avisei sob isso no tópico principal...

Agora vc não vai poder mais usar o envy se compilar e nem se baixar o meu (hehehehe) pq como eu já expliquei esse nome fica no sistema salvo de alguma forma... Vamos conversar por mp, te espero...


Não sou um bicho papão, sou até bem acessível... passe uma mp e nós conversamos...
« Última modificação: 03 de MAR?O de 2008, 23:39 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #432 Online: 03 de MAR?O de 2008, 23:42 »
Citar
Vc que foi esperto, pois o sheduler do 2.6.25 é diferente... o Ingo está fazendo um ótimo trabalho.

Obrigado pelo elogio, mas não estou conseguindo instalar os drivers da ATI nele  :-[

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #433 Online: 03 de MAR?O de 2008, 23:53 »
Citar
Obrigado pelo elogio, mas não estou conseguindo instalar os drivers da ATI nele

E acredito que será bem difícil fazer isso, pois conforme disse para vc o 24 fez mudanças radicais e acredito que o 25 também...

Já notou que eu não fiz nenhum kernel 2.6.24 pro pessoal???

Eu sei de uns 8 a 10 problemas do kernel 24 só que eu não gosto de ficar falando...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #434 Online: 04 de MAR?O de 2008, 00:44 »
Citar
Obrigado pelo elogio, mas não estou conseguindo instalar os drivers da ATI nele

E acredito que será bem difícil fazer isso, pois conforme disse para vc o 24 fez mudanças radicais e acredito que o 25 também...

Já notou que eu não fiz nenhum kernel 2.6.24 pro pessoal???

Eu sei de uns 8 a 10 problemas do kernel 24 só que eu não gosto de ficar falando...

Nem precisa, já li algumas aqui:
http://biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?t=3980&start=15

Pelo menos com som e o modem da Vivo eu dei sorte.