[Resolvido] Gnome Classic ou MATE?

Iniciado por Hellhammer, 02 de Outubro de 2012, 03:38

tópico anterior - próximo tópico

Hellhammer

Olá pessoal! Vou expor minha dúvida com detalhes:

Comecei a usar o Ubuntu a pouco tempo, e comecei usando a versão 10.04 LTS, que por sinal achei excelente. Em especial eu gostava do layout do GNOME 2, e me acostumei a ele rapidamente.

Agora estou usando a versão 12.04 LTS, que é sensacional, mas não gostei de maneira alguma do Unity, e pesquisei bastante a respeito de uma solução, e claro, as que mais se aproximaram do que quero são o Gnome Classic, ou o MATE.

Levando em consideração que o uso do Unity não é uma opção, que eu não quero me adaptar ao futuro e coisa assim, o que compensa mais? O Classic ou o MATE? Pergunto porque o MATE tem exatamente o visual que quero, mas pelo que vi, duplica muitos programas já nativos do Ubuntu, apenas mudando o nome deles, e não sei até onde isso pode me atrapalhar. Já o Classic não tem esse tipo de problema, mas não tem exatamente o layout do GNOME 2... Se eu estivesse pendendo 1% a mais para um ou outro eu realmente não faria essa pergunta, mas quero saber o que vocês, usuários avançados, me recomendam.

Lembrando que o visual é importante, mas quero saber qual funciona melhor com Compiz, qual tem mais chances de ser continuado num futuro um pouco mais distante, vantagens e desvantagens enfim...

Desde já, muito obrigado!

kalix

eu usaria o gnome classic na minha opnmião ele fica bem perto do gnome 2 e ele ficará por pelo menos 5 anos no ubuntu 12.04
sobre o Mate nunca testei mas acredito que o Mate terá mais novidades do que o gnome classic ja que o Gnome esta concentrado somente no gnome-shell

jkmsjq

Se fosse para eu usar o Mate iria de Linux Mint.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

rruella

Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Hellhammer

Citação de: jkmsjq online 02 de Outubro de 2012, 09:51
Se fosse para eu usar o Mate iria de Linux Mint.

O Mint não usa a interface Cinnamon? Nesse caso, ela poderia ser instalada no Ubuntu, sem ter que instalar o Mint?

Update: Sim, tem como instalar o Cinnamon no Ubuntu... E é até fácil, tem várias extensões e tudo mais. Agora a dúvida é: GNOME Classic, MATE, ou Cinnamon. Até que gostei da interface do Cinnamon, mas será que ele não vai ter algum conflito, apesar de ser fork do Gnome também?

agente100gelo

Dá pra instalar o Cinnamon no Ubuntu.
http://ubuntued.info/instale-o-cinnamon-no-seu-ubuntu

Quando testei ainda ficou um pouco bugado. Quem sabe no Mint mesmo fique melhor.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

bmota

Citação de: agente100gelo online 02 de Outubro de 2012, 18:38

Quando testei ainda ficou um pouco bugado. Quem sabe no Mint mesmo fique melhor.
cinnamon é show, só perde pro KDE, minha opinião.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Hellhammer

Mmm... Bom seria uma interessante alternativa, mas como ficou bugado, descarto a possibilidade.... E eu também não quero sair do Ubuntu... Bom, vou deixar a alternativa do Mint para último caso, mas de qualquer maneira, muito obrigado!

E quanto ao Mate e ao Classic? Usei o Classic durante dois dias, até meu pc estragar a HD, e agora mesmo estou indo instalar a HD nova, que já chegou. Durante os dois dias que usei, até gostei, mas eu queria mesmo aquelas funcionalidades e visual do Gnome 2. Mas nao sei se vale a pena baixar e instalar o Mate, porque ele duplica algumas funcionalidades e muda o nome delas, acho isso meio estranho, e não sei até que ponto eu poderia ficar prejudicado com isso...

Bom, muito obrigado a todos que estão respondendo e mostrando suas opiniões!

Hellhammer

Citação de: bmota online 02 de Outubro de 2012, 18:44

cinnamon é show, só perde pro KDE, minha opinião.

Mas o KDE roda liso no Ubuntu?

adiaswin

ola amigo

bem no meu ubuntu o kde rodou legal o unico problema foi que ele ficou em ingles...

mas nao chegou a me incomodar.
ubuntu 12.04

Hellhammer

Citação de: adiaswin online 02 de Outubro de 2012, 19:02
ola amigo

bem no meu ubuntu o kde rodou legal o unico problema foi que ele ficou em ingles...

Interessante, então é mais uma opção a se considerar...

bmota

Citação de: Hellhammer online 02 de Outubro de 2012, 19:29
Citação de: adiaswin online 02 de Outubro de 2012, 19:02
ola amigo

Interessante, então é mais uma opção a se considerar...
use o kubuntu ,uma versão do ubuntu que tem o kde como interface gráfica,em vez do unity. site pra saber mais:
www.kubuntu.org/

lembrando que ele é o ubuntu ,mas com a interface KDE  como padrão,ou seja, pode pedir ajuda aqui no fórum mesmo,se precisar de ajuda.
boa sorte e viva o linux!
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Adriano R.N.

Já que muitos ampliaram as opções iniciais, tente também o Xubuntu, dá para deixá-lo com a cara do gnome 2.x:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,97428.msg535548.html#msg535548
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Hellhammer

Pessoal, agradeço muito todas as idéias e opiniões que recebi, me foram muito úteis! Futuramente pretendo testar as variações do Ubuntu, como Xubuntu e Kubuntu... Quanto a interface que acabei escolhendo, foi realmente a Gnome Classic, mas foi muito útil para mim ter aberto esse tópico, me ajudou bastante na escolha!

Muito obrigado!