Programa não abre arquivos em pastas no Ubuntu 12.04

Iniciado por renanlinux, 28 de Setembro de 2012, 18:50

tópico anterior - próximo tópico

renanlinux

Olá pessoal,

Instalei no meu Ubuntu 12.04 o Guitar Pro 6 para Linux (programa de partituras), só que quando quero abrir alguma partitura em uma pasta o sistema diz que não há um aplicativo compatível com o formato do arquivo. Daí preciso abrir o programa, clicar em abrir e escolher o arquivo que quero. Já cliquei em mostrar outros aplicativos, mas o Guitar Pro 6 não aparece na lista.

Alguém saberia como faço para corrigir esse problema?

Obrigado!!!
Notebook intelbras 14,1" 1280x800, monitor externo LG 22" 1920X1080, intel celeron M 2.13GHz, HD 160GB, 1GB RAM, C:\ D:\ E:\ windows XP professional - F:\ windows 7 home basic, EXT4: ubuntu 14.04 trusty tahr.

Artur :-)

Vc deve estar com a versão trial, é pq pra vc poder abrir as Tabs vc tem q ter a versão completa do guitar pro 6.
Lenovo Ideapad 330, Intel Core i3 2,00Ghz@4x/ RAM 8GB DRR4 2133Mhz Kilsre/ SSD Kingston 120GB/ HD WS DIGITAL 7200rpm 1TB

renanlinux

Pelo contrário cara, eu estou com a versão completa do Guitar Pro 6, se fosse a trial não abriria nem entrando no programa primeiro, isso é algum problema interno no Ubuntu, preciso programar ele para abrir arquivos no formato .gp3 .gp4 .gp5 e .gpx no Guitar Pro 6, mas não sei como fazer isso. Espero que alguém possa me ajudar a resolver esse problema.

Obrigado!!!
Notebook intelbras 14,1" 1280x800, monitor externo LG 22" 1920X1080, intel celeron M 2.13GHz, HD 160GB, 1GB RAM, C:\ D:\ E:\ windows XP professional - F:\ windows 7 home basic, EXT4: ubuntu 14.04 trusty tahr.

Sergio Benjamim

Vc já foi em mostrar outros aplicativos, lá em propriedades, mas esse programa não aparece certo?

Instale o Ubuntu Tweak, esse cara consegue associar qualquer arquivo com algum programa. Baixe aqui.

Depois de instalado, abra ele, e clique em Administradore (na parte de cima), e clique depois em Gerenciador de Tipos de Arquivo. Nessa opção, vá em "Tudo", do lado esquerdo, e procure pelo seus formatos de arquivos (é necessário desmarcar a opção "Apenas mostrar tipos de arquivos com aplicações associadas").

Quando achar o seu tipo de arquivo, dê duplo clique, ou selecione ele e clique em Editar. Ao abrir uma janela, clique em Adicionar, vai abrir outra janelinha com uma lista de aplicativos, clique em "Utilizar um comando personalizado", e clique em seguida em "Navegar...". Lembre-se, seu programa provavelmente está em /opt, e a janela já vai abrir no local padrão de aplicativos, que é /usr/bin, então vá até a raiz do sistema (/), e vá para a pasta /opt, lá estará o Guitar Pro 6. A pasta desse aplicativo deve se chamar GuitarPro6, entre nela e escolha o arquivo GuitarPro (provavelmente ele é o executável, se não for é o launcher.sh). Na dúvida, abra um terminal, e digite:

cd /opt/GuitarPro6/

./GuitarPro

Se abriu o programa, é porque é esse cara que é o executável, e vc deverá escolher ele lá na janelinha do Ubuntu Tweak, q falei anteriormente.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

renanlinux

Então cara só achei o tipo de arquivo "GuitarPro file" e acho que apareceu porque tenho o Guitar Pro 5 instalado pelo Wine pois era este que estava selecionado. Fiz o que você falou e não abriu nenhum arquivo, nem mesmo o que abria com o Guitar Pro 5, então tive que restaurar.

Obrigado!!!

renanlinux

Acrescentando:

Os tipos de arquivos que preciso abrir são .gp3 .gp4 .gp5 e o principal .gpx que é do Guitar Pro 6 mesmo. Se alguém souber o que devo fazer agradeço.

Obrigado!!!

Citação de: renanlinux online 25 de Outubro de 2012, 18:37
Acrescentando:

Os tipos de arquivos que preciso abrir são .gp3 .gp4 .gp5 e o principal .gpx que é do Guitar Pro 6 mesmo. Se alguém souber o que devo fazer agradeço.

Obrigado!!!
Cara consegui resolver esse problema chato! eu lembrei que nas versões anteriores do nautilus, quando vc tinha um arquivo que não abria com o programa certo, vc podia adicionar um comando para abrir direto com ele, é uma pena que essa função ñ existe mais nessa versão atual do nautilus. Então pensei que tal tentar fazer isso com outro gerenciador de arquivos? e deu certo!
Primeiro instale o Pcmanfm

sudo apt-get install pcmanfm

Depois abra ele e procure qualquer arquivos guitar pro(gpx, gp5 etc.) clique com o botão direito em cima dele e em abrir com, depois escolha o Gp6 que está na categoria multimidia, e marque a caixa que tem "define o aplicativo selecionado como a ação padrão para este tipo de arquivo" e dê ok, e ñ precisa fazer isso com as outras extensões, ele já associa com as outras, depois é só abrir o nautilus e abrir normalmente o arquivo.
Tenta aí cara  ;D
Lenovo Ideapad 330, Intel Core i3 2,00Ghz@4x/ RAM 8GB DRR4 2133Mhz Kilsre/ SSD Kingston 120GB/ HD WS DIGITAL 7200rpm 1TB

renanlinux

Olá Artur, instalei o Pcmanfm como você sugeriu, abri e selecionei um arquivo .gpx como você falou e depois, porém, tentei abrir outros arquivos de extensão .gp3 .gp4 .gp5 e .gpx e aconteceu de abrir o mesmo arquivo em todos, que foi o .gpx que eu havia usado no Pcmanfm. E agora? Esse negócio tá bem complicadinho kkkk

Citação de: renanlinux online 12 de Dezembro de 2012, 19:22
Olá Artur, instalei o Pcmanfm como você sugeriu, abri e selecionei um arquivo .gpx como você falou e depois, porém, tentei abrir outros arquivos de extensão .gp3 .gp4 .gp5 e .gpx e aconteceu de abrir o mesmo arquivo em todos, que foi o .gpx que eu havia usado no Pcmanfm. E agora? Esse negócio tá bem complicadinho kkkk
Q estranho cara, pois eu fiz isso aqui no meu e nem precisei ir associando as extensões e depois abriu normal com o nautilus. Tenta ir associando os arquivos .gp3,gp4 e etc. manualmente pra ver se funciona.

renanlinux

Eu esqueci de citar que já havia feito isso, e qualquer arquivo que eu abra dentre essas extensões abrem o mesmo arquivo que coloquei primeiro.