Wolfram Mathematica

Iniciado por PatrickSS, 27 de Setembro de 2012, 17:04

tópico anterior - próximo tópico

PatrickSS

Olá,

Gostaria de saber se existe uma versão do Wolfram Mathematica para Ubuntu. Já revirei a internet e ainda não encontrei nada, mas já vi algumas máquinas com Linux rodando este programa. Se alguém já o fez ou souber como fazer para instalar este programa e quiser me dar umas dicas, fico muito agradecido.

Tota

Ola

No site do desenvolvedor voce pode encontrar => http://www.wolfram.com/mathematica/trial/

Baixe o trial e depois compre o software caso seja o que quer.

[]'s

Sergio Benjamim

O Mathematica talvez rode pelo Wine... vou ficar te devendo essa, não sei muito a respeito. Eu já rodei o Mathematica no Ubuntu, mas eu usava uma máquina virtual para isso, que tinha o janelas XP instalado.

Existem programas similares ao Mathematica, já tentou o Maxima? Procure na Central de programas! Se quiser interface gráfica para mexer nele, instale o WxMaxima, também disponível na Central de Programas. Esse Maxima é o mais próximo do Mathematica, basicamente eles tem um ancestral em comum.

O Ubuntu, na verdade, Linux em geral, é bem servido de opções de programas na área de matemática. Se quiser algo próximo ao Matlab, procure na Central o GNU Octave e o Scilab, são ótimos programas. O GNU Octave tem praticamente todas as funções do Matlab, e sua sintaxe é bem parecida, mas ele carece de uma interface gráfica atualmente (o Geany quebra um galho, mas não fica 100% legal) e portanto vc usará ele só pelo terminal. O scilab, por outro lado, tem uma sintaxe um pouco diferente do Matlab, mas em compensação tem o equivalente ao Simulink: o Xcos! Vc consegue fazer simulações com diagramas de blocos e tudo com o Xcos, basta digitar xcos na linha de comando do Scilab que ele aparece.

O próprio Matlab se encontra disponível para o Ubuntu, se vc tiver o CD de instalação dele, é só colocar no seu computador, abrir a Central de programas, procurar por Matlab, e clique em instalar. O Matlab disponível na Central de Programas na verdade não é o Matlab, é apenas um script de instalação, que te ajudará a instalar o Matlab no Ubuntu (sem ele, vc teria q instalar as coisas na mão, com terminal e etc).

Ahh, e se vc quiser se aventurar, tem o Python, que é uma linguagem de programação, mas pode ser utilizada para cálculos numéricos e afins, eu já vi um professor da área de processamento de sinais utilizando Python (provavelmente devia utilizar o Gnuplot para plotar os gráficos).
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Sergio Benjamim

Citação de: Tota online 27 de Setembro de 2012, 17:28
Ola

No site do desenvolvedor voce pode encontrar => http://www.wolfram.com/mathematica/trial/

Baixe o trial e depois compre o software caso seja o que quer.

[]'s

Olha só, não é que tem o Mathematica para Linux? gozado, eu procurei há um tempo trás, e não achei nada... e acabei me virando com esses outros programas que falei.

PatrickSS

Citação de: Sergio Benjamim online 27 de Setembro de 2012, 17:33
O Mathematica talvez rode pelo Wine... vou ficar te devendo essa, não sei muito a respeito. Eu já rodei o Mathematica no Ubuntu, mas eu usava uma máquina virtual para isso, que tinha o janelas XP instalado.

Existem programas similares ao Mathematica, já tentou o Maxima? Procure na Central de programas! Se quiser interface gráfica para mexer nele, instale o WxMaxima, também disponível na Central de Programas. Esse Maxima é o mais próximo do Mathematica, basicamente eles tem um ancestral em comum.

O Ubuntu, na verdade, Linux em geral, é bem servido de opções de programas na área de matemática. Se quiser algo próximo ao Matlab, procure na Central o GNU Octave e o Scilab, são ótimos programas. O GNU Octave tem praticamente todas as funções do Matlab, e sua sintaxe é bem parecida, mas ele carece de uma interface gráfica atualmente (o Geany quebra um galho, mas não fica 100% legal) e portanto vc usará ele só pelo terminal. O scilab, por outro lado, tem uma sintaxe um pouco diferente do Matlab, mas em compensação tem o equivalente ao Simulink: o Xcos! Vc consegue fazer simulações com diagramas de blocos e tudo com o Xcos, basta digitar xcos na linha de comando do Scilab que ele aparece.

O próprio Matlab se encontra disponível para o Ubuntu, se vc tiver o CD de instalação dele, é só colocar no seu computador, abrir a Central de programas, procurar por Matlab, e clique em instalar. O Matlab disponível na Central de Programas na verdade não é o Matlab, é apenas um script de instalação, que te ajudará a instalar o Matlab no Ubuntu (sem ele, vc teria q instalar as coisas na mão, com terminal e etc).

Ahh, e se vc quiser se aventurar, tem o Python, que é uma linguagem de computação, mas pode ser utilizada para cálculos numéricos, eu já vi um professor da área de processamento de sinais utilizando Python (provavelmente devia utilizar o Gnuplot para plotar os gráficos).

Cara, muito obrigado pelas dicas de todos os programas! Vou procurar alguma coisa a respeito deles, mas agora eu preciso do Mathematica mesmo porque já tenho os arquivos que o programa abre. Só preciso rodá-los e realizar algumas mudanças. Realmente não conheço nadas dos programas que você citou, mas provavelmente eles não abrirão arquivos com extensões do Mathematica.

De qualquer forma, valeu pela dica! Vou dar uma olhada nos programas que você citou e depois eu tento me virar com eles.

Sergio Benjamim