JAVA - Como definir as variáveis de ambiente???

Iniciado por roanes, 18 de Setembro de 2012, 09:21

tópico anterior - próximo tópico

roanes

Pessoal,
estava precisando de uma ajuda. Tenho um desktop rodando a versão 10.04 do Ububtu com Java IcedTea6 rodando perfeitamente.  Ao aplicar o comando echo $JAVA_HOME, aparece perfeitamente o "caminho" onde o java está instalado até aqui tudo bem.......mas minha dúvida é onde esse "caminho" foi declarado para o sistema.....

Já chequei em /etc/profiles e em bash.bashrc e em ambos os arquivos não estão as famosas linhas:

export JAVA_HOME=/usr/lib/java
export CLASSPATH=JAVA_HOME/lib/:$CLASSPATH
export PATH=$JAVA_HOME/bin/:$PATH

Alguém sabe como de outro lugar onde essas variáveis possam ter sido declaradas???

O objetivo deste esclarecimento é que preciso fazer essa configuração agora em um laptop rodando o 12.04.....por isso queria entender o que foi feito no 10.04 para tentar replicar no 12.04.

Obrigado desde já!
Roanes

Xterminator

delki8

Roanes boa noite, tudo bom?

Eu escrevi um post no meu blog sobre como montar um ambiente de desenvolvimento java no Ubuntu 12.04 o link está aqui. Mas respondendo a sua pergunta o arquivo que altero para definir as variáveis de ambiente é o /etc/profile mesmo, no final do arquivo você adiciona:

JAVA_HOME=caminho/da/sua/jdk
PATH=$PATH:$JAVA_HOME/bin export PATH

Valeu e bom trabalho.

roanes

Pessoal,
retornando:

Ao Xterminator:  as variáveis não estão lá. Mas valeu pela dica.

Ao delki8: OK! Vou dar uma olhada no link e cuidar só de preparar o 12.04 :)....depois mato essa charada de como o 10.04 está OK.

Valeu a todos.
Roanes

roanes

Pessoal,
obrigado a todos. Questão resolvida no 12.04 com as variáveis de ambiente declaradas no /etc/profile.
Valeu!
Roanes

delki8

Roanes seria legal se você colocasse [resolvido] no tópico, para servir de referência na pesquisa de outros usuários.