Instalaçao Ubuntu 12.04 x64 EFI Raid-0 (MacMini)

Iniciado por supernoi, 17 de Setembro de 2012, 10:54

tópico anterior - próximo tópico

supernoi

Ola,

Sou Juliano, tenho pouca experiência com linux, na verdade utilizo mais o RedHat, pois sou DBA (Oracle e SQL Server) utilizo para servidor.
Sei configurar placas de rede, montar unidades, instalar pacotes, configurar parâmetros, usar o Vi, coisas desse tipo...

Vivo no ambiente Windows 7 x64, ja que tenho que utilizar ferramentas que nao tem disponíveis nativamente no linux, ex: PL/SQL Developer, SQL Management e Warcraft 3 (essencial jogar um dota)...

Este ano minha namorada me deu o MacMini (2011 i5 2.3), nao curti muito o OS X, o hardware realmente é muito bom, tem pros e contra.
Eu comprei mais memoria, ja que de fabrica ele vem com 2G (de uma marca sem vergonha), ai comprei 8G e no site tinha um SSD 120G com preço show, comprei.
Tinha instalado o Win7 x64 e ele funciona muito bem, nunca apresentou nenhum problema de compatibilidade com drives não me recordo de nenhum problema em relação a isso. A maquina voando, 8G + SSD, estava rapida mesmo, foi radical a mudança. Mas 120G hj em dia eh pouco para trabalhar (eu monto VMs para estudar ambientes)...

Esse mês ganhei uma grana extra e comprei 2 SSDs de 240, primeiro instalei o OSX com RAID-0... quando fiz os testes de velocidade.
Equivalência de mudar de um gol 1.6 para um bugatti veyron... rsrs sem brincadeira teste de benchmark leitura: +- 1Gb e escrita: +-500Mb... com o disco original (5400 rpm) era leitura: +- 70 e escrita: +- 70.

Vamos ao caso:
Maquina: MacMini
Discos: 2x 240 Gb SSD (sda 240 Gb e sdb 240 Gb)
Sistema de Boot: EFI

Eu estava tentando realizar instalação do ubuntu com os discos em RAID-0.
Primeira tentativa: montei o raid com espaço total dos discos, md0 = 480Gb
Layout particionamento:
1.   100MB com BootEFI
2.   4 Gb com SWAP
3.   Restante do disco com / (+- 475 GB)

Fail: Erro na parte de instalar/configurar o Grub abortava a instalação informando que não encontrava o local da EFI.
(Falha minha não anotar a mensagem de erro correta, vou tentar reproduzir a mensagem para postar
Vou confirmar mas tenho quase certeza que a msg era essa: "The 'grub-efi' package failed to install into /target/. Without the GRUB boot loader, the installed system will not boot")

Tentei localizar alguma solução, mas não encontrei.

Segunda tentativa: Montei uma unidade de EFI antes do raid.
Layout particionamento:
1.   100MB com BootEFI no sda
2.   100MB no sdb (para ficar igual)
3.   Montei o Raid-0(md0) com o restante
4.   No md0 criei a SWAP com 4Gb e o restante para o /

Fail: Ocorreu o mesmo erro da primeira tentativa.

Terceira tentativa: Essa foi a ultima,  bem parecida com a segunda. Montei uma unidade de EFI antes do raid.
Layout particionamento:
1.   100MB com BootEFI no sda
2.   100MB no sdb coloquei o /boot
3.   Montei o Raid-0(md0) com o restante
4.   No md0 criei a SWAP com 4Gb e o restante para o /

Fail: Dessa vez concluiu a instalação reiniciou, ai entrou no Grub, selecionei o Ubuntu, mas ai não acontece nada, fica a tela congelada com o ponteiro (esperei uns 10min)  e nada.
Não sei dizer o motivo, no chute acho que e ele não montou o RAID.

Obs: Nao consegui reportar o erro no bugs.launchpad.net, internet estava off. =/

Ai tentei fazer uma instalação normal, apontei o sda para instalação e foi normal.
Instalação normal, reiniciou e carregou o ubuntu certinho.

Logo creio que seja erro de BIOS (Bixo Ignorante Operando Sistema)... =/

Como não entendo muito sobre EFI, venho solicitar ajuda de vocês para essa instalação.

Quem puder me ajudar, agradeço.
Qualquer informação necessária  favor solicitar.

adiaswin

ola supernoi

voce baixou a iso do ubuntu para macs ???
ubuntu 12.04

supernoi

Citação de: adiaswin online 18 de Setembro de 2012, 13:14
ola supernoi

voce baixou a iso do ubuntu para macs ???

Ola, adiaswin.

No site eu baixei a iso ubuntu-12.04.1-desktop-amd64.iso, com essa imagem eu consigo instalar tranquilo utilizando um disco.
Meu problema esta ocorrendo quando o RAID e particiono.

Shinobimcg

Amigão não sei se é o seu caso, mas dá uma olhada nos links que postei...no meu caso de problema com UEFI acabei não usando esse método, mas ve se te ajuda em algo. Abraço

supernoi

Citação de: Shinobimcg online 18 de Setembro de 2012, 18:51
Amigão não sei se é o seu caso, mas dá uma olhada nos links que postei...no meu caso de problema com UEFI acabei não usando esse método, mas ve se te ajuda em algo. Abraço

Ola,

Dei uma olhada no link sobre a instalaçao EFI, tentei essa configuracao, na instalacao para apenas 1 disco foi tranquilo, estou tendo problema quando monto o RAID. =/

Mas muito obrigado pela dica.

Horadranin

Supernoi, seu problema deve ser o RAID.
Eu tive MUITO problema para instalar no meu pc mesmo usando HDs e boot convencional (não o EFI).
Só consegui usando a imagem com instalação alternativa ubuntu-12.04.1-alternate-amd64.iso que pode ser pega em http://releases.ubuntu.com/12.04.1/

supernoi

Citação de: Horadranin online 20 de Setembro de 2012, 11:05
Supernoi, seu problema deve ser o RAID.
Eu tive MUITO problema para instalar no meu pc mesmo usando HDs e boot convencional (não o EFI).
Só consegui usando a imagem com instalação alternativa ubuntu-12.04.1-alternate-amd64.iso que pode ser pega em http://releases.ubuntu.com/12.04.1/

Ola, vou tentar com essa imagem. Dou o feedback depois.

Obrigado pela dica.

supernoi

Bom, tentei primeiro montar uma VM(virtualBox simulando EFI) com o ubuntu, simulando o meu cenario... eu estou fazendo algo errado mais ainda nao sei o que.. rsrs...

Abaixo o layout de instalação que tentei, caso alguem saiba o motivo do erro favor me avise:

Ai ocorre o erro:

supernoi

Retorno:

Consegui resolver com ajuda de um amigo que saca mais de linux que eu.

Meu erro era tentar deixar a o /Boot dentro do raid.

Então criei a partição com /boot no primeiro disco, e utilizei o restante do espaço para o Raid. funcionou.