Impossibilidade na Instalação do Ubuntu 12.04 e não conexão wirelles no 10.04

Iniciado por Dico da Fonseca, 15 de Setembro de 2012, 16:50

tópico anterior - próximo tópico

Dico da Fonseca

Boa tarde a todos!

Comprei um novo laptop da samsung que veio com o windows. Como já uso o Linux há quase dois anos e sou um forte adepto, tentei instalá-lo em meu novo computador. Inseri um cd com uma versão mais antiga, o 10.04, mas o wireless não funcionou. Ele simplesmente não identifica nenhuma rede sem fio ao redor. Procurei várias soluções para este problema na rede, mas não consegui nada que resolvesse esse problema.

Em uma de minhas pesquisas, descobri que se eu instalasse a nova versão do Linux, provavelmente eu conseguiria que o wireless funcionasse. Pois bem, já baixei os arquivos necessários para a instalação diretamente do site oficial do Ubuntu, já preparei o pendrive pelo Criador de Discos de Inicialização, já preparei o pendrive pelo UNetbootin, mas nenhuma dessas opções foi suficiente para eu conseguir instalar o Linux no meu novo computador.

Nos tutoriais que acessei, dizia que era necessário apenas preparar o pendrive e depois direcionar a instalação através do Boot da Bios (perdão se me equivoco nas nomenclaturas, pois não conheço muito bem este universo da informática!), mas quando abro a BIOS não há nenhuma indicação para este tipo de procedimento.

O meu principal problema agora é que, na ânsia de ter o Linux instalado no meu computador novo e não achando que teria problema algum, solicitei que a opção de instalação fosse total e não parcial, ou seja, sem manter o windows junto. Agora não consigo acessar a internet pelo Ubuntu antigo (já tentei inclusive conectá-la direto do cabo do modem, mas não deu certo), não consigo instalar o novo Ubuntu, e nem consigo instalar o windows novamente!

Se alguém tiver alguma ideia de como esse problema pode ser solucionado, eu ficarei realmente muito grato.

Um abraço a todos,

Dico

PRSC

CitarNos tutoriais que acessei, dizia que era necessário apenas preparar o pendrive e depois direcionar a instalação através do Boot da Bios (perdão se me equivoco nas nomenclaturas, pois não conheço muito bem este universo da informática!), mas quando abro a BIOS não há nenhuma indicação para este tipo de procedimento.

Infelizmente não seguem um padrão nas configurações da Bios.
As vezes vc encontra a ordem de boot e nela está o pendrive, as vezes não, e ai tem que ver na parte da ordem do disco rigido, o pendrive entra como hd acredite, nesse caso deixa o pendrive em primeiro na ordem dos hds e na ordem de boot deixa hd, agora como é a sua bios não sei dizer, somente uma foto das opções para sabermos.

Bom, apertando F2 para entrar na bios vc terá que achar a opção de boot e nela se vc ver o pendrive ali como opção é só fazer ele ficar em primeiro, ou com as teclas - ou + ou então com F5 e F6, na própria bios mostra qual usar para fazer as opções subir ou descer, mas geralmente dando Enter na primeira opção abre uma caixa com as opções disponíveis.

Veja um video para ter noção como fazer, e para salvar o que fez aperta a tecla F10 e confirma.

http://www.youtube.com/watch?v=eMt8NmtBiOE&feature=related

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Sergio Benjamim

Não entendi muito bem, vc não conseguiu dar boot pelo pendrive, mas conseguiu instalar o ubuntu e substituir o windows? como vc fez isso?

Baixa o 12.04.1 em outro pc, grave em um CD ou DVD mesmo, já q vc tá tendo problema com pendrive, ou se tiver paciencia ainda, grave de novo o 12.04 no pendrive, e vá lá na sua BIOS, vai ter uma opção sim, procure por boot, e vai ter algumas opções lá, dê um jeito de passar o dispositivo USB para primeiro (não sei o nome q vai estar lá, vai ter q usar a intuição). Não é muito dificil, geralmente vc vai ver o nome do seu HD listado em primeiro, o DVD em segundo, e um de USB perdido lá, ou mesmo algo como midia de armazenamento externo ou USB-HDD algo do genero. É preciso que seu pendrive esteja espetado no seu note.

Se der certo o boot pelo pendrive, recomendo instalar pela Opção avançada, crie 1 ou 2 partições no seu HD para o windows (tipo 30 GB para o Windows e sei lá, depende do seu uso, uns 100 GB para uma partição q vc pode usar em comum com o windows e Ubuntu, para guardar seus filmes, músicas e etc, o tipo da partição é NTFS), e 3 partições no mínimo para o Linux (use partição extendida para isso), uma de 16 GB para o Ubuntu (EXT4), de 2 à 4 GB para a memória virtual (swap), e o restante para a /home (EXT4).

Não confio muito nas opções "Apagar disco e reinstalar Ubuntu", "Apagar disco e instalar Ubuntu" e "Instalar Ubuntu lado a lado com windows", eu já vi essas opções dando umas presepadas, tipo instalando o Ubuntu em 100 GB e a /home em 10 GB apenas. Para mim isso é burrice.

Tem uma dúzia de tópicos falando dessas coisas, procure no fórum (use a busca do fórum).

Obs: Se seu laptop tiver HD hibrido, dê uma olhada aki.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !