O desktop Linux está realmente morrendo?

Iniciado por Julian Fernandes, 14 de Setembro de 2012, 15:28

tópico anterior - próximo tópico

Julian Fernandes

Miguel de Icaza, um dos fundadores do projeto GNOME, escreveu um post em seu blog pessoal com o título "What Killed the Linux Desktop", ou "O que matou o desktop Linux".

A razão de tudo, segundo Icaza, seria a própria cultura do Linux.

Mas será que é verdade? Confira a resposta para essa e outras perguntas nessa análise do blog Ubuntu-BR-SC!

haereticus

Creio que não, todas tendências estão indo de encontro ao portátil. Não somente o linux.

Veja o caso do windows 8 metro e o unity do Ubuntu 12.04. Até agora o Mac OS parece estar estagnado.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

garfo

Eu diria que nunca deslanchou como deveria, e acredito que nunca vai deslanchar. Todas as apostas agora estão no mundo mobile, no Android (e em breve, Firefox OS).

Obs.: No artigo do Icaza ele fala muitas verdades sobre a falta de padrão nas estruturas de pastas do sistema e do desenvolvimento do kernel, no qual eu concordo totalmente com ele.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

haereticus

Mais ai vem o embate de uma sociedade global consumista e monopolista.

Esperar que um sistema gratuito alimente a ganância das multi-nacionais e do povo era querer muito.  :P
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Tota

Ola

titulo => O desktop Linux está realmente morrendo?

Sim, todos os desktops estão morrendo. Não importa se Linux, Solaris, Windows ou qualquer outro.

A tendência aponta para telas de toque para tudo.

O Linux está morrendo?

Não. Como o Linux é apenas o seu kernel, e este está presente no Android, está mais vivo do que nunca.

Não sei a conta mundial, mas se somarmos todos os androids + as distros Linux, em questão de kernel, já devemos ter passado o Kernel Windows.

[]'s

Supermouse

Estou em um loop temporal?

É agosto de novo?
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

rudregues

Citação de: Tota online 14 de Setembro de 2012, 16:28
titulo => O desktop Linux está realmente morrendo?

Sim, todos os desktops estão morrendo. Não importa se Linux, Solaris, Windows ou qualquer outro.

A tendência aponta para telas de toque para tudo.
Sou obrigado a concordar com o Tota, e ainda digo que daqui a pouco os notebooks vão começar por esse caminho, se é que não começaram!

[ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

hugoleal85

Eu diria que os "desktops em geral estão morrendo", não os "desktops Linux" (apesar de considerar "morrendo" um termo que não condiz com a realidade, o mais correto seria "perdendo terreno").

Ainda assim há ressalvas que têm de ser feitas, pois muitas atividades são extremamente "desagradáveis" (para não dizer "impossíveis de serem realizadas") quanto feitas num tablet ou portátil, o que certamente ainda manterá o PC vivo por bastante tempo.

Uma das alternativas que vêm de encontro a essa ideia são os Ultrabooks (que unem portabilidade, conforto e potência), os quais só não deslancharam fortemente ainda devido ao preço, mas que em mais algum tempo devem começar a entrar bem forte no mercado (haja vista a queda de preço deles que vem sendo registrada desde seus lançamentos).  
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

RonaldoRG

Não acredito nessa estória de desktop morrer. Os portáteis têm suas vantagens, mas os desktops também têm as suas, como um teclado por exemplo. Acho que seria meio difícil alguém digitar um livro de 500 páginas em um tablet.

Uma vez já profetizaram o fim do rádio por causa da televisão e depois por causa da internet, mas o rádio tá ai firme e forte.

T+.
Ubuntu 12.04

marcosalvesps

Não faz sentido! O PC não vai morrer... Pelo menos por enquanto, nenhum tablet conseguiu superar o desempenho de um PC turbinado, com bastante RAM, uma placa de video poderosa, etc..., que são usados por Gamers pessoas que trabalham com gráficos, por exemplo. Outra coisa, quem aqui diz que digitar um texto grande num tablet é tão fácil e confortável como num teclado físico? Eu por exemplo não abro mão do meu monitorzão para trabalhar ou jogar no PC.

Creio que haverão adaptações, fusões entre as tecnologias, como o crescimento de monitores touch para PCs, mas não a morte deles! Acho que cada dispositivo tem seu uso próprio, e um não substitui o outro...

Bem, essa é a minha humilde opinião...
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Sergio Benjamim

Quero ver alguém fazer relatórios de faculdade ou trampo, ou fazer o trabalho de conclusão de curso em um tablet. Sei não, essa história de tablet vir substituir o desktop é furada. E o poder de processamento dos tablets não chegaram ainda aos pés de um pc ou note.

Tablet é bastante prático se vc tiver aqueles teclados q vem em umas "malinhas", que guardam tanto tablet e teclado juntos.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

bmota

no dia que um tablet puder ser personalizável como um pc (se poder trocar peças por outras mais potentes,como se faz hoje com os desktops), eles poderão pensar em substituir os computadores de mesa.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

haereticus

Citação de: Sergio Benjamim online 15 de Setembro de 2012, 20:19
Quero ver alguém fazer relatórios de faculdade ou trampo, ou fazer o trabalho de conclusão de curso em um tablet. Sei não, essa história de tablet vir substituir o desktop é furada. E o poder de processamento dos tablets não chegaram ainda aos pés de um pc ou note.

Tablet é bastante prático se vc tiver aqueles teclados q vem em umas "malinhas", que guardam tanto tablet e teclado juntos.

Na minha opinião nem os notebooks ainda batem um desktop. A diferença de resistência entre um e outro é gritante fora a facilidade que o desktop tem de trocar peças, melhorar ele sem precisar comprar outro.

Beto Pinheiro

Se depender de mim, o desktop nunca vai morrer! Nem me imagino usando um tablet pelo menos por enquanto!

Abs
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski

Supermouse

Ok, eu tinha prometido pra mim mesmo que não ia mais postar nesse tópico, mas eu sou fraco e nunca mantenho minha palavra.

Vocês chegaram a ler o link original e entender o tipo de flame war que o criador do tópico está tentando incitar?

Ninguém está falando nada de desktops, nem de notebooks nem de tablets. O que se está falando é sobre o sistema operacional Linux e seu uso em estações de trabalho/laptops/desktops. É obvio que os tablets não vão substituir desktops/laptops para alguns usuários, mas para a maioria das pessoas, que usam computadores só para consumir conteúdo, eles são mais do que o suficiente.

Mas, o que o criador original do tópico realmente quer (além de vocês visitarem o blog dele) é discutir sobre o artigo do Miguel de Icaza. Resumo do artigo: Miguel de Icaza está dodói porque a comunidade Linux não gosta dele. Segundo ele, o GNOME é a melhor coisa que já aconteceu para a humanidade desde a invenção do pão fatiado, e todas as falhas do projeto acontecem por várias razões alheias ao projeto, nunca por culpa do próprio projeto. Ele está magoado e não gosta mais da comunidade Linux também, porque ninguém gostou do Mono. Aí ele comprou um Mac. Aí para ele agora o Mac é o melhor SO do mundo, e o Linux está fadado ao fracasso, porque o Mac é muito melhor, e todo mundo sabe que para rodar o MacOS é só comprar uma maquininha baratinha, todo mundo tem condições de ter pelo menos duas. Assim, ninguém nunca mais vai usar Linux, porque todo mundo vai passar para o MacOS, e isso tudo é culpa do Linus Torvalds, porque ele criou uma cultura ao redor do sistema que não deixa o GNOME florescer como deveria.

Depois de publicar esse artigo, ele tomou dois ou três queimões do próprio Linus e de mais uns caras grandões da comunidade, não soube como se defender direito e o assunto morreu, porque não tem relevância nenhuma, não agrega nada a ninguém e só serve para dividir a comunidade Linux, como tudo o que ele tem feito nos últimos anos. Isso tudo aconteceu no mês passado (o artigo foi publicado 29 de agosto), e antes de chegarmos em setembro o assunto já tinha morrido, então não há razões para stress, o desktop Linux vai sobreviver mais tempo do que as opiniões do Miguel de Icaza.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.