Permissão padrão de arquivos e diretórios

Iniciado por frei, 12 de Setembro de 2012, 15:55

tópico anterior - próximo tópico

frei

Senhores, ajudem-me. Estou as voltas com uma situação inacreditável...
Fiz recentemente um upgrade de servidor na empresa, utilizando a versão 12.04 Server do Ubuntu.
Nenhum problema na instalação e configuração, apenas um quiprocó com a acentuação gráfica, que já foi remediado.

Agora, vejam que situação maluca está acontecendo...

Não sou um profundo conhecedor dos meandros do linux, mas sei que as permissões padrão dos novos arquivos e diretórios são herdados de acordo com o diretório pai. Meu umask está com o padrão 022.

Ocorre que...

Se, e somente se, o usuário cria uma pasta com espaços (ex: "Nova Pasta"), o novo diretório criado carrega uma permissão que inibe a escrita (w) para os outros grupos ou usuários. Apenas se a pasta contiver espaços. Se a mesma pasta for criada assim: "Nova_Pasta", ou sem espaços: "NovaPasta", todos as permissões de leitura, escrita, execução são observadas.

Tenho outros servidores com o Ubuntu Server, e nunca tive semelhante problema. Neste caso preciso diariamente executar um chmod -R 777 %pasta% para permitir que os usuários possam compartilhar seus arquivos em um mapeamento público.

Já tentei até mesmo o comando: "umask 000"!

Obs: o servidor está compartilhando arquivos com o SAMBA para uma rede Windows.

Obrigado...

zekkerj

CitarSe, e somente se, o usuário cria uma pasta com espaços (ex: "Nova Pasta"), o novo diretório criado carrega uma permissão que inibe a escrita (w) para os outros grupos ou usuários. Apenas se a pasta contiver espaços. Se a mesma pasta for criada assim: "Nova_Pasta", ou sem espaços: "NovaPasta", todos as permissões de leitura, escrita, execução são observadas.
Isso pra mim é novidade, de só acontecer com as pastas com espaços.

Observe o valor dos parâmetros "force create mode" e "force directory mode" do arquivo smb.conf para esse compartilhamento, eles definem os bits de permissão que devem estar ativos nos arquivos e diretórios criados (OR).

O "umask" a princípio não deve interferir nisso; se você passar os parâmetros corretos, e funciona com alguns arquivos, tem que funcionar com todos. QQ coisa diferente disso é bug.

Em tempo, explica uma coisa? Se vc só quer permissão de escrita para o grupo ("g+w"), pq faz "chmod 777" que dá escrita pública?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

frei

Citação de: zekkerj online 12 de Setembro de 2012, 16:49
CitarSe, e somente se, o usuário cria uma pasta com espaços (ex: "Nova Pasta"), o novo diretório criado carrega uma permissão que inibe a escrita (w) para os outros grupos ou usuários. Apenas se a pasta contiver espaços. Se a mesma pasta for criada assim: "Nova_Pasta", ou sem espaços: "NovaPasta", todos as permissões de leitura, escrita, execução são observadas.
Isso pra mim é novidade, de só acontecer com as pastas com espaços.

Observe o valor dos parâmetros "force create mode" e "force directory mode" do arquivo smb.conf para esse compartilhamento, eles definem os bits de permissão que devem estar ativos nos arquivos e diretórios criados (OR).

O "umask" a princípio não deve interferir nisso; se você passar os parâmetros corretos, e funciona com alguns arquivos, tem que funcionar com todos. QQ coisa diferente disso é bug.

Em tempo, explica uma coisa? Se vc só quer permissão de escrita para o grupo ("g+w"), pq faz "chmod 777" que dá escrita pública?

Obrigado por responder. É algo realmente sem nexo para mim. É a primeira vez em 10 anos lidando com servidores linux que eu me vejo num aperto ridículo como este.
Pode ser um bug, realmente. Eu tive problemas para configurar a acentuação gráfica depois da instalação, e sofri bastante para tentar achar um meio termo.
Simplesmente não faz sentido. Estou tentando recriar o problema no meu servidor linux pessoal, e não consigo.

Ainda não tentei reiniciar o servidor, desde o dia em que ele tornou-se operacional, há três meses. Pode ser que seja isso. Ainda enquanto todos os usuários estavam conectados eu fiz muitos ajustes no samba, entre outras coisas. Vou tentar chegar de madrugada na empresa e dar um boot na máquina, e ver o que acontece.

quanto aos parâmetros do samba que vc sugeriu, eu realmente não os conheço. Na verdade não tenho nenhum problema com este servidor, nesta empresa, para o compartilhamento de arquivos. Mas quem sabe... não custa tentar.

Obrigado mais uma vez. Se o problema for solucionado, postarei aqui.