Instalação FPC

Iniciado por irobot, 11 de Setembro de 2012, 15:39

tópico anterior - próximo tópico

irobot

Olá amigos,

Baixei o pacote do Freepascal diretamente da sourceforge, por se tratar de uma versão mais atual, e usei script em shell que veio no pacote que automatiza toda a instalação do novo pacote. A instalação foi bem sucedida, mas não consigo utilizar o programa com ele já instalado. As pastas criadas estão aqui em minha máquina, aparentemente tudo certo, mas é como se o não tivesse sido instalado.

O que fazer? Preciso de ajuda.

jkmsjq

Vê se esse link te serve.

Como o tutorial explica, porque não tenta instalar diretamente pela Central de Programas do Ubuntu ou então pelo Synaptic?

Já tentou experimentar instalar também o Lazarus via Central de Programas do Ubuntu ou então pelo Synaptic?
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

irobot

Eu tinha ele instalado, inclusive instalei ele pelo terminal, mas uso o Lazarus que precisa da versão mais atualizada no FPC do que a oferecida pelos repositórios do Ubuntu. Minha única opção foi instalar via download convencional.

irtigor

Você tem que fornecer maiores detalhes: qual é a mensagem que te indicou sucesso na instalação? quais são os diretórios criados? qual é a mensagem que aparece quando você tenta usá-lo?

irobot

No fim da instalação escreveu "End of instalation", se não me engano. Foi criado a pasta fpc-2.6.0 na minha home. Quando tento usar o programa é exibida a mensagem de que ele não está instalado e me dando a sugestão de instalar via apt-get.

irtigor

Isso acontece porque ele não está em nenhum dos diretórios da variável PATH. Se é absolutamente necessário usar essa versão, prefira o empacotado (.deb): http://sourceforge.net/projects/lazarus/files/

irobot

Certo, pelo que entendi está tudo certo, só preciso colocar o local onde se encontra o binário do programa na variável PATH pra meu programa ser iniciado após uma chamada pelo terminal, correto?
Se for isso como incluir o endereço do binário na variável de forma permanente?

irtigor

Pode parecer tentador, mas mesmo que seja só isso (é apenas o melhor cenário, não o único), você já vai viver com um estranho, o melhor é que as partes afetadas saibam: em outras palavras, baixe e instale o deb. Depois, por curiosidade ou sei lá, você pode pesquisar mais sobre o PATH; tem material de sobra na internet, e se surgirem dúvidas, você pode perguntar aqui.

irobot

Beleza... vou fazer isso. Agora como excluir todos os resquicios do que foi instalado em meu computador?

jkmsjq

Citação de: irobot online 12 de Setembro de 2012, 01:01
Beleza... vou fazer isso. Agora como excluir todos os resquicios do que foi instalado em meu computador?

Siga a dica desse posto daqui do fórum: Como desinstalar um programa: mesmo!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz