Onde encontro as notas do Tomboy?

Iniciado por andpensador, 11 de Setembro de 2012, 14:34

tópico anterior - próximo tópico

andpensador

Parceiros, eu utilizava o Tomboy Notas e, após atualizar o sistema para o Ubuntu 12.04 LTS, minhas notas sumiram do desktop.  ???
Ao abrir o Tomboy e pesquisar notas, aparecem apenas algumas poucas notas antigas, de quando instalei o Ubuntu pela primeira vez...
De lá para cá, escrevi diversas outras notas que ficavam disponíveis na área de trabalho quando o sistema iniciava.
Não creio que a atualização tenha simplesmente deletado todas as notas, mas procurei com o Nautilus nas pastas de nome Tomboy e não localizei-as.
Alguma orientação?
[]

irtigor


andpensador

Citação de: irtigor online 11 de Setembro de 2012, 14:46
Onde você olhou? https://live.gnome.org/Tomboy/Directories

Olá!
Eu fui no Nautilus e pesquisei por "tomboy". Localizei 4 pastas:
- uma em /usr/share/gnome/help
- outra /usr/share/doc
- /usr/share
- /usr/lib

E um monte de arquivos "tomboy.mo", um monte de imagens .png e de atalhos, e mais alguns .txt e .sh e outros.
Qual a extensão que deveriam estar as notas?

irtigor

O shell substitui o til pelo diretório do seu usuário, então "~/.local/share/tomboy/" é o mesmo que "/home/seu-nome-de-usuario/.local/share/tomboy/". Diretórios começados com um ponto ficam ocultos por padrão, no nautilus aperte ctrl+h para torná-los visíveis.

andpensador

Citação de: irtigor online 11 de Setembro de 2012, 18:03
O shell substitui o til pelo diretório do seu usuário, então "~/.local/share/tomboy/" é o mesmo que "/home/seu-nome-de-usuario/.local/share/tomboy/". Diretórios começados com um ponto ficam ocultos por padrão, no nautilus aperte ctrl+h para torná-los visíveis.

Olá!
Não sabia desse atalho de teclado para exibir pastas ocultas. Obrigado pelo conhecimento transmitido!
Na citada pasta, encontro apenas 6 arquivos do tipo: application/x-note (application/x-note).
De início, pensei serem as notas (mas, já fiquei preocupado por aparecer apenas 6, pois eu tinha umas vinte notas na área de trabalho...).
Porém, quando tento abrir algum desses arquivos, o sistema retorna: Não existe aplicativo instalado para os arquivos tipo application/x-note.
Se peço para procurar o aplicativo, uma nova janela informa: tipo application/x-note não é suportado.
O que ainda estou fazendo de errado?

irtigor

As notas devem ser arquivos xml: https://live.gnome.org/Tomboy/NoteXmlFormat

Use um editor de texto: gedit, nano...

andpensador

Citação de: irtigor online 11 de Setembro de 2012, 18:23
As notas devem ser arquivos xml: https://live.gnome.org/Tomboy/NoteXmlFormat

Use um editor de texto: gedit, nano...

Aí é que está o pro. Na pasta ~/.local/share/tomboy/ não tem nenhum arquivo .xml.
Nesta pasta, só encontrei 6 arquivos do tipo: application/x-note (application/x-note).
Abrindo esses arquivos pelo Gedit,  pensei tratarem-se de configurações do programa ou algo assim... Mas, depois notei que no meio de um monte de caracteres que não fazem sentido algum para mim aparecia o que seria uma nota padrão do programa, que aparece logo quando a gente o instala.
Por exemplo, um dos arquivos encontrados aparece assim no Gedit:

"<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<note version="0.3" xmlns:link="http://beatniksoftware.com/tomboy/link" xmlns:size="http://beatniksoftware.com/tomboy/size" xmlns="http://beatniksoftware.com/tomboy">
  <title>Utilizando links no Tomboy</title>
  <text xml:space="preserve"><note-content>Utilizando links no Tomboy

Notas no Tomboy podem ser vinculadas entre si destacando o texto na nota atual e clicando no botão <bold>Link</bold> acima na barra de ferramentas. Isso criará uma nova nota e o título da nota atual ficará sublinhado.

Modificações no título de uma nota atualizará os links presentes em outras notas. Isto previne a ocorrência de links quebrados quando uma nota for renomeada.

Além disso, se você digitar o nome de outra nota na sua nota atual, o link será automaticamente estabelecido para você.</note-content></text>
  <last-change-date>2009-12-07T00:35:26.8486080-03:00</last-change-date>
  <last-metadata-change-date>2009-12-07T00:35:26.8486080-03:00</last-metadata-change-date>
  <create-date>2009-12-07T00:35:26.8106100-03:00</create-date>
  <cursor-position>0</cursor-position>
  <width>0</width>
  <height>0</height>
  <x>-1</x>
  <y>-1</y>
  <open-on-startup>False</open-on-startup>
</note>"


Estou começando a crer que perdi minhas notas na atualização...
Mas, me surpreende uma falha tão grotesca! Para mim, não faz sentido algum.

irtigor

Sim, esse xml que você copiou e colou é uma nota. Ainda há a possibilidade das suas notas existirem, esse é o diretório que atualmente é padrão, você podia estar usando outro.

andpensador

Citação de: irtigor online 11 de Setembro de 2012, 20:13
Sim, esse xml que você copiou e colou é uma nota. Ainda há a possibilidade das suas notas existirem, esse é o diretório que atualmente é padrão, você podia estar usando outro.

Pois é. Mas, olhando nesse link que você me passou (https://live.gnome.org/Tomboy/Directories), vi que desde a versão 0.15.6 do Tomboy é utilizado este diretório que você mencionou. As versões anteriores usavam este: ~/.tomboy/
Contudo, pesquisei por este último diretório e ele sequer existe aqui.
Além disso, no diretório ~/.local/share/tomboy/ verifiquei que da meia dúzia de notas salvas está uma nota de teste que redigi em 12/2009, assim que habilitei o programa pela primeira vez. Ou seja, aparentemente, a meu ver, é este diretório onde deveriam estar sendo salvas todas as notas. O interessante é que esta nota eu tinha apagado (ou, ao menos, pensei ter apagado, pois ela não aparecia mais dentre as notas na minha área de trabalho no Ubuntu 10.04).
Escrevi uma nova nota agora p/testar e vi que ela foi realmente para a pasta ~/.local/share/tomboy/
Constatei também uma mudança no funcionamento do programa. A nova nota não fica aparente na área de trabalho (estilo um post-it) como antes.
Ele só salva a nota no programa e para consulta-la tenho que rodar o Tomboy e pesquisar as notas. A meu ver, perdeu um pouco a praticidade...
Mas, críticas ou desconhecimento à parte, continuo sem achar minhas notas...
Por último, pesquisei no Nautilus pelos termos "note" e ".xml", dentro da minha pasta pessoal e da raiz, mas não obtive êxito na procura. Também não sei se nesta pesquisa aparecem os arquivos e pastas ocultos...

Resumindo, ainda continuo sem acesso às minhas notas. :(

andpensador

O pior é que ainda não obtive solução para recuperar minhas notas do Tomboy e estou só com essa pendência para tentar resolver um problema igual ao que esse cara relatou http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,94936.0.html .
Para aquele problema, vi nessa outra discussão http://www.vivaolinux.com.br/topico/vivaolinux/Verificacao-de-disco-no-boot-do-ubuntu-1204 que poderia tentar realizar uma instalação limpa do Ubuntu para resolver.
O ponto crucial, no entanto, é que não quero formatar e reinstalar o Ubuntu enquanto não localizar as notas do Tomboy que sumiram na atualização do 10.04 para o 12.04...