Dúvidas iniciais - começando do 0....

Iniciado por xicognu, 10 de Setembro de 2012, 20:47

tópico anterior - próximo tópico

xicognu

Me apaixonei recentemente pelo linux, e decidi entrar definitivamente nesse campo e nesse modo de vida, pois, todo o conhecimento aqui adquirido desejo levar a outras pessoas que consideram o GNU/Linux complicado, inacessível, inviável e outros "ins" da vida em TI.

Pra principio de conversa, sou analista de suporte, com especialização em Rede Windows e Eletrônica. Estou começando do 0, e atualmente estou fazendo dois cursos em Vídeo aula (www.certificacaolinux.com.br e www.linuxbrasil.org.br), porém, tem dúvidas que prefiro tirar nos foruns, visto que são mais específicas e mais aprofundadas... sei que aqui posso encontrar um suporte melhor que nos cursos.

Minhas dúvidas iniciais são:

1º A ordem de reconhecimento dos HD's Satas ficaria dessa forma abaixo?

Digamos que tenho um HD sata 320GB ligado na porta SATA1 da MB com duas partições, ficaria /dev/sda1 e /dev/sda2 ?
Digamos que liguei um HD Sata 1TB na porta SATA4 da MB com 1 partição somente, o linux iria mapear como /dev/sdd1 ?

2º De 6 em 6 meses é lançado uma nova versão do Ubuntu (exemplo) porém, eu quero implementar em alguns computadores da minha rede o 10,4, visto que o mesmo é fácil de manusear e é utilizado nos cursos em vídeo aula que estou fazendo. Considerando que o tempo de vida (suporte) de cada linux é de 3 anos (lts pra desktop), se eu quiser deixar ele na minha rede, mesmo depois de vencido o prazo de suporte, eu terei algum problema de incompatibilidade com novos softwares ou com algum outro fator?

3º O complicado dessa quantidade de novas versões do Ubuntu (por exemplo) é que estou me acostumando com o 10.04, e quando instalei o 12, o layout é todo diferente e as barras não existem como na versão anterior informada. Existe uma forma de deixar o desktop do 12 parecido com o 10.04?

A principio essas são minhas dúvidas. Gostaria de pedir ajuda aos membros do forum.

Abçs

Francisco Júnior
francisco.gnu@gmail.com

Sergio Benjamim

Vc leu as regras do fórum? tira esse help do título do tópico antes que vá para a quarentena
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

xicognu

Citação de: Sergio Benjamim online 10 de Setembro de 2012, 21:05
Vc leu as regras do fórum? tira esse help do título do tópico antes que vá para a quarentena

Valeu Sergio pela observação. Ficarei mais atento nos próximos posts.

Sergio Benjamim

Citação de: xicognu online 10 de Setembro de 2012, 20:47
2º De 6 em 6 meses é lançado uma nova versão do Ubuntu (exemplo) porém, eu quero implementar em alguns computadores da minha rede o 10,4, visto que o mesmo é fácil de manusear e é utilizado nos cursos em vídeo aula que estou fazendo. Considerando que o tempo de vida (suporte) de cada linux é de 3 anos (lts pra desktop), se eu quiser deixar ele na minha rede, mesmo depois de vencido o prazo de suporte, eu terei algum problema de incompatibilidade com novos softwares ou com algum outro fator?

Vc quis dizer a versão 10.04 correto? Ela é uma boa versão, mas logo logo vai estar perdendo o suporte, ou seja, não saíra mais atualizações e correções de bugs, embora vc consiga instalar programas ainda nela, modificando os repositórios. Ela tem suporte até abril de 2013. E se vc quiser instalar novos programas (como versão atualizada do LibreOffice ou o Google Chrome) há repositórios especificos para isso.
O tempo de vida do LTS agora é de 5 anos a partir da versão 12.04. Recomendo vc tentar esta versão, há um ótimo tutorial/guia: Ubuntu - Guia do Iniciante 2.0.

Citação de: xicognu online 10 de Setembro de 2012, 20:47
3º O complicado dessa quantidade de novas versões do Ubuntu (por exemplo) é que estou me acostumando com o 10.04, e quando instalei o 12, o layout é todo diferente e as barras não existem como na versão anterior informada. Existe uma forma de deixar o desktop do 12 parecido com o 10.04?

Existe sim, conhece o Gnome Classic? Ele é um desktop mais tradicional, parecido um pouco com o Gnome 2, usado no Ubuntu 10.04. Procure por gnome-session-fallback na central de programas, não tenho certeza se já vem instalado no sistema. Mais dicas veja em Ubuntu 12.04 traz Gnome Classic similar ao Gnome 2 e Como aceder ao menu das opções do painel do Gnome-Classic (Há mais informações por aí na net).

Ioca100

Bem, primeiramente, bem-vindo ao nosso Fórum e desejo que seja muito proveitoso esse convívio. Quanto à primeira pergunta vamos aguardar outro colega que saiba mais sobre essas partições, mas existe um comando que  mostra como estão particionados os hds :  sudo fdisk -l
é só copiar e colar no terminal, depois digitar a senha(que não vai aparecer, mas é assim mesmo) e dar enter;
As outras perguntas já foram respondidas brilhantemente pelo colega Sérgio.

Boa sorte.

Usuário Linux- 449417

Sergio Benjamim

Citação de: Ioca100 online 10 de Setembro de 2012, 21:34
Bem, primeiramente, bem-vindo ao nosso Fórum e desejo que seja muito proveitoso esse convívio. Quanto à primeira pergunta vamos aguardar outro colega que saiba mais sobre essas partições, mas existe um comando que monstra como estão particionados os hds :  sudo fdisk -l
é só copiar e colar no terminal, depois digitar a senha(que não vai aparecer, mas é assim mesmo) e dar enter;

Boa sorte.

Para mostrar/saber as partiçoes na sua máquina, vc pode também usar interface gráfica. Procure por GParted na Central de Programas, ele é muito bom, se não um dos melhores programas para criar/formatar/alterar partições, e tem suporte a vários sistemas de arquivos, como os nativos do Linux, EXT3, EXT4 e BTRFS, e até o proprietários da M$, como FAT, FAT32 e NTFS.

Passei o site errado no último post, agora tá certo

Obs: não entendi ainda "começando do O..."

irtigor

...
...

Não, a primeira unidade identificada recebe o primeiro nó disponível e assim sucessivamente; então, considerando uma única controladora, você vai ter as partições sda1, sda2 e sdb1. Pra maiores detalhes, procure ler sobre o udev.

sigur

Citação de: Sergio Benjamim online 10 de Setembro de 2012, 21:42

Talvez sua fonte não ajude. Ele quis dizer 'começando do zero'.

Sergio Benjamim

Citação de: sigur online 10 de Setembro de 2012, 22:36

hahaha, blz, tá valendo  ::)

xicognu

Citação de: Sergio Benjamim online 10 de Setembro de 2012, 21:26

Vc quis dizer a versão 10.04 correto? Ela é uma boa versão, mas logo logo vai estar perdendo o suporte, ou seja, não saíra mais atualizações e correções de bugs, embora vc consiga instalar programas ainda nela, modificando os repositórios. Ela tem suporte até abril de 2013. E se vc quiser instalar novos programas (como versão atualizada do LibreOffice ou o Google Chrome) há repositórios especificos para isso.
O tempo de vida do LTS agora é de 5 anos a partir da versão 12.04. Recomendo vc tentar esta versão, há um ótimo tutorial/guia: Ubuntu - Guia do Iniciante 2.0.

Valeu Sérgio... Vou baixar o material e estudar o quanto antes.

Existe sim, conhece o Gnome Classic? Ele é um desktop mais tradicional, parecido um pouco com o Gnome 2, usado no Ubuntu 10.04. Procure por gnome-session-fallback na central de programas, não tenho certeza se já vem instalado no sistema. Mais dicas veja em Ubuntu 12.04 traz Gnome Classic similar ao Gnome 2 e Como aceder ao menu das opções do painel do Gnome-Classic (Há mais informações por aí na net).

Como tô virtualizando o 12 agora, vou testar o comando depois... valeu pela ajuda e atenção....

xicognu

Citação de: Ioca100 online 10 de Setembro de 2012, 21:34
Bem, primeiramente, bem-vindo ao nosso Fórum e desejo que seja muito proveitoso esse convívio. Quanto à primeira pergunta vamos aguardar outro colega que saiba mais sobre essas partições, mas existe um comando que  mostra como estão particionados os hds :  sudo fdisk -l
Boa sorte.

Valeu grande Ioca100 - Espero aprender muito aqui no forum!! Abçs!

xicognu

Citação de: irtigor online 10 de Setembro de 2012, 22:31
...
...

Não, a primeira unidade identificada recebe o primeiro nó disponível e assim sucessivamente; então, considerando uma única controladora, você vai ter as partições sda1, sda2 e sdb1. Pra maiores detalhes, procure ler sobre o udev.

Valeu irtigor - vou dar uma pesquisada sobre o assunto ainda hoje... Abçs!

xicognu

Citação de: sigur online 10 de Setembro de 2012, 22:36

Realmente, eu digitei 0 (zero), porém, não sei qual foi a interpretação dada por Sérgio... kkkkk Abçs!