Quais são as 5 coisas que vocês fazem depois de instalar o Ubuntu?

Iniciado por garfo, 09 de Setembro de 2012, 14:15

tópico anterior - próximo tópico

agente100gelo

Instalar:

1. gnome-shell.
2. extensões gnome-shell.
3. tema gnome-shell.
4. papel de parede.
5. ubuntu-restricted-extras.

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

cygnusx-1

bmota

Citação de: Super Tux online 10 de Setembro de 2012, 02:36
Citação de: bmota online 09 de Setembro de 2012, 17:48
1- trocar papel de parede
2-adicionar repositórios
3-instalar um emulador de nitendo 64 pra eu jogar mario kart ;D ;D
4-instalar crhome,opera,mozila (é,uso os três)
5-jogar mario kart ;D ;D ;D

Já testou o Super Tux Kart?
tambem jogo,mas jogo ele mais com meu irmão ;D
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

abdo

Na verdade agora são muito mais do que apenas 5, explico

Me amarrei na possibilidade de instalar através do cd minimal então ao terminar a Instalação só temos o sistema básico. daí começamos com xinit, slim, openbox, pcmanfm, medit, seamonkey (ou o seu navegador preferido).

Isto feito vamos instalar algumas ferramentas uteis:
synaptic ou a central de programas
um terminal (lxterminal)
Gdebi
java (openjdk6-jre) + icedtea
xcompmgr - para termos transparencia
adobe flash plugin
um painel - tint2 ou lxpanel
bluetooth + blueman
obmenu
conky
nitrogen - para gerenciar papeis de parede

Agora já temos um Ubuntu razoável funcionando, falta incrementar com mais alguns aplicativos básicos tais como
abiword/gnumeric ou libreoffice
gimp
inkscape
um visualizador de imagens
uma calculadora
cheese ou guvcview
um visualizador de pdf's (evince)
pysolfc - joguinhos básicos

Pronto temos agora um Ubuntu com Openbox mais rápido que o Bip-Bip

quem quiser basta entrar no synaptic e baixar
gnome-desktop
kubuntu-desktop
lubuntu-desktop
xubuntu-desktop
ou então
unity

Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

garfo

CitarNa verdade agora são muito mais do que apenas 5, explico

Me amarrei na possibilidade de instalar através do cd minimal então ao terminar a Instalação só temos o sistema básico. daí começamos com xinit, slim, openbox, pcmanfm, medit, seamonkey (ou o seu navegador preferido).

Isto feito vamos instalar algumas ferramentas uteis: [...]

Deve dar uma trabalheira fazer isso tudo...  :o
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

abdo

Citação de: garfo online 10 de Setembro de 2012, 22:23
Deve dar uma trabalheira fazer isso tudo...  :o

boas Garfo na verdade nem muito trabalho, veja

assim que voce acaba de instalar o sistema básico e reinicia o pc voce cai numa tela preta pedindo seu login, lógico não tens nenhum sistema gráfico instalado.

então digitas como se estivesse em um terminal

sudo apt-get install xinit slim openbox synaptic

pronto, com o xinit terás todo o sistema gráfico (X)
com o slim terás a tela de login
com o openbox terás o gerenciador de janelas
com o synaptic terás todos os pacotes disponíveis

Agora reinicias o pc, faz o teu login e cais no openbox, chama o synaptic pelo emulador de terminal do openbox e instalas todo o resto de uma só vez.
Aproveita o inverno rigoroso aqui do Rio, com temperaturas de cerca de 30º e tomas uma cerveja enquanto o pc trabalha.

Acabou...

Aí sim vem a pegadinha, o que dará trabalho, que é configurar tudo, mas tem muitos sites na net que te dá as dicas assim como este que foi meu guia...
Mundo Gnu

abcs
abdo

Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Supermouse

1 - suspiro ante o que me espera
2 - tento arrumar os problemas constantes com superaquecimento e cooler voando, normalmente instalando um outro kernel
3 - tento fazer minha placa de vídeo funcionar, normalmente tentando instalar os drivers da ATI, já que os do software center não funcionam para mim nem com o kernel padrão do Ubuntu
4 - descubro que o meu sistema quebrou completamente, de forma irrecuperável, aceito meu destino e reinstalo tudo
5 - suspiro ante o que me espera...

Brincadeiras a parte, é mais ou menos isso o que eu faço. Eventualmente funciona, aí eu instalo o Chrome, um tema menos feio que o padrão, o CodeBlocks e alguns emuladores de videogames antigos.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

bmota

rsrsrsrsrs, supermouse, qual a marca e configuração do seu pc ?
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

garfo

Citação de: Supermouse online 11 de Setembro de 2012, 20:49
1 - suspiro ante o que me espera
2 - tento arrumar os problemas constantes com superaquecimento e cooler voando, normalmente instalando um outro kernel
3 - tento fazer minha placa de vídeo funcionar, normalmente tentando instalar os drivers da ATI, já que os do software center não funcionam para mim nem com o kernel padrão do Ubuntu
4 - descubro que o meu sistema quebrou completamente, de forma irrecuperável, aceito meu destino e reinstalo tudo
5 - suspiro ante o que me espera...

Brincadeiras a parte, é mais ou menos isso o que eu faço. Eventualmente funciona, aí eu instalo o Chrome, um tema menos feio que o padrão, o CodeBlocks e alguns emuladores de videogames antigos.

Linux no geral não se dá bem com hardware novos (ou até mesmo alguns mais antigos). Mas hoje a coisa até que tá "aceitável", já houve tempos mais tenebrosos (1999~2003).  ;D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

haereticus

Citação de: garfo online 12 de Setembro de 2012, 09:11
Linux no geral não se dá bem com hardware novos (ou até mesmo alguns mais antigos). Mas hoje a coisa até que tá "aceitável", já houve tempos mais tenebrosos (1999~2003).  ;D

Eu comprei o notebook da assinatura, já veio filé para instalação do Ubuntu mais antes tive de tirar o temivel UEFI Boot Secure que veio ativado de fábrica pela Bios, removi em 5 minutos a trava e instalei o Ubuntu tá show aqui.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Supermouse

Eu uso um HP dm1-3260br, o problema dele é que ele usa a tecnologia AMD Vision.

Ele tem um processador AMD E-350 e uma placa de vídeo Radeon 6350. O pior é que eu ouvi falar que o Ubuntu a partir da 11.04 já dava suporte a essa tecnologia (em 2011 eu nao tinha esse note), só que não adianta, no 12.04, por exemplo, logo ao instalar ele, o cooler sai voando. Além disso, ele não faz o scaling do processador, e os drivers da placa de vídeo não funcionam.
E isso nem é um problema do Linux, é alguma coisa do Ubuntu, porque no OpenSuSE 12.1 isso tudo funciona normalmente. Só que eu gosto mais de sistemas baseados em .deb, e, por alguma razão, por mais que eu tenha usado trocentas outras distros e gostado delas, e por mais que o Ubuntu me decepcione com alguns detalhes, eu gosto dele, e acabo sempre voltando.

Agora que eu deixei tudo ajeitado, não tenho intenção de sair dele.

Mas isso já é rant. Pra ficar on-topic, vou reforçar o que eu acho importante após instalar o Ubuntu:

- instalar quaisquer drivers que estejam faltando (principalmente vídeo)
- instalar o Chrome/Chromium. Por mais que o Firefox seja bom, ultimamente eu tenho percebido que no Linux ele tem sido mais lento e instável do que no Windows, e o Chromium é uma excelente opção
- instalo python, ruby, o build-essentials e o codeblocks
- emuladorzinho de SNES
- troco o tema

e só. Nem chega a ser 5 coisas, porque trocar o tema não é nada de mais. Eu não considero a instalação dos codecs, porque eu deixo eles instalados já na instalação do sistema, e também não tenho nada contra usar os aplicativos padrão do Ubuntu, como o Rhytmbox, o Totem e o LibreOffice.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

bmota

eu voltei.....