Falta de verificação automática do sistema no Oneiric Ocelot

Iniciado por isabelgobbo, 01 de Setembro de 2012, 09:08

tópico anterior - próximo tópico

isabelgobbo

Depois que instalei o Ubuntu 11.10 ocorrem muitos bugs, principalmente com as janelas e vários travamentos.

O problema é que não estão sendo feitas as verificações automáticas do sistema depois que eu sou obrigada a reiniciar ou desligar o sistema pelo botão reset.

Na verdade já inicializei várias vezes o sistema e aquela checagem chata mas necessária não acontece.

Meu Windows Vista deu problema e tive de apagar a partição  e reformatar pelo Gparted em ntfs mas ao tentar instalar o Windows Vista 32 bits, no momento de escolher a partição sda1, não instala, dá uma mensagem dizendo que o sistema de arquivos (ou algo assim) não permite a instalação do Windows. Mandei escluir e formatar e volta na mesma mensagem.

Será que meu HD está com problemas ou meu driver de DVD estragou já que está muito lento para carregar qualquer CD de boot.

Será que a  instalação do Ubuntu 11.10 corrompeu meu HD?

HD Seagate 500GB sataII
comando sudo fdisk -l

isabel@isabel:~$ sudo fdisk -l
[sudo] password for isabel:

Disk /dev/sda: 500.1 GB, 500107862016 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 60801 cylinders, total de 976773168 setores
Unidades = setores de 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0xd089d089

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1            2048   614404095   307201024    7  HPFS/NTFS/exFAT
/dev/sda2   *   614405925   718764164    52179120   83  Linux
/dev/sda3       718764165   972507135   126871485+  83  Linux
/dev/sda4       972507136   976773119     2132992   82  Linux swap / Solaris

Já usei o comando  sudo fsck /dev/sda1 -y

pelo live dvd e no Ubuntu 11.10, não deu nenhum resultado.

Também o comando sudo ntfsfix /dev/sda1
mas sem o windows intalado não vai checar pelo chkdsk.
Já dei o comando pelo terminal do DVD do vista mudando o disco para C:>
e não deu nada errado.

Alguém pode me dar uma idéia do que fazer e porque a checagem automática não está sendo feita?

Isabel ,Desktop: MB Asus 85B-Plus,Processador Intel Core i5-4430, 1º HD Sata II Seagate 500 GB,2º HD Sata II 500GB, Vga GeForce 9500GT, 4 GB DDR3-1600, ODD Opticart, Fonte Corsair VX 450W, Monitor AOC LED 22", Gab. Cooler Master 450 Silencio, Ubuntu 18.10 64 , Win. 7 Pro 32 bits; Debian 7.1, 32 bits

Willder

Olá Isabel!

Bem, primeiro de tudo, o Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot tem sim muitos erros, mas você não devia está usando ele. A versão 12.04 do sistema já foi lançada faz um bom tempo - abril de 2012 - e ela é uma versão LTS. Versões LTS são versões com 5 anos de suporte e são feitas para serem usadas em ambiente de produção, ou seja estáveis e leves. As outras versões do sistema, como só tem 6 meses de desenvolvimento, podem ter muitos erros e ser instáveis, como foi o Oneiric Ocelot, são nelas que aparecem as 'novidades' mas essas novidades em geral só ganham estabilidade com uma versão LTS.

Assim, recomendo fortemente que você instale ou atualize para a versão 12.04.

Quanto a instalar o Windows Vista, creio que o erro ocorre não porque o HD está com problemas, mas sim porque a partição não está em um formato reconhecido pelo sistema: os Windows só podem ser instalados em partições NTFS, assim coloque o DVD de instalação do Vista e formate por ele uma partição livre.

Agora, reinicializações forçadas podem sim danificar o HD, assim como quedas de energia, desligamentos pelo estabilizador, etc.

Mas repito, dê uma chance para a versão 12.04, se é para usar o Vista no lugar dela acho que você não vai se arrepender.  ;)

Outra coisa, recomendo usar a versão 12.04 em uma instalação limpa, ou seja não faça uma atualização. Baixa a .iso do sistema, grave em um DVD virgem, copie os dados importantes do seu computador para pendrive ou DVD, e instale a versão 12.04 fazendo uma formatação. Isso vai ajudar a impedir que ocorram problemas por causa da versão 11.10 instalada e, na pior das hipóteses, se você não gostar basta instalar o Vista.

Se tiver dúvidas, é só perguntar.  :D

isabelgobbo

Eu formatei a partição para o windows vista em ntfs, pelo Gparted e pelo próprio DVD do Vista, a partir daí ele não reconhece o sistema de arquivos e não continua a instalação.

Não estão ocorrendo mais as verificações do sistema pelo Ubuntu 11.10 depois de resetar quando o sistema trava e não consigo desligar ou reinicializar com teclas de atalho para destravar o sistema.

Minha irmã só usa windows e o Ubuntu não tem uma feramenta como o Nero Cover para criar o folheto com as músicas quando quero gravar um CD de música.
Tem páginas Web que só abrem pelo IE e pelo Wine ele não funciona.
Tem alguns aplicativos que rodam só em Windows.

Gostaria de saber se tem alguma ferramenta ou comando para checar as partições raiz e home do Ubuntu 11.10 ao inicializar.

Pela minha tabela de partições dá para ver que minha home está em partição separada e toda vez que instalo uma nova versão do ubuntu, tenho que deletar arquivos e pastas da home, senão uma,  versão nova entra em conflito e as vezes nem inicializa.

Agora não vou instalar o Ubuntu 12.04 pois não quero perder dados que são do windows e a quantidade é muito grande para backup, teria de comprar hd externo  e não sei se não vou ter de comprar outro HD caso o meu esteja com problemas ou mesmo o mesmo trocar o drive de DVD que está muito lento.

Depois do Lucid Lynx não consegui mais instalar driver proprietário da Nvidia, pode ser problema da minha placa de vídeo que é ruim (Geforce 7300 Le) e mesmo no Lucid Lynk eu só conseguia instalar um driver mais antigo e não a última versão.
Se instalo cai em tela preta e tenho de reinstalar  tudo de novo.

Será que tem como checar problemas no Driver de DVD também?

Isabel ,Desktop: MB Asus 85B-Plus,Processador Intel Core i5-4430, 1º HD Sata II Seagate 500 GB,2º HD Sata II 500GB, Vga GeForce 9500GT, 4 GB DDR3-1600, ODD Opticart, Fonte Corsair VX 450W, Monitor AOC LED 22", Gab. Cooler Master 450 Silencio, Ubuntu 18.10 64 , Win. 7 Pro 32 bits; Debian 7.1, 32 bits

Willder

Olá Isabel!

Bem, eu não sou muito experiente em hardware então vamos por parte:

É prejudicial ao HD desligar ele forçadamente, ou seja reinicializações pelo botão do gabinete, quedas de energia e desligamentos pelo estabilizador. Mesmo assim, acho que o HD não está com problemas pois embora desligamentos forçados não façam o Ubuntu exibir uma mensagem de alerta como no Windows, ele exibiria mensagens que o HD está com problemas caso detectasse.

Se você instalar o Windows Vista, seu Ubuntu não iniciaria mais, pois os Windows removem os inicializadores do Ubuntu (Microsoft, sabe como é...). Além disso, como o Windows abre apenas partições em NTFS, FAT32 e FAT (Microsoft, sabe como é...), você não poderia acessar esses dados e lhe faria ter de fazer backup de toda maneira.

Assim, eu recomendo que faça backup, pois o HD estando com problema ou não, é melhor prevenir. Se não quer comprar um HD esterno, compre DVD's e vá dividindo os dados neles, eles tem um custo muito pequeno para um bom espaço de armazenamento.

Depois disso, apague todas as partições e tente instalar o Vista, ou leve o computador para um técnico pois só ele poderá dizer se o HD está com problema.

Eu não posso lhe orientar sobre a instalação do Windows Vista pois esse é um fórum sobre o Ubuntu, e tópicos assim são mandados para a Quarentena, portanto acho que você deveria mandar para um técnico mesmo.

Espero ter ajudado!  :D

Edit:
Isabel acho que deixei uma pergunta sem resposta: Os drivers.

Drivers para o Linux é sempre uma questão complicada pois os fabricantes não dão muita atenção para eles, e juntando isso com uma placa de vídeo ruim, as vezes a placa acaba não dando conta nem mesmo da interface do sistema corretamente. Recomendei o Ubuntu 12.04 pois ele provavelmente é mais rápido e estável, então mesmo os drivers não sendo bons talvez seja uma boa escolha.

Assim, embora provavelmente os drivers da sua placa de vídeo para o Windows Vista tenham recebido mais atenção e sejam melhores, é bom lembrar que o Vista tem a fama de ser pesado e instável, assim é bem provável que também não rode adequadamente.

Não ficou claro se você quer instalar o Vista para copiar seus arquivos e depois largar o Ubuntu, mas se ainda for usar o Ubuntu, você pode testar uma interface mais leve, recentemente eu testei duas: o Xfce e o Cairo-dock.

O Xfce é provavelmente mais leve que o Windows XP, mas ainda assim é bonito e estável.
Já o Cairo-dock não é leve propriamente dito, pois ele tem muitos efeitos (que são bem bonitos), mas ele reduz o consumo de RAM então creio que deve deixar o computador mais rápido e estável também.

Repito que não posso ajudar aqui sobre a instalação do Windows Vista e, se você tiver dúvidas sobre o HD, leve ele para um técnico, pois só ele vai poder resolver isso.

Agora sim: Espero ter ajudado!  :D

Willder

Isabel, acho que ainda deixei outra pergunta sem responder: você quer saber sobre um programa para verificar problemas no disco, não? O titulo do tópico não deixa muito claro isso.

Bem, eu uso o Ubuntu faz pouco tempo, assim não sei nenhum programa para verificar problemas no HD. Mas acho que o Ubuntu assim como o Windows possui um utilitário nativo para isso, mas repito, sou novato e nunca usei. Assim, pesquise por "Verição de disco Ubuntu" que provavelmente você encontrará o que precisa.

Para reforçar que acho que o HD não está com problema, temos a formatação dele que você disse que fez, ela não seria concluída se o HD estivesse com problemas.

Assim, você deve procurar suporte para o Windows, não aqui.

zekkerj

Olá isabelgobbo,

respondendo ao seu questionamento, o sistema pode sim ser configurado para verificar automaticamente os sistemas de arquivos ao iniciar. Essa configuração está no arquivo /etc/fstab, cada linha tem dois números ao final; o primeiro número não nos interessa agora. O segundo é o que controla esse comportamento; quando está igual a zero, o sistema não será verificado no boot.

Quando igual a um, o sistema será o primeiro a ser checado no boot. Apenas o sistema de arquivo raiz deve ser configurado com esse valor.

Quando igual a dois, o sistema de arquivos será checado após o sistema de arquivos raiz ser checado.

Qualquer outro valor além de 0, 1 ou 2 é inválido, até onde eu sei.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

isabelgobbo

Obrigado, na ultima vez que liguei o Ubuntu 11.10 ele fez a verificação automática, não sei se foi após alguma atualização que resolveu o problema, mas vou ver se o a opção 2 está marcada para checar a partição home também.

Meu pc foi para o técnico para ver se instala o windows na primeira partição primária.

Eu tentei várias vezes e não fui adiante da formatação, não sei se o Ubuntu está impedindo a instalação, se tem bad blocks no começo do hd, vírus, malware ou qual é o problema.

Se eu tiver de trocar HD vou colocar o Windows em hd diferente e ficar com o Ubuntu no hd velho.

Alguém pode me indicar como fazer dual boot com hds diferentes, pesquisei no Google e só encontrei aquele programa easybcd que eu não gosto ou editando grub antigo, nada sobre o grub 2, com OS Windows e Ubuntu em HD sata diferentes.

O google anda meio fraco para certas pesquisas.

Alguém pode me indicar um local com um tutorial sobre isso que seja mais atual?

zekkerj

Basta instalar e escolher no setup do BIOS qual dos HDs vai dar boot.
Se der boot pelo Ubuntu, vc pode adicionar um controle ao grub pra dar boot no Window.
Se der boot no Windows, normalmente não é possível dar boot no Linux.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

isabelgobbo

Com relação ao problema do HD pode ser que eu esqueci de colocar a partição ntfs com um flag como ativa.

Se eu instalar o Ubuntu no hd antigo instalo o grub 2 na raiz da partição?

Como eu coloco o windows para inicializar primeiro no grub se ele não vai estar na mbr do 1º hd.

Tenho que deixar fácil para minha irmã que quando usa meu pc reclama muito do Ubuntu.
Terei que mudar a ordem do boot na bios cada vez que mudar de sistema?
O pc ainda está no técnico e ainda não tenho certeza de como farei.

Pelo que li sobre instalar em outro hd, tem que desligar o HD com Windows e vice versa para instalar  o Ubuntu.
Essa parte de mexer em hardware dentro do gabinete eu não sei fazer.

Alguém conhece algum tutorial de como usar HDs diferentes para os dois OS, pode ser em inglês.