Download lento pelo wireless 802.11n

Iniciado por Bertolino, 08 de Setembro de 2012, 02:22

tópico anterior - próximo tópico

Bertolino

Olá estou postando este item para compartilhar um problema que tive com taxa de download no Ubuntu.
Aparentemente o problema foi resolvido embora ainda não tenha entendido porque.

Tenho uma máquina com dual boot, Ubuntu 12.04 e Windows Vista.
Possuo uma interface wireless dlink DWA 140 e um roteador dlink DIR 635. Conexão 10Mb NET virtua.
A conexão com o roteador em ambos sistemas é 802.11n em 270 Mb/s.
No entanto obtinha taxas de download bem menores no Ubuntu:
     Ubuntu => 2 Mb (wireless) 9.5 Mb (por cabo)
     Windows => 9.5 Mb (cabo e wireless)
Taxas medidas pelo speed test.
No Ubuntu eu só consegui taxas iguais ao do Windows se forçasse uma conexão 11g (54Mb).
Tentei alterar vários parâmetros de configuração sem sucesso.
Até que experimentei fixar a banda no roteador em 20Mhz (estava em auto). Então a taxa de conexão no Ubuntu caiu para 130Mb/s e o download ficou igual ao do Windows.
Porém continuei procurando uma outra opção pois queria o desempenho máximo como no windows.
Acabei fazendo o seguinte:
Voltei a banda do roteador para Automático (20 ou 40 MHz) e alterei o parâmetro HT_BADecline=1 no arquivo RT2870STA.dat do driver da rtalink.
A conexão entre a máquina e o roteador foi para 270 Mb/s e o download no speed test foi para 9.5 Mb/s como no windows.

[]s
Bruno

zekkerj

Mexer em parâmetros avançados de conexão é uma medida corajosa e desesperada.

Ainda mais sem documentação. Considere-se um cara de sorte.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Bertolino

Nem tão corajoso nem tão desesperado, sempre alterei sabendo como retornar a configuração inicial  ;). Quanto a sorte acho que foi mais persistência mesmo.
A documentação que eu tenho realmente é pobre, não entra em detalhes sobre cada parâmetro. Mas segui algumas dicas de alguns forums no entanto não achei nenhuma que resolvesse de fato o problema.
Ainda vou tentar entender a lógica destas alterações assim que souber posto aqui de novo. Se alguém puder me ajudar, por favor poste aqui.

[]s

Bertolino

Segue o que eu achei para o meu caso até o momento...

O padrão 802.11n prevê bandas para comunicação por rádio de 20MHz e 40MHz.
Para se atingir a máxima velocidade 600 Mb/s deve-se usar a banda de 40MHz.
Dependendo da modulação, 16-QAM que é o meu caso, a taxa máxima é de 270 Mb/s quando em 40MHz e 130 Mb/s quando em 20MHz.
O problema de se usar a banda de 40MHz é que o rádio fica mais susceptível a interferências de outros equipamentos, como bluetoth e até mesmo de outros APs padrão 11n.
Com isso pode ocorrer mais erros de ACK (Acknowledgement) no nível de enlace do protocolo wireless. Isto explica porque quando configurei em 20MHz ficou mais rápido o download.
O parâmetro HT_BADecline quer dizer High Throughput Block Acknowledgement Decline.
Configurando para 1 significa que minha interface pode declinar de um ACK em blocos do Access Point. ACK em blocos serve para reconhecer múltiplas mensagens com uma só mensagem (obrigatório no padrão 11n).
Ainda a investigar, mas suspeito que com HT_BADcline = 0 algumas mensagens passavam pela camada de enlace e chegavam às camadas acima (TCP/IP) com erros exigindo mais "replies" e deixando o download mais lento.

[]s