Minhas muitas dúvidas sobre o Linux...

Iniciado por Warpool, 26 de Agosto de 2012, 13:45

tópico anterior - próximo tópico

Warpool

Pois é... pessoal, estou baixando o Ubuntu pelo instalador do Windows, o quê eu acho que óbviamente a maioria aqui conheçe ( tá lá no site do Ubuntu... é um programa onde... você instala o sistema operacional baixando ele, assim você também pode escolher a partição do HD ), que é uma coisa que eu Tô fazendo aqui... tem duas partições divididas, em uma o Windows 7, em outra vou instalar o Ubuntu... daqui à umas... horas.

Enfim... não pude deixar de notar que tem muita gente que fala sobre problemas com os adaptadores de rede... isso me recorreu logo aos Drivers da Placa mãe... meu sistema não é nada impressionante, mas... quebra o galho, vou listar aqui umas informações sobre o mesmo :

-Processador Intel Core 2 Duo E4600 2.40 Ghz.
-2 Gb de memória RAM
-Placa Mãe Asus (modelo que eu não consigo lembrar... )
-

(no momento estou usando o Windows 7)

E as dúvidas :
-os Drivers da Intel para serem instalados nessa minha placa mãe seguem o mesmo procedimento do Linux ?
-caso eu termine a instalação do meu Ubuntu na partição, terei algum problema com meu adaptador de rede ? (Atheros) - Creio que o nome é meio familiar para algumas pessoas.
-fora o adaptador de rede, minha placa de vídeo, embora on-board(Chato, na minha opinião, off-boards detonam), o driver de som, e outras coisas... o Ubuntu vai identificar... automaticamente ? Ou eu terei que baixar e SE eu conseguir baixar, a versão dos tais Drivers, porém para Linux ?
-Portas USB também terão o mesmo procedimento de identificação pelo sistema operacional ? Tipo... outro exemplo seriam os leitores de CD/DVD, acredito que ele faça isso também, mas o quê realmente tá me deixando "meio assim" com isso são as constantes dúvidas de outros usuários.

Pois é... espero que respondam ainda hoje... já tenho boa experiência com Windows... e necessáriamente acho uma droga. Haha. Não só por isso, mas por extrema curiosidade e vontade de aprender a mexer no Ubuntu.

Obrigado .

Sergio Benjamim

Antes de instalar, rode primeiro o Ubuntu pelo Live-CD, pq vc vai perceber o q o Ubuntu vai rodar ou não do seu computador. Nunca, nunca saia instalando qualquer Linux de primeira, ainda + se vc tem muitas dúvidas e não sabe se o Linux vai reconhecer tudo do hardware.

Siga o que está escrito neste tópico, e neste também.

Sempre dê uma procurada aqui no fórum, e no Google, muita gente já teve as mesmas dúvidas.

- Drivers Intel são reconhecidos automaticamente, vc não precisa fazer nada.

- Se sua placa mãe e outros tiverem componentes Intel, será uma maravilha, vai rodar tudo de primeira. Se tiver Nvidia no meio, vai rodar também, mas sem suporte 3D, mas aí é só instalar o driver proprietário. O Ubuntu reconhece elementos do hardware que precisam de drivers proprietários, logo o q vc vai fazer é só esperar aparecer uma janela ou uma notificação na barra superior (ou no launcher à esquerda, não tenho certeza), e seguir o que estiver escrito lá.

- USB e CD/DVD é reconhecido por qualquer Linux desde a época da onça.

Entendeu o lance do LiveCD? Não instale de primeira, vá testando e dê tempo ao tempo.

Ahh, e quando for instalar, particione seu HD primeiro (use o Gparted, que vem no CD-Live), siga os links que passei. Não utilize toda a outra partição que vc tem disponível para o Ubuntu, divida nesse esquema: 1 partição raiz (/) para o Ubuntu (vai ser onde tudo vai ficar instalado), outra partição para memória virtual (swap, uns 2 GB tá bom pra vc), e uma outra partição para a /home, onde fica todos seus arquivos pessoais, como downloads, vídeos, música, documentos etc. Já vi gente instalando Ubuntu numa partição só, tipo em 100 GB, mas a questão que fica é: e se a pessoa quiser instalar outro Ubuntu ou outra distro de Linux, como o Mint ou openSUSE, como é que fica? Vai perder todos seus dados pessoais? É tipo no Windows, o certo (que ninguém faz...) é manter uma partição só para arquivos pessoais.

Aqui eu tenho instalado 4 Linux, e uso a /home em comum para todos. E se quiser instalar outro, ainda tenho partições sobrando.

É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Warpool

Pow... tô começando à sacar. Olha só por onde e como eu tô fazendo : http://www.ubuntu.com/download/help/install-ubuntu-with-windows

Tipo... eu tenho duas partições e na segunda eu tenho meus dados pessoais.. na mesma eu tô instalando o Ubuntu. Não sabendo muito bem se isso vai funcionar, entende ? E... eu não sei bem o quê é essa tal SWAP, ainda tento compreender melhor. Não sei bem se isso é muito perigoso de se fazer... ainda tenho minhas dúvidas que não param de aparecer.

Warpool

Fora o fato de que eu tô... mais instalando o Ubuntu mesmo por estudo. Quero estudar ele, embora venha a ser difícil já que eu não reconheço se a Swap do Linux funciona exatamente igual a do Windows... como também não sei se realmente necessita da memória SWAP.

Sergio Benjamim

Citação de: Warpool online 26 de Agosto de 2012, 14:17
Pow... tô começando à sacar. Olha só por onde e como eu tô fazendo : http://www.ubuntu.com/download/help/install-ubuntu-with-windows

Tipo... eu tenho duas partições e na segunda eu tenho meus dados pessoais.. na mesma eu tô instalando o Ubuntu. Não sabendo muito bem se isso vai funcionar, entende ? E... eu não sei bem o quê é essa tal SWAP, ainda tento compreender melhor. Não sei bem se isso é muito perigoso de se fazer... ainda tenho minhas dúvidas que não param de aparecer.

Cara, não instala o Ubuntu não, primeiro particiona se não vc vai perder seus dados pessoais que estão nessa partição. O Ubuntu não é como um simples programa do windows, ele precisa formatar o HD (ou parte dele, no caso de uma partição) para poder ser instalado. O esquema então será esse para vc:

- Primeira partição é o Windows (NTFS)
- A segunda vc vai dividir em 2:
  - a primeira divisão com seus dados pessoais (NTFS)
  - a segunda vc vai criar uma partição extendida, e com essa partição vc irá:
      - Criar uma para a raiz /  --> EXT4
      - Outra para o swap  --> linux-swap
      - Outra para a /home  --> EXT4

Seu HD vai ficar divido em 5 partições, sendo que as últimas 3 serão invisíveis para o windows (ele não reconhece formatação EXT4 e linux-swap). Vc só vai conseguir fazer tudo isso com o Gparted. Aqui nesse fórum muita gente já comentou sobre essas coisas, inclusive nos links que postei.

Eu vi o link q vc postou, na minha opinião, o Wubi é bixeira. Baixe o Ubuntu e grave num CD (use o Nero, não dê duplo clique na iso que vc baixar! Usando o Nero, vá em Criar CD a partir de uma imagem, ou algo assim), e veja como ele se comporta na tua máquina. Aí vai os links de download direto:

Ubuntu 12.04.1 32 bits

Ubuntu 12.04.1 64 bits

Por torrent:

Ubuntu 12.04.1 32 bits (torrent)

Ubuntu 12.04.1 64 bits (torrent)

Uma versão que recomendo, é mais antiga, mas é simplesmente fantástica, super estável, como uma rocha:

Ubuntu 10.04.4 32 bits

Ubuntu 10.04.4 64 bits

E se quiser a opção por torrent, tente este link

Se vc quiser usar um pendrive ao invés do CD, também é possível:

Criar um USB-Live a partir do Windows

garfo

Seria melhor baixar o Wubi e instala-lo, assim você não precisará queimar mídia (CDs/DVDs) e se não gostar é só desinstala-lo como se fosse um programa do Windows normal. Outra facilidade é que nem precisa fazer partição alguma, é tudo simples e automatizado.

http://www.ubuntu.com/download/desktop/windows-installer

Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Warpool

Certo... vamo ver.

Tenho um HD. Tá dividido em duas partições...

C:"Windows7"
E:"Backup"(Aqui estão minhas músicas e enfins pessoas)
Z: Essa partição é um pouco desconheçida por quê... eu não sei bem o quê ela é mas tem um arquivo lá dentro chamado : "bootsect.lxe.bak" ;

Após baixar o Ubuntu que você me recomendou, nesse caso, estou baixando a versão 10.04.4, gravo a imagem em um CD, até aí tudo bem.
A divisão das partições, Gparted é um programa que vai dividir as partições, mas tipo, pra usar o Gparted eu já devo ter instalado o Ubuntu ?
Tudo bem, posso usar o CD, sem ser o Pen-Drive, algumas pessoas dizem que até corrompe pelo Pen-Drive, mas acho que com o procedimento certo não acontece nada não. É que aqui eu uso um PC Desktop... não notebook.

Sobre dividir a segunda partição em duas... seriam como subpartições ?

Tipo assim :

C:Windows7
E: -Dados Pessoais
    -Raiz / (EXT4) = O quê ficaria exatamente na Raiz ?
    -Swap (Linux-Swap).
    -/Home (EXT4) = O quê ficaria exatamente na Home ?

Warpool

Mas e quanto à SWAP ? Quantas pessoas já fizeram o procedimento do Windows - Ubuntu ? É bom pegar uma referencia qualquer e ver se gostou ou não... se deu algum problema.

Pelo o que tenho pesquisado essa divisão de partições é importante pro funcionamento do Ubuntu...  ???
Hahaha.. agora ficou até confuso pra mim, fazer o quê achar melhor sem nem se quer saber como realmente funciona a instalação do sistema operacional Ubuntu !

eliseu_carvalho

Mas afinal, o que tu pretende fazer, instalar somente o Ubuntu ou usar em dual boot com o Windows?
E mais: esse HD parece bagunçado ao extremo.

Warpool

Não tá bagunçado não cara... tá normalzinho.. '-'. Eu quero fazer um dual-boot, quero continuar com o Windows 7 e também quero ter o Ubuntu, assim posso usar um ou outro sempre que quiser.

garfo

Caramba, nem precisava fazer partições pro ubuntu, você tá complicando as coisas, amigo.  :o

O Wubi (a instalação Windows-ubuntu que você menciona) não precisa de partições. Ele instala *dentro* do Windows, como se fosse um programa, e depois de instalado, o ubuntu estará disponível como escolha no início do sistema. Esse é o modo mais fácil de conhecer o ubuntu; se por algum motivo você não gostar, é só desinstala-lo pelo Windows (melhor do que ficar criando partições, bagunçando o HD, removendo/redimensionando partições; isso com certeza não é para usuários iniciantes).
Garfo -  linux

Sergio Benjamim

Citação de: Warpool online 26 de Agosto de 2012, 15:11
Mas e quanto à SWAP ? Quantas pessoas já fizeram o procedimento do Windows - Ubuntu ? É bom pegar uma referencia qualquer e ver se gostou ou não... se deu algum problema.

Pelo o que tenho pesquisado essa divisão de partições é importante pro funcionamento do Ubuntu...  ???
Hahaha.. agora ficou até confuso pra mim, fazer o quê achar melhor sem nem se quer saber como realmente funciona a instalação do sistema operacional Ubuntu !

Pelo Wubi é o mais fácil, mas eu acho meio gambiarrado. Se vc tem dúvidas, instale numa máquina virtual. Ou usa um CD-live, é fácil, baixa o CD pelos links q postei, abre o Nero ou outro gravador, grava a imagem, reinicia o PC, poe o CD no leitor, altera uma ou outra opção da BIOS, e só. Nem precisa instalar, o sistema vai rodar pelo próprio CD. Quando se sentir seguro, vc instala o Ubuntu.

O Swap é a memoria virtual do seu sistema, quando o sistema não tem mais memória ram disponível (várias coisas abertas ao mesmo tempo), ele começa a usar o próprio HD como memória ram. O windows não tem partição separada para isso, logo, se vc tiver com o HD lotado, vc terá problemas. No linux, ele tem uma partição só para isso.

Warpool

Mas o esse Wubi não tem nenhuma de diferença do Ubuntu instalado em Live-CD não ? Esse aí das várias partições divididas e tal ? :-X

xluisfernando

Apenas para ilustração, uma das diferenças mais importantes entre o windows e as distribuições linux é que no windows o sistema vem enxuto e a para cada aplicativo instalado é preciso instalar bibliotecas, arquivos executáveis e extensões de aplicativos (dll), para que funcionem. Nas distribuições linux tudo isso vem embutido no kernel.

Assim, drives de vídeo, impressoras e até modem 3G são automaticamente identificados depois da instalação, pois a instruções já vem embutidas no sistema.

O melhor a fazer é baixar a imagem do sistema, diretamente do site oficial e via torrent, para depois gravá-la em CD ou pen-drive e executar por live-CD, na opção testar. Assim, você se familiariza com o sistema e testa o que funciona. Depois de ter segurança e entender o básico, aí sim, você instala ou faz uma máquina virtual.

Até porque, rodando por live-CD, você não altera nada no sistema instalado no computador (a menos que queira fazer isso e fique montando a partição do windows...)
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

garfo

Citação de: Warpool online 26 de Agosto de 2012, 15:43
Mas o esse Wubi não tem nenhuma de diferença do Ubuntu instalado em Live-CD não ? Esse aí das várias partições divididas e tal ? :-X

Só o desempenho que fica um pouquiiiiinnnho a desejar. Mas aí é contigo. Eu acho o Wubi o meio mais fácil de conhecer o ubuntu, mas se você prefere particionar manualmente e instalar a seco, beleza.  ;)
Garfo -  linux