Sobre Trabalhar com linux.

Iniciado por RazorBlack, 25 de Agosto de 2012, 19:55

tópico anterior - próximo tópico

RazorBlack

;) Olá pessoal!

Gostaria que me ajudassem, pois eu quero trabalhar com linux mas não sei exatamente onde terei espaço.

Eu faço um curso técnico em Desenvolvimento .net e uma graduação em Sistemas para Internet, mas ja descobri que não quero trabalhar com windows. Eu estou na área não por dinheiro, mas porque me sinto bem na T.I, e trabalhar na área é uma realização pessoal além de profissional.

Claro que ninguem vive de vento, e quero também ter um retorno, mas este não é o ponto principal!

No instituto técnico em que estudo, todo mundo é fã do tio bill e sou até alvo de brincadeiras por ser do lado Livre da força, mas não quero mexer com programação orientada a botão(.net) pro resto da vida.

A minha filosofia, difere da filosofia pregada pela microsoft, gosto da idéia de solucionar problemas das pessoas de modo a me sentir útil na comunidade, e a ajudar na progressão da tecnologia.

Gostaria de trabalhar com linux, se for com desenvolvimento... ainda melhor! porém não sei em que área exatamente devo focar e quais requisitos são exigidos por essas áreas. Gostaria da ajuda dos senhores, preciso saber aonde terei mercado e quais os requisitos devo atender para conseguir me encaixar em alguma vaga nesse setor.

Grato!

eliseu_carvalho

Um dos pré-requisitos para qualquer profissional de TI atualmente é ter bons conhecimentos sobre ferramentas de software livre.

irtigor

De sistemas embarcados a supercomputadores você encontra Linux e outros programas livres.

itamaratento

vc pode começar por estudar uma linguagem de programação c++
ok
at ::) ::)

rudregues

Gentoo — Controle total sobre o sistema.

agente100gelo

Acho que o mercado mais interessante seria a configuração de servidores (LAMP, Samba, Firewall, etc).
Também programação web (PHP, MySQL) que você pode fazer no Linux com boas ferramentas.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Julian Fernandes

A Marta Vuelma, do blog Ubuntu-BR-SC, escreveu um artigo interessante sobre o assunto: http://www.ubuntubrsc.com/quero-trabalhar-com-linux-por-onde-comeco.html

Uma área interessante de se trabalhar, como o agente100gelo falou, é com servidores. Trabalho com otimização de servidores Nginx e devo dizer, é uma área bem divertida, desafiadora e que rende MUITO. Com um serviço de 4 horas por exemplo, pago todas as contas do mês e sobra pra guardar pro mês que vem.

haereticus

Me perdoe mais um curso de T.I. no atual momento do mercado que ridiculariza software livre é melhor correr para bem longe porque provavelmente não presta.

Pra ter idéia, aqui em meu estado (Pernambuco) multinacionais estão pagando de 4.000,00 a 8.000,00 reais por profissionais na área de software livre.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Super Tux

Também tenho interesse... gosto de computadores. Eu uso Linux porque é bom, ético e de graça. Tenho um currículo cheio de coisas legais, mas estou pensando em aprender programação para ter dinheiro no bolso. Como faço Física na UFMG, fica fácil... é só matricular em disciplinas optativas de ciência da computação. Simples.

Recomendo aprender:

1) Ubuntu. 2) Debian. 3) FreeBSD. 4) Fedora. 5) OpenSUSE. 6) Kubuntu.

7) Arduino ( http://www.arduino.cc ).

8.) KDE.

Não sou programador... opinião de leigo. Se você conseguir aprender tudo isso, é muito.

Citação de: RazorBlack online 25 de Agosto de 2012, 19:55
;) Olá pessoal!

Gostaria que me ajudassem, pois eu quero trabalhar com linux mas não sei exatamente onde terei espaço.

Eu faço um curso técnico em Desenvolvimento .net e uma graduação em Sistemas para Internet, mas ja descobri que não quero trabalhar com windows. Eu estou na área não por dinheiro, mas porque me sinto bem na T.I, e trabalhar na área é uma realização pessoal além de profissional.

Claro que ninguem vive de vento, e quero também ter um retorno, mas este não é o ponto principal!

No instituto técnico em que estudo, todo mundo é fã do tio bill e sou até alvo de brincadeiras por ser do lado Livre da força, mas não quero mexer com programação orientada a botão(.net) pro resto da vida.

A minha filosofia, difere da filosofia pregada pela microsoft, gosto da idéia de solucionar problemas das pessoas de modo a me sentir útil na comunidade, e a ajudar na progressão da tecnologia.

Gostaria de trabalhar com linux, se for com desenvolvimento... ainda melhor! porém não sei em que área exatamente devo focar e quais requisitos são exigidos por essas áreas. Gostaria da ajuda dos senhores, preciso saber aonde terei mercado e quais os requisitos devo atender para conseguir me encaixar em alguma vaga nesse setor.

Grato!

jkmsjq

Citação de: rudregues online 26 de Agosto de 2012, 11:17
Por que não tirar um lpic???
http://www.lpi-brasil.org/

Acredito que seja o melhor caminho, pelo menos, por enquanto.

Dá uma lida na matéria do Olhar Digital que fala a respeito desse assunto.

Na sessão comentários tem alguns links a respeito do assunto que antecipo aqui:

Certificações de TI - Como funcionam

A importância das certificações para o profissional de TI

TIC - Qual carreira seguir?
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Super Tux

Amigo (não sei o nome),

Verdade... é exatamente isso que eu observo no mercado de trabalho...

E é mais ou menos assim em qualquer profissão.

No Direito (uma b... peço desculpa por dizer isso, mas eu sou formado em Direito) um diploma de doutorado vale mais do que tudo que o cidadão fez na vida. Digo isso porque, para um cidadão ganhar dinheiro como advogado, ele precisa, primeiro, ser professor universitário. Sem isso, é melhor procurar os concursos públicos, de preferência na Polícia Federal, que é um emprego tranquilo.

Na Medicina, o cidadão é proibido de trabalhar como médico se não tiver uma habilitação para cada especialidade... Só pode trabalhar como clínico geral nos hospitais. Não existe espaço para todos os médicos nas Residências Médicas... é mais concorrido que o vestibular, existem cursinhos para médicos, etc. É reserva de mercado. Se um cidadão não tiver plano de saúde (uma coisa tipicamente brasileira, que não existe em outros países), será mal atendido nos hospitais públicos, onde faltam médicos. Mas se precisar fazer uma cirurgia, o plano de saúde não paga (para não ter prejuízo - conforme as letras miúdas do contrato), mas o SUS funciona melhor do que em países do primeiro mundo. É contraditório, incoerente, mas é exatamente assim que acontece.

Como não é uma profissão regulamentada (Ciência da Computação), um certificado da IBM, da Microsoft e de outras empresas valem mais que qualquer diploma universitário. É mais importante ser aprovado em um processo de certificação profissional do que fazer mestrado... É exatamente isso.

Citação de: jkmsjq online 28 de Agosto de 2012, 08:36
Citação de: rudregues online 26 de Agosto de 2012, 11:17
Por que não tirar um lpic???
http://www.lpi-brasil.org/

Acredito que seja o melhor caminho, pelo menos, por enquanto.

Dá uma lida na matéria do Olhar Digital que fala a respeito desse assunto.

Na sessão comentários tem alguns links a respeito do assunto que antecipo aqui:

Certificações de TI - Como funcionam

A importância das certificações para o profissional de TI

TIC - Qual carreira seguir?