Flash Player - Não é mais suportado

Iniciado por giovanni94, 20 de Agosto de 2012, 02:55

tópico anterior - próximo tópico

giovanni94

Então que eu descobri hoje que a Adobe parou o suporte do Flash Player para o Linux...
Na verdade ainda temos mais 5 anos de atualizações de segurança, mas estaremos parados na versão 11.2, como podem ler aqui:

http://www.zdnet.com/blog/open-source/adobe-abandons-linux/10418

Claro que ainda tem um "jeito" de sempre ficar com o flash atualizado, que é utilizando o Chrome... Já que ele vem com o pepper (Plugin do Flash Player integrado ao Browser). Mas as vezes me pergunto, agora quando eu quiser jogar/rodar aplicativos em flash na internet terei que ficar toda vez abrindo o Chrome? (Uso o firefox normalmente).
Novos programas irão sair, o Flash 11.2 ficará obsoleto e estaremos presos e dependentes de uma única empresa (Google) para rodar o Flash atualizado... Gnash e similares não são funcionais.

Posso estar ressuscitando um assunto, mas acho de vital importância debater isso. O que seria de nós sem o Chrome agora? rs
Não comentem coisas do tipo "O HTML5 está aí"... Sabemos que muitos aplicativos usam e continuarão usando Flash. Eu duvido muito que seja uma alternativa, HTML5 vai na verdade ser uma espécie de "paralelo" ao Flash, e só. Não entendo muito, mas garanto que será um problema tentar portar um programa feito em Flash para HTML5, sendo assim os 2 continuarão a existir paralelamente... É o meu raciocínio...

E vocês, o que acham? O que pensam sobre o futuro no Flash no Linux? É uma ferramenta de "sobrevivência" na web, e que agora nos foi retirada por motivos não totalmente esclarecidos...

garfo

Pra mim não existe mais flash pra linux. Acabou. Me desprendi desse mal que tanto assolava meu processador e minha memória (quando o flash rodava, o processador ia nas alturas). Removi esse troço por completo e estou contente com isso. Ainda tem gente que precisa/depende dessa coisa, enfim, eu fiz minha parte e já sai desse mundo flash. Isso pra mim é passado.  :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

giovanni94

Citação de: garfo online 20 de Agosto de 2012, 03:05
Pra mim não existe mais flash pra linux. Acabou. Me desprendi desse mal que tanto assolava meu processador e minha memória (quando o flash rodava, o processador ia nas alturas). Removi esse troço por completo e estou contente com isso. Ainda tem gente que precisa/depende dessa coisa, enfim, eu fiz minha parte e já sai desse mundo flash. Isso pra mim é passado.  :D

Não sei... Andei rodando umas coisas em flash e os núcleos não passaram de 15% da capacidade de processamento.
Pra mim isso não é alto, rs. Sem contar que muitos aplicativos em flash (principalmente games) acabam sendo uma alternativa aos que rodam Linux; principalmente pelo fato de rodarem fácil e em qualquer navegador. De fato, duas coisas me preocupam ultimamente, a Adobe ter feito o que fez com o suporte pro Flash e o Secure Boot...

EDIT: Andei dando uma pesquisada: Acho que um dos principais motivos que levou a Adobe a disponibilizar o Flash Player atualizado para o Linux apenas através do Chrome é a fragmentação das distros... Muito mais fácil disponibilizar um plugin integrado ao browser (e que pode ser implementado nos outros browsers também) do que ficar fazendo diferentes pacotes .deb, .rpm, .aur para todo mundo.

Falco90

eliseu_carvalho

Citação de: Falco90 online 20 de Agosto de 2012, 21:48o Flash já está morrendo

Pra mim ele já é um dinossauro morto, enterrado e fossilizado.

Homem_da_selva

Bom dia!...

Sendo flash descontinuado qual será o seu substituto para o linux. O que faremos para usar os videos que tem o mesmo como suporte?

Ioca100

Citação de: Homem_da_selva online 21 de Agosto de 2012, 09:26
Bom dia!...

Sendo flash descontinuado qual será o seu substituto para o linux. O que faremos para usar os videos que tem o mesmo como suporte?
Durante a transição para HTML5, use o Chromium/Chrome.
Usuário Linux- 449417

haereticus

Esqueça o Flash isto já era, tecnologia defasada e cheia de brechas. Programas daqui para acabar o suporte 2017 creio que surgirão novas tecnologias.

O futuro será html5, por isso nem o linux e nem o Mac houve renegociação para manter.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

garfo

Só pra constar: o Flash do Windows já está na versão 11.4 (lançado hoje). Enquanto isso o flash no linux vai ficar estagnado na versão 11.2 pra sempre.  :-\
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

eliseu_carvalho

Citação de: garfo online 21 de Agosto de 2012, 13:23Só pra constar: o Flash do Windows já está na versão 11.4 (lançado hoje).

Instalando o Google Chrome no Ubuntu o Flash estará sempre atualizado  ;)
Mas eu pessoalmente não faço mais questão do Flash mesmo  ::)

bmota

tecnicamente, o flash só existe hoje, porque ainda tem sites que insistem em usar, pois hoje em dia estão começando a trabalhar no HTML5, que com certeza em dois ou três anos "matará" o flash.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

linuser104

Sobre esse assunto do flash já vi acho que aqui mesmo no fórum alguém falando para usar Chrome/Chromium para resolver o problema, mas o Chromium não vem com nada proprietário, como exemplo cito o plugin leitor de pdf que para abrir arquivos neste formato no navegador temos que usar o artifício de pegar o mesmo do navegador Chrome, então acho que seria a mesma coisa com o flash, ou seja, talvez no Chromium ele também não funcione por ser proprietário, portanto flash só com o Chrome.

Agora eu pergunto o flash no Chrome é interno ao navegador ou seria um plugin e poderíamos fazer o mesmo procedimento que fazemos com o plugin para leitura de pdf?

Acho que como a google não é boba deve ser mesmo interno. Só assim para forçar que seu navegador seja o mais usado no mundo. Prática que abomino, no final ela nem é muito diferente da Microsoft, por isso tenho evitado usar muitos produtos do google, pelo menos que eu saiba de cara que é google, kkkkk. Não gosto e nunca vou gostar de monopólio. Diversidade é salutar.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

giovanni94

Citação de: linuser104 online 21 de Agosto de 2012, 14:39
Sobre esse assunto do flash já vi acho que aqui mesmo no fórum alguém falando para usar Chrome/Chromium para resolver o problema, mas o Chromium não vem com nada proprietário, como exemplo cito o plugin leitor de pdf que para abrir arquivos neste formato no navegador temos que usar o artifício de pegar o mesmo do navegador Chrome, então acho que seria a mesma coisa com o flash, ou seja, talvez no Chromium ele também não funcione por ser proprietário, portanto flash só com o Chrome.

Agora eu pergunto o flash no Chrome é interno ao navegador ou seria um plugin e poderíamos fazer o mesmo procedimento que fazemos com o plugin para leitura de pdf?

Acho que como a google não é boba deve ser mesmo interno. Só assim para forçar que seu navegador seja o mais usado no mundo. Prática que abomino, no final ela nem é muito diferente da Microsoft, por isso tenho evitado usar muitos produtos do google, pelo menos que eu saiba de cara que é google, kkkkk. Não gosto e nunca vou gostar de monopólio. Diversidade é salutar.

Não é interno, é um plugin... A própria adobe já deu a ideia pra Mozilla começar a usar o Pepper API (Nome do plugin). Mas eles disseram que não têm interesse. Portanto não é monopólio.. rsrs

eliseu_carvalho

Citação de: giovanni94 online 21 de Agosto de 2012, 14:53A própria adobe já deu a ideia pra Mozilla começar a usar o Pepper API (Nome do plugin). Mas eles disseram que não têm interesse.

Porque tá na cara: a meta deles é o HTML5 e fim de papo. Flash tá virando peça de museu.

irtigor

Não dá pra baixar ele separado do chrome, logo, tá embutido. Você até pode extrair, do resto do chrome (pelo menos na versão rpm, tudo que é necessário está no diretório "PepperFlash"), mas isso foge do ponto, e mostra que não é pura má vontade da Mozilla.

---
Obs: sim, ressuscitou um assunto, isso já foi falado pelo menos umas 5 vezes aqui no fórum.