Fontes livres equivalentes às fontes proprietárias

Iniciado por Sergio Benjamim, 13 de Agosto de 2012, 23:06

tópico anterior - próximo tópico

Creto

Arthur Bernardes

Mas então, ele vai ter que obter as fontes proprietárias, ou copiá-las de uma partição Window$.?

Sergio Benjamim

Citação de: Creto online 30 de Março de 2013, 11:44
Olá,

Olhe ==>aqui e ==>aqui

Pode ser que lhe auxilie

T+

Citação de: Arthur Bernardes online 30 de Março de 2013, 12:25
Mas então, ele vai ter que obter as fontes proprietárias, ou copiá-las de uma partição Window$.?

Essa Bitstream Vera Sans tem nos repositórios do Ubuntu, é só procurar por ttf-bitstream-vera. Eu fiz o teste aqui, não dá para substituir a Calibri por ela.

Cara, agora que eu tava prestando mais atenção, essa Calibri é uma porcaria, o hiting dela fica horrível em telas LCD de notebooks. Deem uma olhada nessa fonte para os tamanhos 12 ou 14 por exemplo.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Sergio Benjamim

Ao fazer um cartaz no Inkscape me deparei com essa Arial Rounded. Ela parece com a Arial mas tem as terminações das letras arredondadas, fica bastante agradável de ler. O que achei de mais próximo foi a VDS e a Nunito do Google. Usando a VDS para substituir a Arial Rounded tive que esticar um pouco a caixa de texto (o Inkscape é bem versátil para fontes!) para ficar mais ou menos do mesmo tamanho, no Libre não sei se dá para fazer essa gambiarra.

nomade

Citação de: irtigor online 14 de Agosto de 2012, 16:57
A ideia não era criar uma cópia, até porque isso poderia causar problemas, acho que vale uma enfase no equivalentes, ou seja, são fontes "matricialmente compatíveis".

Isso é o mais importante em se tratando de um trabalho acadêmico. A métrica torna justa a apresentação de nº de laudas. Se em uma Universidade algum professor questionar sua fonte por ter pedido uma fonte proprietária, a única forma de recorrer é mostrar que são metricamente idênticas.
Obs.: no caso da Times New Roman, a FreeSerif é a mais parecida no design e metricamente é igual mesmo (eu a acho mais bonita e bem acabada que a Times). Porém eu tenho as fontes proprietárias instaladas, é só baixar e instalar, pelo que eu saiba não é proibido. Inclusive é só usar o comando sudo apt-get install ttf-mscorefonts-installer, se fosse proibido não estaria no repositório.

Citação de: Arthur Bernardes online 30 de Março de 2013, 12:25
Todas as fontes tem para download, é só baixar, extrair e dar dois cliques para instalar (se houver a necessidade por não ter compatível).
A Calibri, por exemplo tem aqui: http://www.cufonfonts.com/pt/font/12048/calibri

Eu gosto de baixar fontes famosas de filmes, para usar em edição. Pego muita coisa nesse site: http://www.fontes.com.pt/Fontes-De-Filmes/index4.htm
Ubuntu Studio 22.04 LTS

RamonB

Amigos, fiquei com uma dúvida. Se eu usar uma fonte livre (p.ex., a URW Palladio L, que substitui a Palatino) em um documento .DOC do LibreOffice, quando alguém abrir aquele .DOC no MS-Office, como fica? O MS-Office vem também com as fontes livres ou quem receber o arquivo terá que instalá-la?

Valeu!
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Sergio Benjamim

Citação de: RamonB online 09 de Abril de 2013, 22:38
Amigos, fiquei com uma dúvida. Se eu usar uma fonte livre (p.ex., a URW Palladio L, que substitui a Palatino) em um documento .DOC do LibreOffice, quando alguém abrir aquele .DOC no MS-Office, como fica? O MS-Office vem também com as fontes livres ou quem receber o arquivo terá que instalá-la?

Valeu!

O M$ Office deve "substituir" por outra fonte equivalente, ou simplesmente usa uma qualquer, como a Arial ou Times. Quando falo substituir, ele na verdade mantém a fonte do documento, só a apresentação na tela fica estranha. Quando se fala em fonte proprietária ou livre, isso não existe para o programa, só existe fontes instaladas ou não no sistema. O Libre faz a mesma coisa, mantém a fonte do documento e usa uma qualquer na apresentação (daí esse é um dos motivos do pessoal falar que ele desconfigura todo o documento, quando na verdade é falta de habilidade do usuário!).

RamonB

Citação de: Sergio Benjamim online 09 de Abril de 2013, 23:34
Citação de: RamonB online 09 de Abril de 2013, 22:38

Valeu!

O M$ Office deve "substituir" por outra fonte equivalente, ou simplesmente usa uma qualquer, como a Arial ou Times. Quando falo substituir, ele na verdade mantém a fonte do documento, só a apresentação na tela fica estranha. Quando se fala em fonte proprietária ou livre, isso não existe para o programa, só existe fontes instaladas ou não no sistema. O Libre faz a mesma coisa, mantém a fonte do documento e usa uma qualquer na apresentação (daí esse é um dos motivos do pessoal falar que ele desconfigura todo o documento, quando na verdade é falta de habilidade do usuário!).

Obrigado, Sergio Benjamim.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1