Redução dos ícones do unity no Ubuntu 12.04[Resolvido]

Iniciado por Paulo Mourão, 13 de Agosto de 2012, 23:01

tópico anterior - próximo tópico

Paulo Mourão

Boa noite Srs,

Venho mais uma vez solicitar a colaboração de vocês. Tenho um notebook Acer 5532(péssimo) e após inúmeras tentativas não consegui utilizar o driver gráfico proprietário 3D de jeito nenhum. Na última vez que tentei, tive diversos problemas e fui obrigado a reinstalar o Ubuntu. Na instalação anterior consegui reduzir os ícones no unity utilizando, se não me engano o compiz. Não gostaria de instalá-lo novamente pois creio que o notebook está mais rápido sem ele. Após pesquisar na internet soube que conseguiria reduzi-los utilizando o MyUnity. Instalei, porém, ao abri-lo sou informado que "por ele estar rodando em modo 2D alguns recursos não estão disponíveís", inclusive a redução dos ícones.
Alguém tem alguma sugestão para me ajudar ? A julgar pela mensagem do MyUnity, a melhor solução seria a ativação do 3D que resolveria meus dois problemas(3D e redução dos ícones).

Mais uma vez agradeço.

Att,

Paulo

Jordan_Q

Ativa o 3D, depois disso você clica com o botão direito do mouse na sua área de trabalho, e a seguir você clica em "Alterar plano de fundo".
Vai abrir uma janela chamada "Aparência". Na parte inferior dessa janela, vai ter escrito: "Tamanho do ícone do lançador".
Depois disso é só colocar o tamanho que você quiser =)

Paulo Mourão

Boa tarde Jordan_Q,

O problema é que ao tentar ativar o driver(Drivers adicionais) recebo a mensagem: "Sorry the installation of this driver failed. Please have a look at the log file for details: /var/log/jockey.log" e não consigo instalar. Já tentei muitas vezes e não consigo.

Ioca100

Copie e cole o conteúdo  de  /var/log/jockey.log
Usuário Linux- 449417

Paulo Mourão

Paulo Mourão

Boa noite Ioca100,

Acabo de tentar instalar o Driver gráfico proprietário FGLRX/AMD(atualizações pós instalação) e deu mensagem de erro. Tentei postar mas a mensagem excede 20000 caracteres e não foi permitido. Tentarei te enviar por e-mail.

Paulo Mourão

lfcb

olá,

se é para reduzir o tamanho dos ícones ,no Unity 2D no Ubuntu 12.04 ,do  "lançador lateral" veja se isto serve:

http://linuxlike.blogspot.pt/2012/04/unity-2d-como-personalizar-o-tamanho.html

K + Ubuntu 12.04 Lts

Paulo Mourão

Srs,

O problema da redução dos ícones foi resolvido. Eu não tinha habilitado uma das 02 opções disponíveis em drivers opcionais e o único que consegui habilitar foi o Driver proprietário ATI/AMD FGLRX. Infelizmente não consigo o Driver gráfico proprietário. De qualquer forma agradeço a atenção de todos.

Ioca100,

Quanto ao Driver gráfico, infelizmente o problema se mantém. Agradeceria se pudesse me dar uma orientação.

Att,

Paulo

Ioca100

Dei uma olhada no log e no final : No X.org driver set, not checking
Nenhum driver configurado (X.org), sem verificação.
Penso que tua placa de vídeo/chipset  não suporte 3D, fique no 2D mesmo.
Veja se esse comando vai dar yes.
:~$ glxinfo | grep direct

Depois dessa tua resposta "o único que consegui habilitar foi o Driver proprietário ATI/AMD FGLRX." , pergunto se vc reiniciou o pc, pois, estes são os drivers proprietários.
Usuário Linux- 449417

lfcb

Se seguiu
Citarse é para reduzir o tamanho dos ícones ,no Unity 2D no Ubuntu 12.04 ,do  "lançador lateral" veja se isto serve:

http://linuxlike.blogspot.pt/2012/04/unity-2d-como-personalizar-o-tamanho.html

tenha sempre em atenção que actualizações que ajam e envolvam o Unity 2D o tamanho dos ícones voltam ao pré-definido de "fábrica". Tem que voltar a correr o script sempre quer isso aconteça. Também utilizo este processo para redimensionar os ícones no Ubuntu 12.04 Unity 2D, ... infelizmente

Abraço
K + Ubuntu 12.04 Lts

Paulo Mourão

Reiniciei a máquina sim e quando voltou consegui reduzir os ícones. Quanto ao comando que você pediu que digitasse a resposta foi "O programa 'glxinfo' não está instalado no momento.  Você pode instalá-lo digitando: sudo apt-get install mesa-utils". Posso realmente digitar este comando e digitar novamente o que sugeriu ?

Ioca100

Citação de: Paulo Mourão online 14 de Agosto de 2012, 20:03
Reiniciei a máquina sim e quando voltou consegui reduzir os ícones. Quanto ao comando que você pediu que digitasse a resposta foi "O programa 'glxinfo' não está instalado no momento.  Você pode instalá-lo digitando: sudo apt-get install mesa-utils". Posso realmente digitar este comando e digitar novamente o que sugeriu ?

Cara, fiquei na dúvida, faz o seguinte, instale o glxinfo com o comando:  sudo apt-get install mesa-utils
depois digite esse:  glxinfo | grep 'version'

Usuário Linux- 449417

Paulo Mourão

Desculpe a minha ignorância, mas se foi instalado porque acusa erro quando tento instalar o driver gráfico ?
Aproveitando...agora que o driver está instalado, o notebook está lento. Continuarei utilizando e se continuar lento desinstalarei, pois dá para concluir que a máquina é que é muito ruim mesmo.
De qualquer modo agradeço muitíssimo a ajuda de vocês.

Um grande abraço a todos.

Ioca100

Para ter certeza de quais drivers de vídeo estão no sistema, instale o glxinfo com o comando:  sudo apt-get install mesa-utils
depois digite esse:  glxinfo | grep 'version'
Vai aparecer a resposta.
Tudo de bom.

Usuário Linux- 449417