LibreOffice 3.6 é lançado com pequenas melhorias visuais

Iniciado por Julian Fernandes, 09 de Agosto de 2012, 10:28

tópico anterior - próximo tópico

Julian Fernandes

A The Document Foundation liberou ontem o LibreOffice 3.6, versão que traz algumas novidades interessantes, com destaque para algumas pequenas mudanças visuais.

Suíte de escritório padrão do Ubuntu desde a versão 11.04, o LibreOffice conseguiu uma legião de fãs devido a sua qualidade e leveza, assim como conseguiu um certo desprezo por parte de alguns usuários, devido a sua interface.

Confira mais detalhes sobre as mudanças no post do blog Ubuntu-BR-SC!

eliseu_carvalho

Esperarei pela disponibilidade nos repositórios oficiais. O PPA do LibreOffice me dá muita dor de cabeça.

Adriano R.N.

Camarada Eliseu, acredito que o 3.6 não virá para os repositórios do 12.04, é uma mudança de versão não apenas atualização de segurança e correção bug's. Já instalei manualmente para aproveitar as melhorias, só lamento perder o inicializador rápido da bandeja.
Fico feliz em ver o amadurecimento do libreoffice, a cada versão está mais leve, com novas funcionalidades, as correções de bug's são constantes, a estabilidade melhora a cada dia e o número de desenvolvedores cresce rapidamente.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

hedertone

A única perda que tive foi o lo-menubar (menu global) que não funciona mais.

phaleixo

Citação de: hedertone online 20 de Agosto de 2012, 09:32
remova e instale novamente o lo-menubar,aqui deu certo
No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.

hedertone

Citação de: phaleixo online 20 de Agosto de 2012, 09:39
Citação de: hedertone online 20 de Agosto de 2012, 09:32
remova e instale novamente o lo-menubar,aqui deu certo
Aqui não rsr

Dei purge no infeliz e nada :P

Vamo tentando!

phaleixo

No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.

hedertone

Citação de: phaleixo online 20 de Agosto de 2012, 10:14
aqui eu reinstalei pela central de programas
http://i46.tinypic.com/16m8sw5.png
Eu fui pelo modo texto, não uso a central. Mas seguirei a tua dica!

Mikael

Quando aquela enquete que os usuários responderam algum tempo atrás vai dar resultados e o LibreOffice vai finalmente mudar seu layout ultrapassado?

Adriano R.N.

O libreoffice precisa consolidar seu nome no mercado, penso que antes de mudar o layout é necessário avaliar com cuidado o quanto se perderia do legado acumulado pelo openoffice.

Ainda é fácil encontrar bons manuais da versão 2.0 e as mudanças são poucas, logo, o manual ainda é útil. Uma mudança agora desprezaria esse legado e dificultaria a consolidação da suíte no mercado.

O time de desenvolvimento fez escolhas interessantes, traduzir os comentários do alemão para o inglês, limpar o código fonte com a remoção de códigos obsoletos, lançar uma atualização a aproximadamente cada mês, valorizar as contribuições dos desenvolvedores, criar manuais, buscar maior desempenho e compatibilidade com formatos fechados...

Não tenho dúvidas que mais cedo ou mais tarde grandes mudanças no layout virão, as pequenas já estão acontecendo. Aguardemos!
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

hedertone

Citação de: phaleixo online 20 de Agosto de 2012, 10:14
aqui eu reinstalei pela central de programas
http://i46.tinypic.com/16m8sw5.png
Amigo,

Aqui só funcionou depois que removi, rodei o libre sem ele e depois instalei.

Vai entender... kkk

vinicius_aleao

Lembro que logo que o LibreOffice foi lançado fizeram uma enquete no site para coletar diversas informações, especialmente sobre layout. Acredito que a versão 4.0 virá com uma mudança significativa.

Sei que o Apache OpenOffice adotará o visual do Lotus Symphony da IBM (que doou o código para o Apache). Isso eu mesmo li no site do OpenOffice: estão decidindo se "jogam" o OpenOffice sobre o Symphony (o que seria mais rápido) ou se trazem as melhorias deste sobre aquele (mais demorado). Logo que sair a mudança eu migro, porque o layout do Symphony me agrada muito, mas ele ainda carece de uma série de melhorias.

Adriano R.N.

A vantagem é que o libreoffice pode usar/incorporar as mudanças implantadas no apache/openoffice.

Espero que não fiquem muito diferentes, isso dificulta o processo de migração em larga escala.

Posso está surtando, mas..., quem sabe um visual comum aos dois e as diferenças ficariam nas funcionalidades.

De qualquer forma, as suítes livres devem preocupar-se em manter a compatibilidade com o formato .odt, isso é o mais importante, do contrário será uma batalha em vão.

A própria microsoft afirmou que o próximo msoffice será realmente compatível com o .odt, os caras devem estar preocupados com a migração de diversos governos para este formato, o melhor é adaptar-se.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

hedertone

Citação de: vinicius_aleao online 21 de Agosto de 2012, 00:42
Lembro que logo que o LibreOffice foi lançado fizeram uma enquete no site para coletar diversas informações, especialmente sobre layout. Acredito que a versão 4.0 virá com uma mudança significativa.

Sei que o Apache OpenOffice adotará o visual do Lotus Symphony da IBM (que doou o código para o Apache). Isso eu mesmo li no site do OpenOffice: estão decidindo se "jogam" o OpenOffice sobre o Symphony (o que seria mais rápido) ou se trazem as melhorias deste sobre aquele (mais demorado). Logo que sair a mudança eu migro, porque o layout do Symphony me agrada muito, mas ele ainda carece de uma série de melhorias.
A respeito do Visual do Libre, o que vejo em alguns sites são imagens de uma interface chamada Citrus

Ioca100

"É isso ai. Chegou, finalmente o PPA oficial para a atualização do suíte LibreOffice na versão 3.6.
Basta abrir o terminal (ctrl + alt + T) e digitar os comandos abaixo:"

sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install libreoffice libreoffice-gnome

Fonte
Usuário Linux- 449417