Sistema "congelando". [Resolvido].

Iniciado por JoaoDamasceno.ufc, 08 de Agosto de 2012, 10:50

tópico anterior - próximo tópico

JoaoDamasceno.ufc

Em um tópico anterior, relatei o fato de que um determinado serviço consumia muito os recursos do sistema de modo a deixa-lo lento. Bem, problema resolvido. Agora vem o seguinte: Tenho percebido que meu Ubuntu 12.04 de fato está excessivamente lento, "pesado" e que o led indicativo de atividade simplesmente não para de "processar" algo. Sem exceção, todos os programas, todas as atividades, tudo está muito lento, pausando, travando, congelando, por exemplo, até executar algo bem simples (e rápido) como o "sudo aptitude update" o terminal fica com o cursor piscando por um bom tempo, sem sair do canto... Abrir páginas de internet, o editor de texto, ouvir algum mp3, ver algum vídeo, abrir algum programa, minimiza-lo, fecha-lo... tudo é muito lento. E... o led não para de "ler" algo !
Bem, o que seria essa atividade sem fim? Como saber o que é e como "matar" esse processo e fazer com que ele não mais ocorra?

Obs. Isso teve início com o Ubuntu One e o processo de se conectar com ele e transferir arquivos o tempo todo pra ele, porém, já removi tudo associado a ele e até desliguei o recurso de "enviar dados ao conectar a rede"... porém, aparentemente, nada mudou. Continua como que "enviando algo". A luz led até apaga, porém, isso com uns 40 a 50 minutos !!

JoaoDamasceno.ufc

Obs. Como faço pra saber se meu computador usa componentes de hardware tipo "Nvidia" ou outros componentes de hardware que não possuam drives específicos para o Linux (Ubuntu 12.04)? Vai que com alguma atualização de drive, resolvo esse processo de leitura sem fim aqui da minha máquina.

AdvancedS17

Vá num terminal em modo texto puro com ctrl+alt+f1(f1,f2,f3,f4,...) logue-se, dê um dmesg e enter e veja se tem alguma mensagem de erro de i/o (Entrada/Saída) com alguma partição, pois problema de leitura excessiva de hd também é um sintoma de mapeamento e remapeamento de setores. Se for o caso terás que utilizar um utilitário de recuperação de alguma partição. Se for algum programa que está causando o problema de travamento terá que investigar matando processos, parando serviços, desinstalando programas. No meu caso quando me deparo com uma agulha no palheiro e demoro dias sem solução simplesmente faço cópias de segurança dos arquivos importantes e reinstalo o S.O.; por isso a importância de uma partição separada somente para /home e de fazer uma imagem da partição raiz quando ela está do jeitinho que a gente gosta. Uns dias desses deu um erro desse numa partição do hd externo formatada com ntfs e tive que corrigir erros de setores ruins com remapeamento e nem era partição do sistema e mesmo assim ficava deixando tudo lento; logo após eu usar um utilitário que remapeou essa partição tudo voltou ao normal. Considernado que seja o problema de remapear a partição melhor é tentar recuperá-la de fora do sistema lento com um usb/cd/dvd live. Leia este artigo: http://www.linuxnarede.com.br/artigos/fullnews.php?id=114 que explica direitinho. Se o seu sistema não tem instalado um bom programa de recuperação de partições ntfs terá que utilizar o chkdsk do windows mesmo.
    Sobre os drivers e hardware leia esse tutorial que explica sobre bechmarks e aplicativos que apresentam informações sobre o hardware: http://www.tecmundo.com.br/tutorial/24274-como-fazer-benchmark-no-linux.htm

Graças a Deus/Universo.
Maçon, apoiador de todas as religiões (de preferência conformistas) e enfocado no cristianismo. Universitários do mundo todo, esqueçam os dogmas, devolvam meu corpo que perdi ao longo dos séculos; só não peço para me tornarem um deus, pois ter uma saúde perfeita já basta. Holandês aqui não tem vez.

JoaoDamasceno.ufc

Ei "AdvancedS17"... olha só, Problema Resolvido !!!
Eu resolvi pesquisar e muito e acabei encontrando uma linha de comando que removeria tudo (só que tudo mesmo) relacionado com o Ubuntu One. Na verdade não sei porque meu Ubuntu One meio que "enlouqueceu" porque mesmo que eu marcasse pra não se conectar ele ainda assim, não parava de "tentar" conectar, o que gerava uma leitura sem fim de tudo que tenho aqui e consequente lentidão do sistema como um todo.
Bem, é isso, pois muito obrigado por mais uma vez responder tão prontamente minhas dúvidas.

Valeu.