Combinações do teclado em layout portugues de Portugal

Iniciado por giovannio, 01 de Agosto de 2012, 14:50

tópico anterior - próximo tópico

giovannio

Olá Pessoal,

É meu primeiro post no forum, e espero que eu esteja dentro das normas.

Migrei recentemente do windows para ubuntu 12.04 x64, sou desenvolvedor web e uso sistema e teclado de layout português de Portugal.
Como normal, quem programa usa muito estes caracteres: [], {}, usando as combinações das teclas CTRL+ALT, que também poder ser feitas somente com o Alt Gr, mas que se torna desconfortável por causa da posição das mãos em relação à localização dos caracteres no teclado.

Usando somente o Alt Gr, funciona sem problemas.
Queria saber com faço para activar o ctrl+alt esquerdo para ter acesso aos caracteres, já que no windows isso funciona perfeito, facilitando assim a digitação.

Muito obrigado desde já.

Giovannio !
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". Mateus 11:28

EdvaldoSCruz

Citação de: giovannio online 01 de Agosto de 2012, 14:50
Olá Pessoal,

É meu primeiro post no forum, e espero que eu esteja dentro das normas.

Migrei recentemente do windows para ubuntu 12.04 x64, sou desenvolvedor web e uso sistema e teclado de layout português de Portugal.
Como normal, quem programa usa muito estes caracteres: [], {}, usando as combinações das teclas CTRL+ALT, que também poder ser feitas somente com o Alt Gr, mas que se torna desconfortável por causa da posição das mãos em relação à localização dos caracteres no teclado.

Usando somente o Alt Gr, funciona sem problemas.
Queria saber com faço para activar o ctrl+alt esquerdo para ter acesso aos caracteres, já que no windows isso funciona perfeito, facilitando assim a digitação.

Muito obrigado desde já.

Giovannio !

Teclas de atalho para o Unity, clique aqui.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

jkmsjq

Você pode personalizar fazendo o seguinte procedimento:

Vá na roda dentada no canto superior direito e clique nela. Em seguida faça:

Configurações do Sistema --> Teclado --> Aba Atalhos --> Opções "Atalhos Personalizados"

Lá você poderá personalizar o seu teclados com atalhos que não estão disponíveis normalmente no Unity, criando novos atalhos.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

giovannio

Olá a todos e obrigado pelas respostas.

O que quero realmente, não é chamar nenhum aplicativo através dos atalhos, mas sim, os caracteres do teclado.
Por exemplo, no teclado com layout português de portugal, na tecla número 8 temos:

+--------+
|  (         |
|     8      |
|         [  |
+--------+

Para aceder ao parentisis curvo, basta combinar SHIFT + 8;
Para aceder ao parentisis reto, basta combinar Ctrl+Alt(esquerdo) + 8 ou então, simplesmente, Alt Gr + 8;

Só que essa a combinação Ctrl+Alt(esquerdo) + 8, não funciona no Ubuntu e para usar esses caracteres, uso o alt gr, mas tona-se desconfortável, devido à posição das mãos em relação aos caracteres.
Como poderei activar Ctrl+Alt(esquerdo) para ter acesso a esses caracteres ?

Obrigado!

Giovannio

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". Mateus 11:28

Alan Wagner

Experimente:

CitarConfigurações do Sistema --> Disposição Teclado --> Aba disposição --> Botão "Opções" --> Item: tecla do terceiro nível

La você encontra uma serie de teclas para cumprir a função, como a barra invertida

Ubuntu 12.04 LTS 64bit - Pentium Dual Core T3400, 4GB.

giovannio

Valeu Alan !

Não achei como ativar o Ctrl+Alt esquerdo, mas configurei para usar qualquer das teclas Alt, o que ficou mais simples ainda.

Muito obrigado Pessoal !

Giovannio

EdvaldoSCruz

Citação de: giovannio online 02 de Agosto de 2012, 07:52
Valeu Alan !

Não achei como ativar o Ctrl+Alt esquerdo, mas configurei para usar qualquer das teclas Alt, o que ficou mais simples ainda.

Muito obrigado Pessoal !

Giovannio

Mencione como você configurou as teclas para ficar mais fácil, pois há pessoas nesse fórum que não sabem.

Observação: caso tenha resolvido, não esqueça de colocar no seu tópico "Resolvido" e como você resolveu, para que todos que tenham o mesmo problema nesse excelente Fórum Ubuntu, solucionem também. A comunidade agradece.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Xterminator

Citação de: giovannio online 02 de Agosto de 2012, 07:52
Valeu Alan !

Muito obrigado Pessoal !

Giovannio

Olá Giovannio, apesar do pessoal ser contra indicar comandos de terminal, acho que a melhor forma de fazer isto e com o comando.

sudo dpkg-reconfigure keyboard-configuration

lá você pode ativar a tecla altgr e a composição do teclado, um exemplo da tela com estas opções.

Nas configurações do atalhos do gnome também existem diversas opções de modificação de teclas, como neste exemplo.
http://1.bp.blogspot.com/-4mWWRyfGZlQ/T8kLHBv_WbI/AAAAAAAAATM/g1uATPofcZs/s1600/Screenshot+from+2012-06-01+20:32:12.png

giovannio

Os passos foram exactamente esses:

1. Na parte superior direito do ecrã, clique em cima do seu nome do utilizador e abre-se um menu;

2. No menu, escolha "Definições de Sistema";

3. Após entrar em "Definições de Sistema", entre as várias opções de configuração, escolha a opção "Disposição do Teclado";

4. Vai ser apresentado na mesma janela, uma aba (ou separador) com várias opções: "Idioma, Formatos, Disposições, Sistema. Clique a aba "Disposições";

5. Nessa aba, clique no botão que fica localizado na parte inferior direito da janela intitulado de "Opções...";

6. Clique na opção "Tecla para escolher terceiro nível", para desdobrar a lista;

7. Marque a opção "Qualquer tecla Alt";

Pronto, já terá um acesso mais ergonómico aos caracteres do 3º nível usando tanto a tecla Alt direito como o esquerdo.
Espero que entendem.

Abraços,
Giovannio !