Morimoto estuda a possibilidade de usar repositório do Ubuntu!

Iniciado por galactus, 28 de Agosto de 2006, 20:11

tópico anterior - próximo tópico

galactus

Por Carlos E. Morimoto

"A partir do 7.0 vão passar a existir duas versões, uma "estável", baseada no ultimo release stable do Debian, e uma versão de desenvolvimento, baseada no testing/unstable. A versão estável receberá poucas modificacoes ao longo de sua vida útil e poderá ser atualizada tranquilamente via apt-get. O maior problema é que, por ser atrelada ao stable, esta versão tenderá a ficar desatualizada rapidamente.

Estamos ainda considerando uma migraçao para os repositorios do ubuntu, analisando os pros e contras. O Ubuntu tem releases mais rápidos (6 meses x 18 meses no Debian), mas em compensação tem também seus problemas."

Fonte: Kurumin Technical - Tópico sobre o Kurmin 6.1 Beta 3 página 7 - http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-t/315733/6.html

Uma das respostas logo a seguir:

Por gilpier

"Eu usei o Edubuntu e o Kubuntu durante mais ou menos um mês, e acabei desistindo, pois o sistema travava por completo com muita freqüência( de uma a duas vezes por dia).
Eu uso o Kurumin desde abril de 2005 e pelo que eu lembro nunca travou: o único problema que eu tenho percebido é que, de uma a duas vezes por semana, o Firefox fecha inesperadamente e o sistema retorna para a tela de login.
Por duas vezes eu tentei o upgrade no kurumin e em ambas o sistema parou de funcionar.
Analisando os prós e os contras, considero o Kurumin muito mais estável que o Ubuntu, assim sendo acredito que usar os repositórios do Ubuntu signifique um retrocesso."


O motivo do começo destas considerações:

Por ngaeta:

"Estou já convivendo com o 6.1 beta 3 a mais de uma semana, e estou com a impressão de que o calcanhar de aquiles do sistema é a atualização. Não sou propriamente um usuário novo do Kurumin, já venho usando o Kurumin desde o 1.4 (acho q ainda tenho a midia em algum lugar ...), mas a verdade é que usei por mais tempo o Debian puro, e nunca usei o Kurumin por muito tempo instalado no HD. Agora por diversos motivos que não cabem aqui, estou testando e usando o kurumin direto, e venho sentindo dificuldades que não sei ao certo até que ponto são bugs ou se são consequência de uma filosofia de projeto.

No Debian a atualização do sistema normalmente pode ser feita apenas com um apt-get update/ apt-get upgrade (completo, sem preocupação de selecionar pacotes individuais), tendo por objetivo ter certeza de resolver os ultimos bugs de tudo e ainda manter todas as interdependências resolvidas, e não lembro de ter tido problemas com isso. No Kurumin, depois de fazer isto, quase sempre ocorrem problemas, alguns deles acabando por me levar a reinstalar o sistema como forma mais fácil de resolver (aliás diga-se de passagem, isso é ótimo no Kurumin, a instalação leva poucos minutos, e no debian é uma eternidade. Apesar disso cada vez mais tentando resistir a esta tentação de reinstalar, pois acho que assim se aprende menos). De fato, lendo o sources.list se vê que é feita uma combinação de repositórios unstable e testing (e no Debian puro por default é usado só o stable).

Na realidade minha intenção com este post é confirmar duas coisas: 1) é so comigo que dá pau fazer upgrade completo pelo apt-get? 2) Se for realmente uma filosofia de projeto, claro que não é um bug, e tem vantagens e desvantagens. Os pacotes, pode-se considerar que não fazem parte do sistema em si. Mas enfim, é esperado que os pacotes sejam atualizados seletivamente, e não por upgrade geral? 3) será que se eu comentar os servidores do sid isso melhora? Mas até que ponto isso é possível, tendo em vista que talvez não sejam mantidos os pré-requisitos de interdependência entre os pacotes?

Ou seja, antes de resolver estas questões estou preferindo não fazer upgrade geral e sim upgrades seletivos. Quando possível pego inclusive o pacote individual. Hoje tentarei aplicar apenas um updates de segurança. Ontem fiz uma instalação zerada, e parece que está tudo funcionando novamente, incluindo o doom3 nativo (descobri que o problema era a renderização, em algum ponto dos upgrades a biblioteca quebrou, e o jogo saía com a mensagem "signal caught: Segmentation fault si_code 1", e o comando "glxinfo | grep render" resultava "Direct Rendering: No". Uma olhada no google na realidade mostra que este erro é extremanente comum, em todas as distros, e ninguém sabe a solução exata. O que é triste pois confirma que o usuário final puro (não técnico) não terá paciência pra lidar com esse problema, mas isso já é outra questão ... "
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

galactus

Que o Ubuntu tem seus Bugs eu sei, mas travar mais de uma vez por dia? Essa eu não sabia!

E eu também já fiz o teste, o Kurumin não resiste a um dist-upgrade completo! Ele se auto-destrói! E não é culpa dos repositórios não, mas da quantidade enorme de Scripts que o Morimoto coloca para facilitar a vida do usuário, mas não os coloca nos pacotes de atualização do Kurumin, já que ele não tem como conseguir fazer todas as modificações nos pacotes dos repositórios do Debian. Minha humilde opinião.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Pedro Martins

Acho que um problema é o povo colocar repositórios para baixar determinados programas e depois se esquecer de desabilitá-los. Misturar repositórios main com universe, multiverse e backports não é tão saudável para o sistema.

Para quem não gosta de testar programas instáveis, o melhor é nem mexer no sources.list. O ideal é só mexer para instalar o suporte a multimídia e alguns programas específicos. Depois volta à configuração antiga e só atualiza o que for realmente importante para o sistema. Uma biblioteca instável pode fazer um estrago danado no sistema.

Intruder_A6

Tenho o Kubuntu instalado, mas prefiro 10 vezes mais o Live CD do Kurumin para fazer as manutenções em máquinas em geral, pois está tudo a mão sem muita complicação, além de que carrega bem mais rápido que o Kubuntu. Pena que tem máquinas que o Kurumin 6 engasga, ai não mesmo jeito.

JeffersonX

Eu gosto muito do Kurumin e do trabalho que o Morimoto faz. Mas uma coisa que não acho legal e que me impediu de usá-lo aqui no meu desktop foi essa questão de usar respositórios de outras distribuições. Acho que já é um Linux maduro e está passando da hora de ter seu próprio repositório. Se o Kurumin fizer isso um dia, com certeza irei utilizá-lo aqui. Ah, outra coisa é o menu K dele. Um dos fatores que me fizeram migrar do KDE para o Gnome foi o menu do KDE. Acho muito zoneado. Eu sempre demorava alguns minutos pra achar o que eu queria. Já no menu do Gnome a minha adaptação foi instantânea. Acho que o Kurumin poderia fazer igual o Suse 9, que também já usei aqui, organizar o menu do KDE de maneira enxuta e simples.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

gilbertosilva

Sinceramente vejo o kurumin como um linux para os iniciantes começarem nele, para ter uma impressão bonitinha do linux e não sair falando pra todo mundo q o linux é um bicho de 7 cabeças, ele ajuda pessoas que não tem experiência nenhuma com linux a instalar e usar no dia-a-dia, mas como já mensionado logo começa os bugs e travamentos, dai o q sugiro é mudar pro ubuntu, depois que o usuário tiver noção do que é apt-get install, sources.list e outras coisas básicas, ai sim ele pode instalar o ubuntu, pois é mais estável e não dá tanto problema quanto o kurumin.

mrbin

Citação de: gilbertosilva online 29 de Agosto de 2006, 14:06
Sinceramente vejo o kurumin como um linux para os iniciantes começarem nele, para ter uma impressão bonitinha do linux e não sair falando pra todo mundo q o linux é um bicho de 7 cabeças, ele ajuda pessoas que não tem experiência nenhuma com linux a instalar e usar no dia-a-dia, mas como já mensionado logo começa os bugs e travamentos, dai o q sugiro é mudar pro ubuntu, depois que o usuário tiver noção do que é apt-get install, sources.list e outras coisas básicas, ai sim ele pode instalar o ubuntu, pois é mais estável e não dá tanto problema quanto o kurumin.

É, esse foi meu caminho. Mas antes de conhecer o Ubuntu, ainda passei pelo Muriqui.
Ubuntu user nº 4141
Since 2004