Intel Graphics 3000M possui bom suporte no Linux? [Resolvido]

Iniciado por rihoem, 27 de Julho de 2012, 15:05

tópico anterior - próximo tópico

rihoem

Boa tarde pessoal.
Eu estou atrás de um notebook novo cujo preço fique abaixo dos R$2000,00. Eu queria uma qualidade boa nas configurações de modo que ele não fique defasado rapidamente (ou seja, daqui a 4 anos eu consiga rodar programas comuns simultanamente sem perda de desempenho), e ao mesmo tempo fugir de marcas ruins (CCE por ex.).

De cara, eu gostaria de 6GB de RAM, porém está difícil encontrar computadores assim com processadores em conta. Geralmente a combinação que há é 'intel core i5 + 6GB de RAM'. Para manter o preço baixo, estou considerando comprar um modelo com placa de vídeo integrada, e geralmente a oferecida é essa intel graphics 3000M.

Meu medo é que esta placa não tenha desempenho satisfatório. Não quero rodar jogos pesados, mas faço questão que ela consiga rodar vídeos em fullHD (se é que essa placa ajude em alguma coisa nesse sentido) e também manter o Compiz ativado (não é frescura, mas alguns efeitos visuais realmente aumentam a produtividade, com o 'exposè').

Pesquisando na internet, li opiniões mistas. Muitos usuário com ubuntu consegum rodar nativamente vídeos pesados e o compiz, tudo bastante fluido. Outros, porém (como aqui no fórum), encontram diversos problemas graves (como travamento após o boot).

Então estou abrindo este tópico para colher opiniões e me decidir de vez. Se alguém tiver alguma informação relevante, por favor compartilhe. Li muitos usuários comentando que a intel não dá drivers adequados para esta placa, mas não achi nenhuma fonte mais confiável.

PS: Se alguém tiver alguma sugestão de notebook, também fico grato. Quero fugir dessa vez de processadores e placas AMD. Uma configuração ideal para as minhas necesidades gira em torno de "intel core i3/i5; 6GB de RAM e HD 500GB".

Obrigado desde já.

nomade

A Intel é um dos principais membros da Linux Foundation. Os drivers da Intel fazem parte em qualuer distro Linux. Pode ficar tranuilo, o suporte é total.

http://www.linuxfoundation.org/about/members

Depois da Intel os Graphic Cards melhor suportados são os da AMD.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

rihoem

Citação de: nomade online 27 de Julho de 2012, 15:11
A Intel é um dos principais membros da Linux Foundation. Os drivers da Intel fazem parte em qualuer distro Linux. Pode ficar tranuilo, o suporte é total.

Pois é, eu sei que ela é uma das fabricantes que mais colabora. Foi justamente por isso que eu estranhei tantos usuários tendo problemas com essa placa.

Mas a questão nem é essa. Acho que formulei mal o primiro post.
Apesar de ter lido a respeito de problemas com essa placa, nem temo tanto a questão de suporte. Sei que vou me indomodar menos do que com nvidia ou AMD. Mas eu não encontre nenhum artigo falando sobre o desempenho dessa placa no Linux. Só consegui opiniões perdidas em páginas, mas nada concreto.

Queria saber se essa placa aguenta o básico (vídeos e compiz) e se ela tem fôlego para durar alguns anos sem defasar.

Tota

Ola

Sessão de suporte não é adequada a consultas

Movido para Café com Ubuntu

Sergio Benjamim

Citação de: rihoem online 27 de Julho de 2012, 15:26

Pois é, eu sei que ela é uma das fabricantes que mais colabora. Foi justamente por isso que eu estranhei tantos usuários tendo problemas com essa placa.

Apesar de ter lido a respeito de problemas com essa placa, nem temo tanto a questão de suporte. Sei que vou me indomodar menos do que com nvidia ou AMD. Mas eu não encontre nenhum artigo falando sobre o desempenho dessa placa no Linux. Só consegui opiniões perdidas em páginas, mas nada concreto.

Queria saber se essa placa aguenta o básico (vídeos e compiz) e se ela tem fôlego para durar alguns anos sem defasar.

Por que vc não leva um pendrive Live do Ubuntu para uma loja e dá uma testada? Acho que é a melhor forma de vc saber se vai rodar legal o Ubuntu com efeitos do compiz ou não.

Cuidado para não por uma versão muito antiga do Ubuntu no pendrive, prefira as versões + novas. Vc pode levar 2 pendrive, um com Ubuntu 10.04.4 (q tem ótimo suporte ao Compiz), e outro com o Ubuntu 12.04, por exemplo. Se der alguma incompatibilidade com o primeiro, vc testa o segundo, que é mais novo.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

irtigor

Pelo o que eu vi é uma placa nova, pra melhor desemprenho, use distros com versões recentes do kernel (>=3.4) e xorg/driver (>= 2.18).

rihoem

Citação de: Sergio Benjamim online 27 de Julho de 2012, 20:54
Citação de: rihoem online 27 de Julho de 2012, 15:26

Por que vc não leva um pendrive Live do Ubuntu para uma loja e dá uma testada? Acho que é a melhor forma de vc saber se vai rodar legal o Ubuntu com efeitos do compiz ou não.

Cuidado para não por uma versão muito antiga do Ubuntu no pendrive, prefira as versões + novas. Vc pode levar 2 pendrive, um com Ubuntu 10.04.4 (q tem ótimo suporte ao Compiz), e outro com o Ubuntu 12.04, por exemplo. Se der alguma incompatibilidade com o primeiro, vc testa o segundo, que é mais novo.

Idéia interessante. Vou levar um pendrive junto e ver se é possível junto aos vendedores.

Mas eu acho curioso como é difícil encontrar informações sobre usuários dessas placas. Quase não há reviews e opiniões, somente tópicos em fóruns buscando soluções para problemas.

Obrigado

nomade

Já testei do Chipset 945 até o G41 da Intel e todos funcionaram perfeitamente. Com o G41 roda de forma aceitável o Dolphin emu (emulador de Gamecube e Wii) só como medida de desmpenho (depende do seu processador, é claro), mas rodei com um Celeron 430 de 1,8GHz e 4GB de ram, com um processador melhor faz uma festa.

CitarEu queria uma qualidade boa nas configurações de modo que ele não fique defasado rapidamente (ou seja, daqui a 4 anos eu consiga rodar programas comuns simultanamente sem perda de desempenho), e ao mesmo tempo fugir de marcas ruins (CCE por ex.).

Não considero a CCE uma marca ruim, muito pelo contrário, estão vendendo PCs muito bons, o meu Desktop é um CCE (já à 4 anos), fiz upgrade recentemente é claro, mas na época que comprei era muito bom e barato. Tenho também uma amiga que tem notebook CCE (já á 2 anos) com core i5 de 2,66GHz e 4GB de ram. O suporte da CCE é excelente, tem atendimento online via chat e tudo mais. O hardware é de qualidade, sempre usam placas MSi ou ECS, as memórias são Kingstone e etc, nada parecido com o fundo de quintal da Positivo que montam placas LGA 775 que não suportam FSB alto, fugindo as expecificações e muitas vezes ocorrem problemas com drivers para dispositivos integrados como cameras e audio, e eu tenho pena do usuário windows que não conseguir mais ler o número de série do aparelho, pois não vai conseguir baixar os drivers do site da positivo e terá grandes dificuldades de encontra-los em outro lugar (claro que isso é relacionado ao windows). Empresas como a SempToshiba que tem nome fabricam PCs com hardware tosco, que tem um site tosco, um suporte ridiculo e distribuem drivers genéricos no próprio site, mas ninguém fala mal.

E na boa, defendo a CCE mesmo, pois é uma empresa nacional com a qual sempre tive boas experiências e fui sempre bem tratado pelo suporte. As pessoas são preconceituosas com a CCE de bobeira, garanto que a maioria nunca teve algo da CCE que deu defeito rápido pra poder falar, além do mais, tem assistência técnica em qualquer esquina, é uma empresa acessível que trata bem aos consumidores. Além disso apoia o Software Livre.

Obs.: Tive um video cassete CCE de duas cabeças que tem 10 anos sem dar defeito (e eu era viciado em filmes, usei ao extremo) e um atari montado pela CCE que tem 27 anos e ainda funciona. Será que é uma marca ruim mesmo?
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Willder

Olha, o desempenho dos Intel i5 + a memória integrada é ótimo, mas discordando do que falaram, no Ubuntu mesmo os drivers sendo integrados no kernel o desempenho deixa muito a desejar... bem, veja esse tópico que eu criei, acho que deve tirar suas dúvidas: Desempenho baixo em Vídeo (Jogos)

rjbgbo

eu só compro hardware tudo intel para rodar linux, e nunca tive problemas.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

rihoem

Citação de: nomade online 28 de Julho de 2012, 11:16
Já testei do Chipset 945 até o G41 da Intel e todos funcionaram perfeitamente. Com o G41 roda de forma aceitável o Dolphin emu (emulador de Gamecube e Wii) só como medida de desmpenho (depende do seu processador, é claro), mas rodei com um Celeron 430 de 1,8GHz e 4GB de ram, com um processador melhor faz uma festa.

CitarEu queria uma qualidade boa nas configurações de modo que ele não fique defasado rapidamente (ou seja, daqui a 4 anos eu consiga rodar programas comuns simultanamente sem perda de desempenho), e ao mesmo tempo fugir de marcas ruins (CCE por ex.).

Não considero a CCE uma marca ruim, muito pelo contrário, estão vendendo PCs muito bons, o meu Desktop é um CCE (já à 4 anos), fiz upgrade recentemente é claro, mas na época que comprei era muito bom e barato. Tenho também uma amiga que tem notebook CCE (já á 2 anos) com core i5 de 2,66GHz e 4GB de ram. O suporte da CCE é excelente, tem atendimento online via chat e tudo mais. O hardware é de qualidade, sempre usam placas MSi ou ECS, as memórias são Kingstone e etc, nada parecido com o fundo de quintal da Positivo que montam placas LGA 775 que não suportam FSB alto, fugindo as expecificações e muitas vezes ocorrem problemas com drivers para dispositivos integrados como cameras e audio, e eu tenho pena do usuário windows que não conseguir mais ler o número de série do aparelho, pois não vai conseguir baixar os drivers do site da positivo e terá grandes dificuldades de encontra-los em outro lugar (claro que isso é relacionado ao windows). Empresas como a SempToshiba que tem nome fabricam PCs com hardware tosco, que tem um site tosco, um suporte ridiculo e distribuem drivers genéricos no próprio site, mas ninguém fala mal.

E na boa, defendo a CCE mesmo, pois é uma empresa nacional com a qual sempre tive boas experiências e fui sempre bem tratado pelo suporte. As pessoas são preconceituosas com a CCE de bobeira, garanto que a maioria nunca teve algo da CCE que deu defeito rápido pra poder falar, além do mais, tem assistência técnica em qualquer esquina, é uma empresa acessível que trata bem aos consumidores. Além disso apoia o Software Livre.

Obs.: Tive um video cassete CCE de duas cabeças que tem 10 anos sem dar defeito (e eu era viciado em filmes, usei ao extremo) e um atari montado pela CCE que tem 27 anos e ainda funciona. Será que é uma marca ruim mesmo?

Bom, minha intenção não é criar um juízo definitivo a respeito da CCE. A primeira televisão que minha família teve foi dessa marca, e está há 20 anos funcionando bem. Porém, uma tv nova da CCE e um aparelho de som comprados tiveram problemas continuamente, e hoje servem como apoio de livros e roupas....
Em reviews de computadores atuais da CCE eu leio que a configuração é boa e o cuidado com a montagem idem, porém fico com medo de pegar um modelo com componentes vitais de baixa qualidade (como placa mãe). Como eu não sei direito como verificar estas coisas e nem tenho muita paciência, prefiro garantir com marcas mais conceituadas (mas eu sei que isso não me livra totalmente do risco).

Só sei que vi um notebook da CCE com intel core i7, segunda geração, 1TB de HD, 8GB de RAM por 1300 reais... Aí qualquer santo desconfia.

rihoem

Citação de: Willder online 28 de Julho de 2012, 16:18
Olha, o desempenho dos Intel i5 + a memória integrada é ótimo, mas discordando do que falaram, no Ubuntu mesmo os drivers sendo integrados no kernel o desempenho deixa muito a desejar... bem, veja esse tópico que eu criei, acho que deve tirar suas dúvidas: Desempenho baixo em Vídeo (Jogos)

É uma coisa que desanima.
Pelo que eu pesquisei essa placa da Intel consegue um bom desempenho em tarefas que não sejam jogos (ou mesmo jogos "leves"). Mas no Linux para não acontecer o mesmo.

Acho que vou pesquisar um notebook com placa dedicada e soltar uma grana maior pro orçamento... Se os drivers da ATI e nVidia não estiverem bons, pelo menos a força bruta da placa compensa o desempenho.
E vou ter que deixar o windows numa partição para emergências... Triste.

irtigor

Esse cenário foge demais da realidade, até parece que você está falando da sis ou via, pra intel o linux não é primo pobre, os drivers já são bons, e estão sempre melhorando.

Willder

Citação de: rihoem online 28 de Julho de 2012, 20:00
É uma coisa que desanima.
Pelo que eu pesquisei essa placa da Intel consegue um bom desempenho em tarefas que não sejam jogos (ou mesmo jogos "leves"). Mas no Linux para não acontecer o mesmo.[...]

A memória integrada consegue dar conta de vários lançamentos novos, veja:
http://www.youtube.com/watch?v=KfVvZKkoPtQ
http://www.youtube.com/watch?v=ktNQrUjz6cY Roda até Crysis 2 \o/

Mas apenas no Windows...  :(

Citação de: irtigor online 28 de Julho de 2012, 22:46
Esse cenário foge demais da realidade, até parece que você está falando da sis ou via, pra intel o linux não é primo pobre, os drivers já são bons, e estão sempre melhorando.
Desculpa irtigor, podem ser bons mas em relação ao Windows não há nem como fazer comparações. Meu i5 com o Ubuntu tem o desempenho que eu tinha no meu antigo Dual Core, isso forçando a barra pois o Dual Core não apresentava lags constantes em jogos.

irtigor

Claro que há, e continuo achando um exagero, é verdade que em alguns jogos a performance do 12.04 vai ser bem pior se comparado com o windows, mas também empata e até ganha (nessa versão, sem grande vantagem, mas isso sempre muda) [1].

O que eu citei anteriormente, por exemplo, não está presente nem no 12.10 (agora), mesmo assim, a placa consegue cumprir o seu papel de origem tranquilamente, qualquer um deve: navegar, escutar musicas, editar planilhas... e quem gosta de espremer bits, tem patches pro kernel e os últimos drivers, pra testar.