dúvidas de como usar o ubuntu 12.04

Iniciado por KireRex, 27 de Julho de 2012, 09:41

tópico anterior - próximo tópico

KireRex

oi,
eu formatei meu PC essa semana para reinstalar o windows e aproveitar e por o ubuntu. botei o ubuntu mais ressente, mas não consegui me dar bem com ele... alguém pode me ajudar nas seguintes dúvidas?:

1) no firefox do windows tem uma parte onde eu posso mudar as configurações do firefox como a página inicial, por exemplo, mas não achei esse botão no firefox que veio com o ubuntu. como mudo essas configurações no firefox.
2) eu gostei da barra lateral que essa última versão tem (pelo que entendi o nome é lançador), mas quando eu abro as partições extras que eu tenho (como a do windows, por exemplo) elas ficam ali e não saem. como eu faço pra tirar algo daquela barra e fazer com que não fique ali automaticamente?
3) quando eu maximizo alguma janela o ícones de fechar, minimizar e reduzir o tamanho da janela somem e eu preciso arrastar a janela pra diminuir e poder fechar. como eu faço para que esses ícones não sumam quando eu maximizar?
4) tem como fazer os ícones que mencionei na 3 ficarem no canto superior direito? estou acostumado com a posição do windows e fica ruim o ubuntu ficar do outro lado.
5) em versões anteriores do ubuntu tinha na barra superior uma aba em que mostrava todos os programas instalados. na 12.04 não tem. como acesso os programas instalados que não estão na barra lateral esquerda?

obrigado a quem ajudar.

dan85br

Como diria Jack, o Estripador: vamos por partes.

1) no firefox do windows tem uma parte onde eu posso mudar as configurações do firefox como a página inicial, por exemplo, mas não achei esse botão no firefox que veio com o ubuntu. como mudo essas configurações no firefox.
R= No Ubuntu, a janela de "Preferências" do Firefox pode ser acessada pelo menu "Editar".

2) eu gostei da barra lateral que essa última versão tem (pelo que entendi o nome é lançador), mas quando eu abro as partições extras que eu tenho (como a do windows, por exemplo) elas ficam ali e não saem. como eu faço pra tirar algo daquela barra e fazer com que não fique ali automaticamente?
R= Para desafixar um ícone do lançador, clique nele com o botão direito do mouse e selecione a opção "Desbloquear do lançador".

3) quando eu maximizo alguma janela o ícones de fechar, minimizar e reduzir o tamanho da janela somem e eu preciso arrastar a janela pra diminuir e poder fechar. como eu faço para que esses ícones não sumam quando eu maximizar?
R= Na verdade, esses ícones não "somem". Eles ficam integrados na barra superior (a mesma onde fica a hora do sistema).

4) tem como fazer os ícones que mencionei na 3 ficarem no canto superior direito? estou acostumado com a posição do windows e fica ruim o ubuntu ficar do outro lado.
R= Recomendo para isso o programa Ubuntu Tweak, um gerenciador completo da aparência do seu sistema. Nesse artigo aqui você encontra uma explicação completa de seu funcionamento e um guia de instalação.

5) em versões anteriores do ubuntu tinha na barra superior uma aba em que mostrava todos os programas instalados. na 12.04 não tem. como acesso os programas instalados que não estão na barra lateral esquerda?
R= Você pode instalar o menu clássico do Ubuntu através dessa dica aqui.

Espero ter ajudado.
A verdade é uma questão de ponto-de-vista.

KireRex

obrigado pelas dicas. no momento estou no windows porque é onde estão os jogos, mas mais tarde eu entro para ver. só uma cosia: como eu faço para acessar os programas no menu do ubuntu 12.04? eu procurei, mas não achei. só consigo usar o que está na barra da esquerda.

Henrique1977

Citação de: KireRex online 27 de Julho de 2012, 17:17
obrigado pelas dicas. no momento estou no windows porque é onde estão os jogos, mas mais tarde eu entro para ver. só uma cosia: como eu faço para acessar os programas no menu do ubuntu 12.04? eu procurei, mas não achei. só consigo usar o que está na barra da esquerda.
Olá,  KireRex,  é bem  fácil:  tecla  super (tecla  windows)  e  depois  selecione  a  segunda  lente  da  esquerda  para  a  direita,  que  é  aquela  que  está  a  direita  do  ícone  da  casinha.
Espero  ter  te  ajudado.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

KireRex

Citação de: Henrique1977 online 27 de Julho de 2012, 19:29
Olá,  KireRex,  é bem  fácil:  tecla  super (tecla  windows)  e  depois  selecione  a  segunda  lente  da  esquerda  para  a  direita,  que  é  aquela  que  está  a  direita  do  ícone  da  casinha.
Espero  ter  te  ajudado.
Atenciosamente,  Henrique1977.

achei. obrigado. então nessa nova versão os programas ficam todos no mesmo lugar, não ficam mais separados por tipo que nem eram nas versões anteriores?

Sergio Benjamim

Citação de: KireRex online 27 de Julho de 2012, 23:03
Citação de: Henrique1977 online 27 de Julho de 2012, 19:29
Olá,  KireRex,  é bem  fácil:  tecla  super (tecla  windows)  e  depois  selecione  a  segunda  lente  da  esquerda  para  a  direita,  que  é  aquela  que  está  a  direita  do  ícone  da  casinha.
Espero  ter  te  ajudado.
Atenciosamente,  Henrique1977.

achei. obrigado. então nessa nova versão os programas ficam todos no mesmo lugar, não ficam mais separados por tipo que nem eram nas versões anteriores?

Continua separado por categoria, na lente de aplicativos, clique no canto direito superior, em "filtrar resultados", lá vc vai perceber que dá para procurar os programas por categoria ou tipo.

Sugiro, se vc tiver paciência e tempo, dar uma olhada no Ubuntu - Guia do Iniciante 2.0, o material está muito rico em informações de uso do Ubuntu, em especial da versão 11.10 e 12.04, e é bem didático. Vale a pena dar uma conferida.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

rsantos1design

Uma coisa que corrigi na 12.04 foi quanto a barra de botões na esquerda na tela, que ficou permanente. Até a 11x ela se ocultava, e com isso ganha-se mais espaço na tela. Tornei a barra do 12 ocultável. Click o botão direito no desktop, selecione Alterar plano de fundo; na janela que se abre, clique na aba "Comportamento". Nesta, em seu canto superior direito há um botão OFF. Deixe-o ON e pronto. Vejam: http://ubuntu-su.blogspot.com.br/2012/04/escondendo-barra-lateral-no-ubuntu-1204.html
Acer 5741-7840
Intel Core i3 - Intel HD graphics
Ubuntu 12.04 / Janelas7

linuser104

Citação de: KireRex online 27 de Julho de 2012, 09:41
oi,
eu formatei meu PC essa semana para reinstalar o windows e aproveitar e por o ubuntu. botei o ubuntu mais ressente, mas não consegui me dar bem com ele... alguém pode me ajudar nas seguintes dúvidas?:

obrigado a quem ajudar.

Boa parte de suas dúvidas são relativas ao Unity, uma nova forma de se trabalhar com a interface gráfica Gnome no Ubuntu, então creio que essa vídeo aula aqui:

CitarUnity, uma visão geral para leigos em linux - Ubuntu 12.04 :
http://www.youtube.com/watch?v=pI9m1ZUhZ4Y

Irá sanar grande parte de suas dúvidas. Aliás nestes link aqui do próprio fórum:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,80944.0.html

tem várias aulas em vídeo sobre o ubuntu.

Mas respondendo a sua pergunta,

1) Creio que o que você está com problemas é devido ao firefox usar o global menu ou seja tanto os botões (fechar, maximizar e minimizar) quanto os menus da janela ativa (em uso, no caso o firefox) ficarem ocultas na barra superior e que só aparece quando você movimenta a seta do mouse sobre a barra superior. Isso foi criado para aproveitar espaço vertical em netbook que a tela é reduzida.

2) para remover, ou melhor, fechar as partições abertas, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone da barra lateral esquerda (lançador) e escolher a opção que fala em desmontar, pode ser ejetar, talvez, em caso de cd/dvds ou mídia removível. Cuidado para não clicar na opção formatar ok. Caso por aí não saia o ícone do lançador, então clique no primeiro ícone de uma pasta laranja (pasta pessoal) e quando o gerenciador de arquivos nautilus abrir, no lado esquerdo você vai ver todas as partições montadas abaixo do nome Dispositivos, então é só clicar na seta preta apontando para cima com um traço horizontal preto na parte de baixo da seta, bem no lado direito do nome da partição que se quer desmontar.

3) mesma coisa que falei no item 1.

4) sei que se pode altarar isso, mas como a mim não incomoda nunca segui a dica para isso, mas procure no fórum ou google que mostra como fazer e de cabeça não lembro mais só sei que é pelo gconf-editor algo assim.

5) Esse questionamento você vai saber como resolver assistindo ao vídeo indicado e mais esse outro:

CitarComo localizar aplicativos instalados no Ubuntu Unity:
http://www.youtube.com/watch?v=FMMPOxbXono

que é outro vídeo do link das vídeos aulas no próprio fórum ubuntu que indiquei mais acima que são do usuário alarcon aqui do fórum.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

giovannio

Olá KireRex,

Uma brilhante solução que me ajudou a se adaptar com a interface gráfica do ubuntu foi o instalando o gnome e o tweak tool.

1. Entra no terminal e digite o seguinte comando:
sudo apt-get install gnome

Se aparecer alguma questão feita pelo terminal, responda como sim escolhendo o "Y" e pressione enter para continuar.
Demora um pouco para instalar.

2. Após isso instala o tweak-tool, que pode ser instalado pelo mercado online.

3. Termina a sessão, vai no logo gnome e escolha opção "gnome".

Teu computador precisa ter condições gráficas para suportar os efeitos desse tema.

Pronto ! Tens uma interface limpa e intuitiva, mais bonito que windows.

Espero ter ajudado

Abraços,

Giovannio !
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". Mateus 11:28

andpensador

Citação de: linuser104 online 30 de Julho de 2012, 21:14

1) Creio que o que você está com problemas é devido ao firefox usar o global menu ou seja tanto os botões (fechar, maximizar e minimizar) quanto os menus da janela ativa (em uso, no caso o firefox) ficarem ocultas na barra superior e que só aparece quando você movimenta a seta do mouse sobre a barra superior. Isso foi criado para aproveitar espaço vertical em netbook que a tela é reduzida.

Olá!
No meu caso, acho que o Global Menu não está funcionando como deveria...
Os botões (fechar, maximizar e minimizar) realmente ficam ocultos e só aparecem quando o cursor está na barra superior. No entanto, os menus da janela ativa não se integram à barra superior e ficam sempre visíveis, mesmo com a janela maximizada. Só descobri como de fato é o Global Menu ao ler o Guia do Iniciante 2.0, onde tem uma imagem da barra de menu integrada à barra superior. Achei muito interessante e funcional! Agora, gostaria de ver esta funcionalidade no meu computador. Alguma orientação sobre como proceder?
Já dei uma pesquisada no fórum e encontrei soluções para desinstalar e reinstalar o Global Menu. Mas, no meu caso, parece que ele está ativo (pois os botões ficam na barra superior e se ocultam). Só não parece estar funcionando com a barra de menu.

Informações sobre o meu sistema:
Lançamento 12.04 (precise) 32-bit
Kernel Linux 3.2.0-30-generic
GNOME 3.4.2

[]