sistema lento depois de uns meses de uso, já usei o ubuntu tweaks e nada

Iniciado por lucas 94, 19 de Julho de 2012, 02:10

tópico anterior - próximo tópico

lucas 94

olá pessoal, quando migrei do windows para o linux gostei do que encontrei, um sistema estável, libre e totalmente aberto a modificações e totalmente customizável.

ao migrar percebi que realmente o sistema é rápido de inicio, mas ao contrario do que eu ouvi de muitos e também li em fóruns o meu sistema ficou lento após uns meses de uso normal do computador.

o cache da do apt está limpo, o histórico dos aplicativos também está, sendo que não encontro uma real justificativa para a diminuição gradual da velocidade do sistema, se o sistema não faz aquelas tipicas pilhas de registros como no windows.

já usei ubuntu tweaks, e limpadores do tipo, mas nada mudou, no inicio minha maquina não levava nem 10 segundos para estar com a área de trabalho pronta para uso, hoje o tempo aumento para uns 28 a 30 segundos.

gostei do linux (do debain, ubuntu, open suse, red hat). e não volto mais pro win.

esse problema aconteceu com minha maquina que usa ubuntu 12.04(que instalei por ser mais fácil para os outros aqui de casa usarem)( em relação as outras distros).
peço que me ajudem com dicas ou qualquer coisa que venha trazer de volta o desempenho de maquina recém formatada

agradeço realmente atenção de todos.

obs.: desculpem pela falta de destreza (novato), kkk

nomade

Olá lucas 94,
então, você utiliza o compiz, efeitos na área de trabalho?
Seu sistema está atualizado?
Manter o sistema atualizado corrige erros no sistema e melhora em alguns casos o desempenho.
Seu problema é só no tempo da inicialização ou depois de inicializar ocorrem problemas de lentidão?

Ubuntu Studio 22.04 LTS

lucas 94

sim todos os pacotes e o sistema estão atualizados, sobre  a interface gráfica, uso o gnome-classic(sem efeitos), por ser mais leve que a unity

a inicialização esta mais lenta como já disse e também ao abrir aplicativos pela primeira vez após o boot ele apresenta uma lentidão anormal

não sei o que pode estar acontecendo, pois já removi as bibliotecas órfãs e tudo limpei todos os obsoletos que ficam acumulados nos caches, e não vejo melhorias.

sei que a resposta de muitos é não, mas é normal a perda de desempenho do ubuntu com o passar dos meses?

agradeço novamente a todos os que me ajudaram e desculpas novamente

zekkerj

Olá lucas,

Quanto você tem de memória? Sabe dizer quanto de memória você está usando?

Você percebe o sistema acessando o disco constantemente?

A lentidão é constante, ou aumenta depois de algum tempo com a máquina ligada?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

lucas 94

olá tenho 4 gb de ram, a maquina não acessa o hd constantemente a procura de memoria para trabalhar.

é exatamente isso que não entendo, todo o sistema esta atualizado,  a minha ram é suficiente para as minhas tarefas, o """lixo""" que se acumula no sistema já foi removido, drivers ok.

não consigo entender o motivo da lentidão( meu linux esta com a velocidade de um win, o que não era comum nos primeiros meses de uso).

config. completa da minha maquina: amd Durion II X2 ;2.2 ghz; 4gb de ram; hd 500gb; placa de vídeo: ATI Radeon HD 4200 (512MB)

zekkerj

Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

nomade

Seu PC está limpo por dentro, o processador está com o Cooler limpo com a passagem de ar do dissipador limpa? Sabe remover as placas de memória e limpa-las? Me parece ser problema com aquecimento do processador e falha de memória, que geralmente é ocasionado por sujeira e oxidação. Limpar o PC pode melhorar o desempenho.

Citarhttp://www.youtube.com/watch?v=3k_yWEwt0Uc&feature=related
Ubuntu Studio 22.04 LTS

musinet

lucas 94,

Na medida em que passa o tempo, vamos acrescentando aplicativos, extensões, temas, etc, que acabam pesando na hora de inicializar a sessão.

Por exemplo, tenho mais ou menos 15 extensões do Gnome Shell instaladas. Cada vez que inicio o servidor X, essas extensões são carregadas juntamente com o resto do GUI, fazendo com que o mesmo demore um pouco. Eu configurei meu Skype para rodar sempre que eu estiver logado, então, cada sessão aberta faz com que uma instância do Skype seja rodada, aumentando ainda mais o tempo de inicialização.

Abs.
Cassiano

nomade

Citação de: musinet online 20 de Julho de 2012, 12:45
lucas 94,

Na medida em que passa o tempo, vamos acrescentando aplicativos, extensões, temas, etc, que acabam pesando na hora de inicializar a sessão.

Por exemplo, tenho mais ou menos 15 extensões do Gnome Shell instaladas. Cada vez que inicio o servidor X, essas extensões são carregadas juntamente com o resto do GUI, fazendo com que o mesmo demore um pouco. Eu configurei meu Skype para rodar sempre que eu estiver logado, então, cada sessão aberta faz com que uma instância do Skype seja rodada, aumentando ainda mais o tempo de inicialização.

Abs.
Cassiano

Isso explica inicialização lenta, não o desempenho do sistema depois de inicializado. Ainda mais com a configuração do PC dele.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

galactus

Gosta de instalar muitos programas?

Qual o sistema de arquivos?
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

lucas 94

64 bit pelo desempenho, não uso muitas extensões, e sobre aplicativos somente os necessários, sobre os aplicativos de sessão, já os conhecia e removi todos da lista, pois não gosto que os aplicativos abram sem que eu mande.

sobre o hardware, está limpo também, acho que vou formatar a minha maquina novamente, para que se por um acaso eu ou outra pessoa que acessa minha maquina tenha feito algo errado sem perceber o problema ocasionado pelo erro seja resolvido. assim tudo volte a plena e rápida normalidade do linux.

agradeço a todos que responderam a minha pergunta.

obs.: caso o problema persista dou continuidade neste tópico.
obs.:2 sei limpar computadores (hardware) e a minha maquina esta limpa (sem pó ou coisas do gênero).

zekkerj

Lucas, eu também uso sistema de 64 bits... uma coisa que observo é que após assistir vídeos em flash, minha máquina fica MUITO lenta. Quando fica insuportável, eu simplesmente fecho o firefox e mato os processos "plugin-container" e "npviewer.bin", quando eles não morrem junto com o FF.

galactus

Eu perguntei sobre a instalação de programas pois com o passar do tempo, se você instala muita coisa, tudo vai se atualizando, com isso as bibliotecas ELF vão ficando bagunçadas e lentas. Antes dava pra usar o Prelink para corrigir isso. Mas na versão 12.04 o prelink não funciona mais! Minha esposa tem reclamado de lentidão no Mint 13, que é baseado no 12.04, depois de alguns meses de instalação. Também já fiz de tudo e ele não tá ficando melhor.

Quanto ao sistema de arquivos, as vezes uma simples checagem do sistema de arquivos pedindo para reorganizar e compactar os diretórios ajuda sobre maneira! E como eu disse, dependendo do sistema de arquivos dá pra desfragmentar tudo também.

Dont

Também estou começando a perceber o sistema um pouco mais lento do que quando instalei, e não faz mais do que alguns dias que está instalado...

Vou continuar testando aqui e se ficar realmente lento vou ter que buscar uma solução melhor, qual versão do ubuntu apresentou mais estabilidade com vocês até o presente momento? (Estou com 12.04 instalado)
www.j4l.com.br - Jogos para Linux!

galactus

Citação de: Dont online 22 de Julho de 2012, 00:48
Também estou começando a perceber o sistema um pouco mais lento do que quando instalei, e não faz mais do que alguns dias que está instalado...

Vou continuar testando aqui e se ficar realmente lento vou ter que buscar uma solução melhor, qual versão do ubuntu apresentou mais estabilidade com vocês até o presente momento? (Estou com 12.04 instalado)

Nas máquinas que já usei, a versão 10.04 e a 11.10!