anti virus, firewall, protecao

Iniciado por amexudo, 28 de Agosto de 2006, 00:00

tópico anterior - próximo tópico

amexudo

Como eu devo deixar meu ubuntu protegido?
Existem anti virus? Firewall? Anti spyware? Como funciona isso no linux?
Valeu!

Kamei Hyoga

Eu não vejo muita necessidade de anti-vírus e etc, mas como prevenir é melhor que remediar...

Anti-vírus: Clamav

Firewall: Firestarter

Os vírus do Windows não funcionam no Linux.

Lamego

Se você não sabe se precisa de firewall então não precisa... a firewall é um mecanismo de protecção útil para quem sabe utilizar, para quem não sabe atrapalha mais do que ajuda.

Em relação ao antivirus tambem acho que não vale ainda a pena instalar.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Oswaldo Ariede

Olha cara, instala sim mas procure material para leitura, estude.... ;D

instale :

Anti-vírus: Clamav

Firewall: Firestarter

Vc usando Linus esta protejido mas creio que devemos pensar também nas pessoas que usam o RUWindows, tenho os dois instalados também sou usuário iniciante no próprio Synaptic vc acha os dois.

Abraço...

Lamego

A unica forma de um antivirus num sistema linux poder ajudar quem utiliza windows é tendo scan automático no email, instalar o clamav não é suficiente, seria necessário activar configurar/activar um sistema de busca de virus por accesso.
Vou ver se encontro um artigo sobre isso.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Kamei Hyoga

Citação de: Lamego online 28 de Agosto de 2006, 11:28
A unica forma de um antivirus num sistema linux poder ajudar quem utiliza windows é tendo scan automático no email, instalar o clamav não é suficiente, seria necessário activar configurar/activar um sistema de busca de virus por accesso.
Vou ver se encontro um artigo sobre isso.

Seria tipo o NOD32, que verifica até os arquivos que vc seleciona com o mouse?

agente100gelo

Sinceramente não acho necessário anti-virus no Linux. Principalmente instalar um anti-virus que pesquisa arquivos do Windows.
Firewall mais se utilizar algum servidor pessoal: apache, mysql. De qualquer forma basta instalar o Firestarter.;

Eu escrevi um artigo de como seria pegar um vírus de e-mail (comum do Windows) no Linux.
http://www.navegantes.org/b2evolution/blogs/index.php?title=virus_no_linux&more=1&c=1&também=1&pb=1

Eu acho que não precisa se preocupar ;)
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

twelvetribes

No windows pirata que tinha o grande problema eram os adwares e spywares que deixavam o computador lento. No linux não existe isso?

clcampos

Uso Linux todos os dias o dia inteiro a um tempo (contado em anos), nunca tive problemas.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

twelvetribes

Na verdade o que acontecia é que enquanto você estava navegando, colocavam um monte de coisa no teu disco sem você saber. Isso não acontece com o Linux não é?

Totoro

dificilmente colocam.... já que se esta usando outro Sistema Operacional.....
os malwares que colocam na sua máquina são devido a ¨detalhes¨ (leia-se erros, bugs, brechas, e coisas do genero) do janelas

se alguem fizer algo do genero no linux ele tem que ser altamente capacitado..... e mesmo assim as falhas sempre são corrigidas  ;D

então não tem que se preocupar  :D

twelvetribes

E pensar que isso é de graça para as crianças de Jah.