Sugestão para a comunidade Ubuntu - Linux brasileira

Iniciado por Tux Ubuntu, 12 de Julho de 2012, 14:01

tópico anterior - próximo tópico

Tux Ubuntu

Eu não sou programador, mas faço Física na ... não interessa. É na UFMG, mas eu não sou melhor que ninguém por isso. Sou um aluno abaixo da média em ciências exatas. Faço apenas por desafio, porque eu não sou bom em matemática. É apenas uma questão de autosuperação. Faço na UFMG porque é uma universidade pública e gratuita. Eu não tenho nenhuma pretensão com esse curso. Quero apenas aprender, talvez melhorar o meu currículo com algum diferencial e mais nada.

Estou querendo fazer uma disciplina oferecida pelo DCC (obrigatória e introdutória, do ciclo básico do Instituto de Ciências Exatas), que é a linguagem de programação C++. Se eu conseguir aprender alguma coisa, quem sabe um dia eu vire programador e desenvolvedor de software.

A minha sugestão diz respeito a programas do Windows que rodam sem qualquer tipo de defeito ou bug no Wine. Gostaria de sugerir o desenvolvimento de uma versão para Linux - ou Software Livre - dos mesmos programas, que são gratuitos, apesar de proprietários.

O primeiro programa da lista, com certeza, por mérito, é a Calculadora BEF, que é útil.

" A BEF Calculadora é uma calculadora financeira que possui todos os cálculos da matemática financeira (capitalização, amortização de parcelas iguais, amortização de parcelas variáveis, conversão de taxas) e cálculo de datas.

Foi desenvolvida para que os usuários possam executar suas tarefas cotidianas de maneira mais rápida e funcional, sem complicações. Pode ser utilizada por leigos, iniciantes e experts em finanças.
"

Fonte: http://ultradownloads.com.br/download/BEF-Calculadora/

O segundo programa da lista é o Filzip, que é muito parecido com o antigo Winzip:

- http://www.filzip.com

O terceiro programa da lista é o Getdiz, que é melhor que o Bloco de Notas do Wine. Acho até que o Wine deveria parar de vir com o Bloco de Notas e adotar definitivamente o Getdiz.

- http://www.outertech.com/en/notepad-replacement

Todos os programas citados rodam no Wine no idioma brasileiro (português ou PT-BR).

Era só isso que eu tinha para dizer e sugerir.

Tux Ubuntu

Perguntar não ofende:

O que os senhores pensam sobre " Engenharia Reversa " ?

Adriano R.N.

Para os exemplos citados nós temos ótimos aplicativos nativos.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Tux Ubuntu

Citação de: Adriano R.N. online 12 de Julho de 2012, 14:11

Para a calculadora BEF não existe. Não é uma calculadora comum ou padrão. É um formulário. O usuário preenche as informações e o software faz o cálculo. Existem várias opções. Para os profissionais do meio jurídico, existe uma ferramenta interessante que é o cálculo de dias entre duas datas. É só preencher a data do inicio e a data do fim e a calculadora BEF informa o número de dias.

A vantagem do Filzip é a semelhança com o Winzip, apesar da segurança não ser lá grandes coisas.

A vantagem do Getdiz é - apenas - em relação ao Bloco de Notas do Wine, mas pode ser usado como referência para outros editores de texto.

Tux Ubuntu

Citação de: Tux Ubuntu online 12 de Julho de 2012, 14:44
Citação de: Adriano R.N. online 12 de Julho de 2012, 14:11

Para a calculadora BEF não existe. Não é uma calculadora comum ou padrão. É um formulário. O usuário preenche as informações e o software faz o cálculo. Existem várias opções. Para os profissionais do meio jurídico, existe uma ferramenta interessante que é o cálculo de dias entre duas datas. É só preencher a data do inicio e a data do fim e a calculadora BEF informa o número de dias.

A vantagem do Filzip é a semelhança com o Winzip, apesar da segurança não ser lá grandes coisas.

A vantagem do Getdiz é - apenas - em relação ao Bloco de Notas do Wine, mas pode ser usado como referência para outros editores de texto.

Estou com a calculadora BEF aberta na minha área de trabalho.

Nesta ferramenta que eu citei existem as seguintes opções:

1) Data final:

O usuário preenche a data inicial e o número de dias.

2) Intervalo entre duas datas:

a) Dias corridos.

b) Dias úteis.

c) Anos, meses e dias.

O usuário preenche a data inicial e a data final.

Adriano R.N.

Pode não ser igual, mas isso não significa que não tenha. A calculadora padrão do Ubuntu em modo financeiro faz apena isso:

Funções financeiras
Quando estiver no modo financeiro, as seguintes botões estão disponíveis.
Ctrm
Calcule o número de períodos de capitalização necessários para aumentar um investimento de valor presente para um valor futuro, a uma taxa fixa de juros por período de capitalização.
ddb
Calcule o subsídio de depreciação de um ativo por um período de tempo especificado, usando o método de saldo decrescente duplo.
VF
Calcular o valor futuro de um investimento baseado em uma série de pagamentos iguais a uma taxa de juros periódica sobre o número de períodos de pagamento no prazo.
gpm
Calcular o preço de revenda de um produto, com base no custo do produto e da margem de lucro desejada bruto.
Pgt
Calcule o valor do pagamento periódico de um empréstimo, onde os pagamentos são feitos no final de cada período de pagamento.
Pv
Calcule o valor presente de um investimento baseado em uma série de pagamentos iguais descontados a uma taxa de juros periódica sobre o número de períodos de pagamento no prazo.
taxa
Calcule o juro periódica necessário aumentar o investimento para um valor futuro, sobre o número de períodos de capitalização.
DC
Calcular a depreciação em linha reta de um ativo durante um período. O método linear de depreciação divide o custo depreciável uniformemente ao longo da vida útil de um activo. A vida útil é o número de períodos, normalmente anos, durante o qual um activo é depreciado.
Dsa
Calcule o subsídio de depreciação de um ativo por um período de tempo especificado, usando o método da soma de-Years' dígitos. Este método de depreciação acelera a taxa de depreciação, de modo que a despesa de depreciação ocorre mais em períodos anteriores do que nos mais recentes. A vida útil é o número de períodos, normalmente anos, durante o qual um activo é depreciado.
Termo
Calcule o número de períodos de pagamento que são necessários durante o período de uma anuidade ordinária, para acumular um valor de futuro, a uma taxa de juros periódica.

Tradução do google ao conteúdo de ajuda da calculadora.

Já testou todas as calculadoras disponíveis para o Ubuntu?

Recomendo que você faça sua sugestão para os desenvolvedores desses aplicativos, cabe a eles fazerem instaladores para o mundo gnu/linux.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Tota

Ola,

Citação de: Tux Ubuntu online 12 de Julho de 2012, 14:01
A minha sugestão diz respeito a programas do Windows que rodam sem qualquer tipo de defeito ou bug no Wine. Gostaria de sugerir o desenvolvimento de uma versão para Linux - ou Software Livre - dos mesmos programas, que são gratuitos, apesar de proprietários.

Mas se são proprietários, cabe ao desenvolvedor do pacote portar o programa para o GNU/Linux.

Com toda a certeza, se o desenvolvedor não o fez, é por razões econômicas, ou de patentes, onde ele não deseja disponibilizar o codigo-fonte para o mundo.

O primeiro programa da lista, com certeza, por mérito, é a Calculadora BEF, que é útil.
"A BEF Calculadora é uma calculadora financeira que possui todos os cálculos da matemática financeira (capitalização, amortização de parcelas iguais, amortização de parcelas variáveis, conversão de taxas) e cálculo de datas."
Fonte: http://ultradownloads.com.br/download/BEF-Calculadora/

Como já citado, existem várias calculadoras financeiras em codigo livre, muito superiores a esta citada. Inclusive o BrOffice Calc faz estes calculos

O segundo programa da lista é o Filzip, que é muito parecido com o antigo Winzip:
- http://www.filzip.com

O protocolo de compressão zip (patenteado) já faz parte do GNU/Linux a uns 20 anos. Para que voce quer mais um pacote de descompressão GNU?

O terceiro programa da lista é o Getdiz, que é melhor que o Bloco de Notas do Wine. Acho até que o Wine deveria parar de vir com o Bloco de Notas e adotar definitivamente o Getdiz.
- http://www.outertech.com/en/notepad-replacement

Existe um engano aqui. O Wine não é um Windows, não quer e nunca vai ser. Portanto esqueça o wine vir com isto ou aquilo.

Citação de: Adriano R.N. online 12 de Julho de 2012, 15:16
Recomendo que você faça sua sugestão para os desenvolvedores desses aplicativos, cabe a eles fazerem instaladores para o mundo gnu/linux.

O Adriano R.N. está com 100% de razão.

Este tipo de sugestão não tem o menor cabimento neste forum.

O Ubuntu é uma distribuição apenas, do kernel e dos pacotes GNU, não tendo a minima responsabilidade sobre o conteúdo e evolução destes pacotes, desenvolvidos independentemente do Ubuntu.

Citação de: Tux Ubuntu online 12 de Julho de 2012, 14:04
O que os senhores pensam sobre " Engenharia Reversa" ?

Nenhum problema existe se é feita com a concordância do proprietário do código.

Muitos dos drivers do projeto GNU são feitos desta forma, com a concordância e beneplácito legal.

Fazer engenharia reversa como por exemplo crackear um programa para remover a licença ou numero de série foge ao escopo deste forum, não sendo permitida a sua discussão aqui.

Não há nada de mal, oculto ou ilegal se respeitadas as leis e acordos de licença.

[]'s

Wagnesio

Um usuário de uma distribuição Linux que está acostumado a utilizar o Windows precisa entender que as diferenças entre os dois sistemas não é só uma questão técnica. Atualmente é muito fácil encontrar softwares nativos no Linux que executam funções similares às encontradas nos softwares que funcionam nativamente no Windows.

Para uma melhor experiencia com as distribuições linux é recomendado utilizar sempre que possível os programas nativos (evitando então aplicativos como o Wine). E no caso de aplicativos sem versões Linux, usar programas similares.

É por isso que acho que suas sugestões não cabem a uma comunidade linux. Assim como concordo com as palavras do colega Tota.
Ubuntu 12.10
Atom N270 1.6GHz - 1 GB RAM - 120 GB HD

Tux Ubuntu

Já tive problemas sérios com o Wine. Não funciona corretamente. É basicamente isso. O sistema operacional fica pesado. Não vale a pena instalar lixo no Wine. Por outro lado, eu tenho dois CDs com programas do Windows e eu consegui instalar todos os dois com o Wine, um deles sem nenhum bug ou defeito e o outro com praticamente nenhum problema. Eu citei três programas que rodam sem qualquer tipo de bug ou defeito no Wine. Pensei que eram programas compatíveis... sei lá. Talvez sejam compatíveis com linguagens de programação utilizadas no Linux (C++, entre outras).

Ao que parece, a calculadora BEF é de um escritório de contabilidade. É um software brasileiro.

Já o Filzip é software livre, desenvolvido por um estudante de ciência da computação (que atualmente deve ser formado e bem sucedido profissionalmente).

Só o Getdiz é realmente proprietário, apesar de gratuito. De qualquer forma, funciona muito bem no Wine. Funciona melhor que o Bloco de Notas padrão do Wine.

Falei por falar. Pensei que poderia interessar alguém.

rudregues

Amigo, gostaria de recomendar o Calc, da suíte de escritório do LibreOffice.
Eu uso, vale muito apena. Dá inclusive pra fazer algumas coisas interessantes como calcular a matriz inversa de uma matriz complexa, desde que satisfaça algumas condições de não-singularidade.

Se quer uma calculdadora mesmo, pode ser uma calculadora do naipe da HP 12C que é focada para essa área. Eu pessoalmente tenho uma HP 50G, ela é ideal para a área de engenharia, mas se quiser pode dar uma pesquisada por ela.

O interessante é que tem coisas que faço no Calc e coisas que faço na HP, as duas coisas são bem úteis. É isso.

[ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Tux Ubuntu

Citação de: rudregues online 12 de Julho de 2012, 20:46
Amigo, gostaria de recomendar o Calc, da suíte de escritório do LibreOffice.
Eu uso, vale muito apena. Dá inclusive pra fazer algumas coisas interessantes como calcular a matriz inversa de uma matriz complexa, desde que satisfaça algumas condições de não-singularidade.

Se quer uma calculdadora mesmo, pode ser uma calculadora do naipe da HP 12C que é focada para essa área. Eu pessoalmente tenho uma HP 50G, ela é ideal para a área de engenharia, mas se quiser pode dar uma pesquisada por ela.

O interessante é que tem coisas que faço no Calc e coisas que faço na HP, as duas coisas são bem úteis. É isso.

[ ]'s

Se for a calculadora que eu estou pensando, HP 12C, ela é linda. Eu queria ter dinheiro para dar de presente para uma menina que eu conheci na UFMG. Não sei se ela iria gostar, mas eu acho essa calculadora charmosa. É um modelo bem tradicional. É como os canivetes da Victorinox: tradicionais, bonitos e ótimos para dar de presente. Todo mundo sabe que uma HP é cara e que com o mesmo dinheiro é possível comprar uma calculadora melhor, talvez da Texas Instruments.

Eu gosto. Na verdade, eu tenho uma calculadora científica da Cassio muito boa. Comprei ela em 1999, quando ainda cursava o Ensino Médio. Fiz Direito e não precisei dela por muitos anos. Agora, no curso de Física, estou usando ela. Aos poucos estou aprendendo usar os recursos dela. Ela funciona a pilha, que fica escondida dentro do aparelho.

Eu gosto da calculadora Genius do Ubuntu. É parecido com o SciLab, mas possui uma aparência um pouco mais agradável para iniciantes. A Qalculate! e a Speed Crunch também são ótimas.

Existem tantos softwares bacanas no Ubuntu que é até difícil falar... eu gosto do GeoGebra e do SciDavis. Enfim, o Ubuntu é melhor que o Windows para os estudantes.