Placa de rede Broadcom B4312 caindo direto no ubuntu 11.04!!!

Iniciado por jaaziel, 05 de Julho de 2012, 11:28

tópico anterior - próximo tópico

jaaziel

Ola pessoal, meu caso eh o seguinte: depois que atualizei meu Ubuntuo do 10.10 para o 11.04 (instalacao limpa) a conexao de internet com a placa de rede wireless Broadcom BCM4312 cai direto.... mesmo usando um driver antigo ou o driver proprietario, Broadcom STA, o problema persiste.

Segue os resultados dos comandos:
iwconfig
lo        no wireless extensions.

eth0      no wireless extensions.

eth1      IEEE 802.11bg  ESSID:"IADBP" 
          Mode:Managed  Frequency:2.437 GHz  Access Point: Not-Associated   
          Bit Rate:54 Mb/s   Tx-Power:24 dBm   
          Retry min limit:7   RTS thr:off   Fragment thr:off
          Power Managementmode:All packets received
          Link Quality=5/5  Signal level=0 dBm  Noise level=-57 dBm
          Rx invalid nwid:0  Rx invalid crypt:0  Rx invalid frag:0
          Tx excessive retries:0  Invalid misc:0   Missed beacon:0

lspci

00:00.0 Host bridge: ATI Technologies Inc RS690 Host Bridge
00:01.0 PCI bridge: ATI Technologies Inc RS690 PCI to PCI Bridge (Internal gfx)
00:06.0 PCI bridge: ATI Technologies Inc RS690 PCI to PCI Bridge (PCI Express Port 2)
00:07.0 PCI bridge: ATI Technologies Inc RS690 PCI to PCI Bridge (PCI Express Port 3)
00:12.0 SATA controller: ATI Technologies Inc SB600 Non-Raid-5 SATA
00:13.0 USB Controller: ATI Technologies Inc SB600 USB (OHCI0)
00:13.1 USB Controller: ATI Technologies Inc SB600 USB (OHCI1)
00:13.4 USB Controller: ATI Technologies Inc SB600 USB (OHCI4)
00:13.5 USB Controller: ATI Technologies Inc SB600 USB Controller (EHCI)
00:14.0 SMBus: ATI Technologies Inc SBx00 SMBus Controller (rev 14)
00:14.1 IDE interface: ATI Technologies Inc SB600 IDE
00:14.2 Audio device: ATI Technologies Inc SBx00 Azalia (Intel HDA)
00:14.3 ISA bridge: ATI Technologies Inc SB600 PCI to LPC Bridge
00:14.4 PCI bridge: ATI Technologies Inc SBx00 PCI to PCI Bridge
00:18.0 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] HyperTransport Technology Configuration
00:18.1 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] Address Map
00:18.2 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] DRAM Controller
00:18.3 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] Miscellaneous Control
01:05.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc RS690M [Radeon X1200 Series]
02:00.0 Network controller: Broadcom Corporation BCM4312 802.11b/g LP-PHY (rev 01)
05:00.0 Ethernet controller: Atheros Communications AR8132 Fast Ethernet (rev c0)

Ja fuçei em quase todos os tutos e foruns que existem, mas o problema persiste..... alguem poderia me ajuda?????

Obrigado galera!!!

zekkerj

1. Instale os pacotes b43-fwcutter e firmware-b43-lpphy-installer. Desinstale/desative o driver proprietário que está usando, force o uso do driver nativo.

sudo apt-get install b43-fwcutter firmware-b43-lpphy-installer
sudo apt-get remove bcmwl-kernel-source
sudo modprobe -rv wl
sudo modprobe -v b43
echo "b43" | sudo tee -a /etc/modules

2. Programe-se pra atualizar sua máquina pro Ubuntu 12.04.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

jaaziel

Obrigado zekkerj, mas deu um erro no penultimo comando..

root@jaaziel-notebook:/home/jaaziel# modprobe -rv wl
FATAL: Module wl not found.

continua caindo a conexao...

Grato..

zekkerj

Reinicie a máquina e execute os comandos abaixo.

sudo lshw -C network
iwconfig
ifconfig -a
nm-tool
rfkill list wifi
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

jaaziel

Segue os resultados abaixo!!!

Obrigado desde já!!

Citação de: zekkerj online 05 de Julho de 2012, 15:04
Reinicie a máquina e execute os comandos abaixo.

sudo lshw -C network

*-network               
       description: Network controller
       product: BCM4312 802.11b/g LP-PHY
       vendor: Broadcom Corporation
       physical id: 0
       bus info: pci@0000:02:00.0
       version: 01
       width: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm msi pciexpress bus_master cap_list
       configuration: driver=b43-pci-bridge latency=0
       resources: irq:18 memory:f0300000-f0303fff
  *-network
       description: Ethernet interface
       product: AR8132 Fast Ethernet
       vendor: Atheros Communications
       physical id: 0
       bus info: pci@0000:05:00.0
       logical name: eth0
       version: c0
       serial: 00:26:22:23:89:67
       size: 100Mbit/s
       capacity: 100Mbit/s
       width: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm msi pciexpress vpd bus_master cap_list ethernet physical tp 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd autonegotiation
       configuration: autonegotiation=on broadcast=yes driver=atl1c driverversion=1.0.1.0-NAPI duplex=full firmware=N/A ip=192.168.0.3 latency=0 link=yes multicast=yes port=twisted pair speed=100Mbit/s
       resources: irq:42 memory:f0200000-f023ffff ioport:a000(size=128)
  *-network
       description: Wireless interface
       physical id: 1
       logical name: wlan0
       serial: 00:26:5c:a4:60:6d
       capabilities: ethernet physical wireless
       configuration: broadcast=yes driver=b43 driverversion=2.6.38-15-generic firmware=478.104 link=no multicast=yes wireless=IEEE 802.11bg

iwconfig

lo        no wireless extensions.

eth0      no wireless extensions.

wlan0     IEEE 802.11bg  ESSID:"IADBP" 
          Mode:Managed  Frequency:2.437 GHz  Access Point: Not-Associated   
          Tx-Power=20 dBm   
          Retry  long limit:7   RTS thr:off   Fragment thr:off
          Encryption key:off
          Power Management:off

ifconfig -a

eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:26:22:23:89:67 
          inet end.: 192.168.0.3  Bcast:192.168.0.255  Masc:255.255.255.0
          endereço inet6: fe80::226:22ff:fe23:8967/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:3233 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:3233 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:3
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:2211503 (2.2 MB) TX bytes:486277 (486.2 KB)
          IRQ:42

lo        Link encap:Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
          pacotes RX:312 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:312 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:23392 (23.3 KB) TX bytes:23392 (23.3 KB)

wlan0     Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:26:5c:a4:60:6d 
          endereço inet6: fe80::226:5cff:fea4:606d/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:1040 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:1073 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:919673 (919.6 KB) TX bytes:215714 (215.7 KB)

nm-tool

NetworkManager Tool

State: connected

- Device: wlan0  [Auto IADBP] --------------------------------------------------
  Type:              802.11 WiFi
  Driver:            b43
  State:             connecting (configuring)
  Default:           no
  HW Address:        00:26:5C:A4:60:6D

Capabilities:

Wireless Properties
    WEP Encryption:  yes
    WPA Encryption:  yes
    WPA2 Encryption: yes

Wireless Access Points
    IADBP:           Infra, 90:B1:34:C1:76:3C, Freq 2437 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 100 WPA WPA2

- Device: eth0  [Auto eth0] ----------------------------------------------------
  Type:              Wired
  Driver:            atl1c
  State:             connected
  Default:           yes
  HW Address:        00:26:22:23:89:67

Capabilities:
    Carrier Detect:  yes
    Speed:           100 Mb/s

Wired Properties
    Carrier:         on

IPv4 Settings:
    Address:         192.168.0.3
    Prefix:          24 (255.255.255.0)
    Gateway:         192.168.0.1

DNS:             201.76.64.57
    DNS:             201.76.64.43

rfkill list wifi

0: phy0: Wireless LAN
   Soft blocked: no
   Hard blocked: no

zekkerj

O driver já parece estar carregado e ativo. Se continuar com problema, observe a qualidade do sinal, se está constante.

Outras fontes de interferência (telefone sem fio, micro-ondas, outras redes wireless) devem ser descartadas.

Observe se o aparelho funciona melhor em outra posição.

Observe também se o roteador não está com problemas na alimentação elétrica; uma tomada frouxa poderia causar esse problema.

jaaziel

Obrigado zekkerj pela ajuda, PORÉM..rsrs..

continua caindo o sinal.... enquanto eu uso o cabo, blz... ele não cai, mas quando desconecto o cabo RJ-45, ele dura uns 3-4 minutos e desconecta..

daí, tenho que desabilitar a rede sem fio, habilitar novamente e ele conecta. Fica uns 3-4 minutos e cai de novo, etc...

o roteador está ao lado do notebook, a tomada está bem firme, não tem nenhum outro equipamento eletrico ou eletronico que justifique uma interferência ou algo desse tipo.

Creio que o problema é mesmo entre a versão da distro (11.04) e os drivers dessa placa (seja eles nativos ou proprietários)...

Será que tem mais alguma coisa que possa ser feita???

Abraços..

zekkerj

1. Mudar para o driver staging.

2. Atualizar sua máquina pro Ubuntu 12.04.

jaaziel

Prezado zekkerj,

creio que atualizar para o ubuntu 12.04 não seria uma boa idéia, já que o hardware não funcionou no 11.04, que dirá no 12, não é mesmo???

outra coisa: sempre tenho problemas quando atualizo (ou instalo) o ubuntu mais recente com os drivers do meu notebook Acer Aspire 5516. Da outra vez, foi o driver da placa de video, desta foi o wireless.

Eu pretendo instalar pelo virtualbox ou vmware, testar tudo e ver se da certo.... no momento, meu ubuntu 11.04 não entra no gnome 3, tenho que entrar no ubuntu classico sem efeitos, na tela de login, pois no gnome3 full, ele nem carrega a área de trabalho, muito chato e complicado mesmo.... creio que meu notebook tem pouca memoria ram (2gb) no momento, ou a memoria dedicada para placa de video, impede que o gnome rode legal....

Ou eu faço um upgrade de equipamento para instalar o 12.04 ou permaneço onde estou, ou até mesmo, retroceda para o 10.10, pois nesta versão, meus drivers todos funcionavam perfeitamente....

É uma pena mas o Ubuntu ainda tem que evoluir muito para corrigir estes bugs que deixam a gente bem de cabeça quente, sabe...

mas muito obrigado pela atenção!! Vou tentar resolver do jeito que te falei: ou mudo de equipamento ( já está meio velhinho mesmo..rsrs) ou volto para o Ubuntu 10.10...

Abraços..

zekkerj

Citarcreio que atualizar para o ubuntu 12.04 não seria uma boa idéia, já que o hardware não funcionou no 11.04, que dirá no 12, não é mesmo???
Pelo contrário. As versões mais novas do sistema costumam ter melhor suporte ao mais variados hardwares.

CitarÉ uma pena mas o Ubuntu ainda tem que evoluir muito para corrigir estes bugs que deixam a gente bem de cabeça quente, sabe...
Sei que você está de cabeça quente, e eu vou te deixar mais de cabeça quente ainda: esse problema não é do Ubuntu, é seu.
Todos os dias eu ajudo gente a colocar a rede pra funcionar, aqui. Poucos relatam esse problema de rede caindo, com esse hardware Broadcom 4312.

A próxima verificação que eu ia te sugerir era no teu roteador/ap. Tenho relatos de aparelhos que não funcionam bem, como o Dlink DI-524 e um roteador Belkin cujo número minha memória não se deu ao trabalho de reter. Às vezes um ajuste no aparelho é o que basta pra resolver o problema.

CitarVou tentar resolver do jeito que te falei: ou mudo de equipamento ( já está meio velhinho mesmo..rsrs) ou volto para o Ubuntu 10.10...

Não recomendo de forma nenhuma o downgrade. O Ubuntu 10.10 não tem mais suporte.

Insisto contigo pra atualizar sua máquina pro Ubuntu 12.04. A partir do Ubuntu 11.10, houve uma mudança radical, com a adoção da família de kernels 3.0.
Nem todas as mudanças foram para melhor, mas com certeza foram mudanças. Assim, o comportamento dos novos drivers wireless é radicalmente diferente dos anteriores.

MikeShinoda

Meu Amigo, o ubuntu 11.04 foi um ubuntu que peguei, muito instável, assim como o 11.10. Só que contém mais bugs :-\
Recomendo você atualizar a sua distro para a 12.04, que está estável e sem muitos bugs notáveis.
Espero que encontre ajuda sem atualização, mais acho bem difícil
Não mudo por ninguém, Mais melhoro por quem merece...

lcpanta

Acho que hoje acordei a fim de contrariar, tenho o ubuntu 11.04 num notebook samsung e não tenho nenhum problema, Tá sem bug nenhum, mas é claro que não sei o que cada um usa, que tipo de programa, etc. Meu uso é doméstico, e ele funciona redondinho. Mas....cada um sabe onde o calo aperta.

zekkerj

Você pode ter um notebook cujo hardware não tenha esses problemas...

jaaziel

Prezado Zeekerj

Sei que você está de cabeça quente, e eu vou te deixar mais de cabeça quente ainda: esse problema não é do Ubuntu, é seu.
Todos os dias eu ajudo gente a colocar a rede pra funcionar, aqui. Poucos relatam esse problema de rede caindo, com esse hardware Broadcom 4312.

Mas me responde uma coisa: se o problema é meu, porque ele apareceu só agora que atualizei para a versão 11.04??? Muita coincidência, não?? Outro problema que "apareceu" com a atualização foi o meu teclado que parou de colocar o acento nas letras e o cedilha utilizando o atalho " ' + c ".... complicado isso de culpar o meu notebook... se o negócio fosse mesmo a oitava maravilha do mundo dos sistemas operacionais, a Microsoft já teria falido.... sei que você é defensor do Ubuntu e eu também... aliás, eu uso o Ubuntu desde a versão 8.04, neste notebook tenho ele já há 4 anos e nunca deu problema... mas nesta última atualização, esses probleminhas surgiram e me tomam muito tempo para corrigir... o que, no momento, não estou podendo dispor para resolver...

A próxima verificação que eu ia te sugerir era no teu roteador/ap. Tenho relatos de aparelhos que não funcionam bem, como o Dlink DI-524 e um roteador Belkin cujo número minha memória não se deu ao trabalho de reter. Às vezes um ajuste no aparelho é o que basta pra resolver o problema.

Legal... talvez seja isso... estou usando um modem/roteador da Motorola, modelo SVG1202... ele é modem da Net e roteador.. lembrando que antes da atualização ele funcionava com este equipamento sem problemas...

Insisto contigo pra atualizar sua máquina pro Ubuntu 12.04. A partir do Ubuntu 11.10, houve uma mudança radical, com a adoção da família de kernels 3.0.
Nem todas as mudanças foram para melhor, mas com certeza foram mudanças. Assim, o comportamento dos novos drivers wireless é radicalmente diferente dos anteriores.

Eu tinha tentando pular direto para o 12.04, mas ele nem sequer abriu a tela de login, o que me forçou a colocar primeiro o 11.04 Naty.. Atualmente, não consigo entrar no menu de login, na opção Ubuntu... tenho que escolher a Ubuntu Classico sem efeitos, para poder logar na interface gráfica e conseguir fazer alguma coisa no note..
Não sei se tenho pouca memória, tenho 2Gb somente... Meu HD é de 360 Gb, minha placa gráfica é um ATI Radeon com 256Mb...

Se o 12.04 vai mesmo resolver este problema, como eu vou fazer para pelo menos logar no Gnome ou outro equivalente???

Se tiver uma sugestão para isso também, estou à sua disposição!!

Obrigado pela paciencia até aqui..

[/quote]

pedromac

"Eu tinha tentando pular direto para o 12.04, mas ele nem sequer abriu a tela de login, o que me forçou a colocar primeiro o 11.04 Naty.. Atualmente, não consigo entrar no menu de login, na opção Ubuntu... tenho que escolher a Ubuntu Classico sem efeitos, para poder logar na interface gráfica e conseguir fazer alguma coisa no note.."

No meu caso só consigo entrar no ubuntu 12.04 na versão 2D... :-\
Rola tudo direitinho, menos a placa Broadcom 4311 no note HP DV6000... >:(

Cumps