Da para instalar o ubuntu de 32bits em PC's com processador de 64bits??

Iniciado por daniellfranco, 27 de Junho de 2012, 10:26

tópico anterior - próximo tópico

daniellfranco

Ola pessoal eu to com essa duvida, pois meu computador possui um processador core i5 de arquitetura 64bits, porem eu li que o linux de 32 bits roda melhor que o de 64bits, então eu queria saber se eu posso instalar um linux ubuntu de 32bits em um processador de 64bits??? claro q na questão de memoria ram eu ja vi q se instalar ele ligado na internet ele baixa um pacote que faz reconhecer mais que 4gb...

t+

linuser104

Citação de: daniellfranco online 27 de Junho de 2012, 10:26
Ola pessoal eu to com essa duvida, pois meu computador possui um processador core i5 de arquitetura 64bits, porem eu li que o linux de 32 bits roda melhor que o de 64bits, então eu queria saber se eu posso instalar um linux ubuntu de 32bits em um processador de 64bits??? claro q na questão de memoria ram eu ja vi q se instalar ele ligado na internet ele baixa um pacote que faz reconhecer mais que 4gb...

t+

pode sim, já ouviu aquele ditado: quem pode o mais, pode o menos.

Aqui tenho um computador 64bits e só uso a versão 32bits do Ubuntu por achar melhor, menos conflitos. Quanto a memória ram parece que não vai reconhecer toda ela, mas próximo do seu tamanho real. Aqui só tenho 2GB de ram por isso também prefiro o 32bits ao invés de 64bits que já usei.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

daniellfranco

Vlw ^^

na questão da memoria, eu li que ele baixa um arquivo do kernel quando vc esta instalando ele conectado na internet que faz ele reconhecer mais memoria ram... nao sei se qualquer tamanho... mais parece que 4gb ele reconhece perfeitamente... bom... isso foi oque eu li...

muito obrigado pela resposta ^^
t+

linuser104

Citação de: daniellfranco online 27 de Junho de 2012, 10:58
Vlw ^^

na questão da memoria, eu li que ele baixa um arquivo do kernel quando vc esta instalando ele conectado na internet que faz ele reconhecer mais memoria ram... nao sei se qualquer tamanho... mais parece que 4gb ele reconhece perfeitamente... bom... isso foi oque eu li...

muito obrigado pela resposta ^^
t+

Acho que é o kernel pae, mas ele no Ubuntu 12.04 já vem por padrão, nas versões anteriores do Ubuntu não vinha.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

daniellfranco

Citação de: linuser104 online 27 de Junho de 2012, 11:10
Acho que é o kernel pae, mas ele no Ubuntu 12.04 já vem por padrão, nas versões anteriores do Ubuntu não vinha.

Hmmm... melhor ainda ^^

maosilva

Eu também fico numa duvida tremenda, tenho um processador 64 bits, 4 gb Ram, dispositivos (placa de vídeo, rede, som e etc.) todos possuem driver para 64 bits (pelo menos no windows sim), mas a sensação que tenho é que o sistema de 64 bits é mais lento!

Abraços.

linuser104

Citação de: molivas83 online 27 de Junho de 2012, 11:20
Eu também fico numa duvida tremenda, tenho um processador 64 bits, 4 gb Ram, dispositivos (placa de vídeo, rede, som e etc.) todos possuem driver para 64 bits (pelo menos no windows sim), mas a sensação que tenho é que o sistema de 64 bits é mais lento!

Abraços.

Como eu testei o 64bits com apenas 2GB de ram, não posso opinar sobre isso de lento ou não. O que posso afirmar é que a compatibilidade ainda é maior com aplicativos, driver, etc com o 32bits. Tanto é que antes do lançamento do Ubuntu 12.04 diziam que a Canonical iria recomendar o 64bits e não mais o 32bits como nas versões anteriores, mas não foi isso que aconteceu, pois continuaram recomendando o 32bits. Acho que no 64bits ainda faltam alguns ajustes. Mas quem usa o 64bits, aprova, eu ainda não aprovei.

Recomendo, então, a você testar os dois e fazer a sua comparação de qual é o melhor para você.

maosilva

Citação de: linuser104 online 27 de Junho de 2012, 11:30
Citação de: molivas83 online 27 de Junho de 2012, 11:20

Abraços.

Como eu testei o 64bits com apenas 2GB de ram, não posso opinar sobre isso de lento ou não. O que posso afirmar é que a compatibilidade ainda é maior com aplicativos, driver, etc com o 32bits. Tanto é que antes do lançamento do Ubuntu 12.04 diziam que a Canonical ira recomendar o 64bits e não mais o 32bits como nas versões anteriores, mas não foi isso que aconteceu, pois continuaram recomendando o 32bits. Acho que no 64bits ainda falta alguns ajustes. Mas quem usa o 64bits, aprova, eu ainda não aprovei.

Recomendo então a você testar os dois e fazer a sua comparação de qual é o melhor para você.

To baixando aqui a versão de 32 bits, vou testar.

Abraços.

clodoaldops

Tenho Ubuntu-32bits numa maquina com 4gb/ram e o kernel-pae foi instalado automaticamente reconhecendo toda ram do pc.

Creto

Olá a todos,

Quanto a questão, ao contrário é impossível, mas as plataformas 64-bits suportam certamente os 32-bits sem problema algum. Simples não?

T+

EdvaldoSCruz

Citação de: daniellfranco online 27 de Junho de 2012, 10:26

t+

No próprio site da Canonical, quando você vai baixar a ISO do Ubuntu, você já vê  (recomendado) e logicamente sem dúvidas mesmo sendo seu PC de 64bit o recomendado é 32bit, sem sombras de dúvidas.

Mas se você for usar o Ubuntu Server 12.04 LTS for Cloud ou Server, o recomendado é o de 64bit, conforme consta no site da Canonical.

Agora, se tiver dúvidas e melhores informações, oriento a entra em contato com os próprios desenvolvedores do Ubuntu no próprio site da Canonical e perguntar a eles referente a isso que eles te responderam, com certeza.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.