imprimir para pdf pelo terminal

Iniciado por sigur, 27 de Junho de 2012, 08:46

tópico anterior - próximo tópico

sigur

Pessoal, como fazer para mandar imprimir em pdf um arquivo txt, pelo terminal? Estou fazendo script e usando o echo para gerar arquivos. Gostaria de no final poder imprimir em pdf.

Quando eu uso os programas, sempre tem uma opção de imprimir em arquivo e dá pra escolher, pdf, ou ps.

Obrigado.

EdvaldoSCruz

Citação de: sigur online 27 de Junho de 2012, 08:46
Pessoal, como fazer para mandar imprimir em pdf um arquivo txt, pelo terminal? Estou fazendo script e usando o echo para gerar arquivos. Gostaria de no final poder imprimir em pdf.

Quando eu uso os programas, sempre tem uma opção de imprimir em arquivo e dá pra escolher, pdf, ou ps.

Obrigado.

Veja esse tópico, se lhe ajuda: Converta arquivos TXT em PDF, via terminal
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

sigur

Olá. Onde o pdf é criado? Fiz o lp -d PDF jpdftweak.txt e apareceu id solicitado é PDF-435 (1 arquivo(s))

Mas não encontro o pdf.

EdvaldoSCruz

Citação de: sigur online 27 de Junho de 2012, 13:19
Olá. Onde o pdf é criado? Fiz o lp -d PDF jpdftweak.txt e apareceu id solicitado é PDF-435 (1 arquivo(s))

Mas não encontro o pdf.

Procura pelo nome do arquivo na lupa procurar do sistema do Ubuntu.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

linuser104

Obrigado.

sudo apt-get install enscript

Depois usa o comando:

enscript arquivo.txt -o arquivo.ps | ps2pdf arquivo.ps

para converter de .txt para .ps e depois de .ps para .pdf.

Isso gera o .pdf no final agora se você também quer já enviar para a impressora creio que teria de ser assim:

enscript arquivo.txt -o arquivo.ps | ps2pdf arquivo.ps | lpr arquivo.pdf
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

sigur

Citação de: EdvaldoSCruz online 27 de Junho de 2012, 13:22
Citação de: sigur online 27 de Junho de 2012, 13:19

Mas não encontro o pdf.

Procura pelo nome do arquivo na lupa procurar do sistema do Ubuntu.

xi rapaz, eu uso o lubuntu. não tenho lupa.

sigur

Citação de: linuser104 online 27 de Junho de 2012, 14:00

Obrigado.

sudo apt-get install enscript

Depois usa o comando:

enscript arquivo.txt -o arquivo.ps | ps2pdf arquivo.ps

para converter de .txt para .ps e depois de .ps para .pdf.

Isso gera o .pdf no final agora se você também quer já enviar para a impressora creio que teria de ser assim:

enscript arquivo.txt -o arquivo.ps | ps2pdf arquivo.ps | lpr arquivo.pdf

Pois bem, obrigado pela ajuda. Mas o fato de eu já conseguir imprimir para arquivo, requer a instalação desse programa? Será que não tem como usar o lpr com alguma opção para que envie pro pdf ao invés da impressora padrão do meu sistema?

irtigor

linuser104

Citação de: sigur online 27 de Junho de 2012, 18:00

Pois bem, obrigado pela ajuda. Mas o fato de eu já conseguir imprimir para arquivo, requer a instalação desse programa? Será que não tem como usar o lpr com alguma opção para que envie pro pdf ao invés da impressora padrão do meu sistema?

imprimir direto acho que não dá, mas para criar o pdf você tem de ter instalado aí o cups-pdf. Acho que ele por padrão no Ubuntu 12.04 não vem instalado, então:

sudo apt-get -y install cups-pdf

Depois é só usar o comando:

lp -d PDF arquivo.txt

vai ser gerado o arquivo.pdf  em $HOME/PDF/

Se você conseguir concatenar alguns comandos em sequencia para que vá direto para a impressora...

Como você falou no comando echo, outra forma:

echo "teste de criação de arquivos pdf"|lpr -P PDF

vai ser criado um arquivo chamado _stdin_.pdf em $HOME/PDF/ com o conteúdo do echo.

Uma pergunta: Quando você fala em imprimir está se referindo a enviar para impressora para transformar em texto no papel ou imprimir no sentido de gravar em formato pdf? Se for o segundo caso os comandos indicados já resolvem o problema, desde que o cups-pdf esteja instalado. Acho que é o segundo caso mesmo né, pois que sentido tem transformar em pdf se indo para a impressora tudo fica mesmo em texto no papel, só se é algo relacionado a formatação. Então o imprimir é transformar em pdf o texto em outro tipo de formato.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].