Qual a causa da baixa autonomia e travamentos no meu notebook com Ubuntu?

Iniciado por alissista, 26 de Junho de 2012, 18:33

tópico anterior - próximo tópico

alissista

Eu tenho um notebook com placa de vídeo dedicada e dual boot Windows 7 e Ubuntu 12.04. Do lado do Windows, a bateria dura cerca de 3 horas e as janelas funcionam normalmente, mas do lado do Ubuntu, as janelas se movimentam lentamente, como se estivessem pesadas, alguns programas travam, param de funcionar, o cooler fica sempre acelerado e mesmo assim o notebook esquenta muito mais do que do lado do Windows, além de autonomia que é de no máximo 1 hora fora da tomada. Desconfio que seja o driver de vídeo ATI, mas as configurações são exatamente as mesmas, tanto de um lado como de outro. Alguém me dê uma luz, não consigo usar o Ubuntu sem uma tomada por perto.

Warhead

Saudações.

Veja se é o seu caso:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,84528.0.html

Além do recurso acima, sempre deverá instalar os recursos de ACPI e de controle de CPU.
Todos estão disponíveis pela Central de Programas, mas ainda recomendo o uso do bom e velho Synaptc para instalação de programas. Isto por conta da possibilidade de visualizar os programas e dependências em uma simples pesquisa.
Verifique/pesquise também a possibilidade de usar seu processador com o modo Powersave, que limita a velocidade do componente, e resulta em temperaturas menores.
Só para exemplificar, estou usando aqui o LinuxMint13, com as soluções descritas e a temperatura fica na casa dos 40º e já deixei o portátil ligado à noite, fazendo download, fora da tomada e ainda estava ligado, 4 horas depois, quando retornei.

Boa sorte.
Você será tudo aquilo que acreditar ser.