IP Dinâmico

Iniciado por Rodrigo_10, 25 de Junho de 2012, 11:16

tópico anterior - próximo tópico

Rodrigo_10

Prezados, recentemente instalei o MainControlSystem em 5 computadores, sendo que um era o server e os outros eram os computadores clientes. Ao instalar o server tudo correu bem, porém ao instalar o cliente, na procura do servidor ele aparentemente não encontrou, como o MainControlSystem altera os arquivos de inicialização do sistema programando-o a os arquivos do software iniciarem primeiro que os outros, ocorreu um evidente erro ao iniciar os computadores aos quais foi instalado o cliente, e os mesmos não iniciaram. Pesquisando em fóruns na internet e no próprio site do desenvolvedor pude notar que o cliente é programado para procurar pelo computador server com base na configuração de IP Dinâmico (DHCP). Gostaria de ter detalhes sobre esse tipo de IP, como identifico o mesmo e como posso configurar minha rede para a mesma possuir esse tipo de IP? Eu já formatei todos os computadores que havia erro e agora estão todos aptos a receberem uma nova tentativa de instalação.

Detalhe: Linux Educacional 3.0

Ficarei muito grato caso resolver meu problema. Abraços.

Ioca100

Tópico movido para seção de Internet, Redes e Segurança.
Usuário Linux- 449417

zekkerj

Não consegui entender direito o seu problema. Esse tal sistema alterou a configuração de alguma coisa?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

raidicar

ip dinâmico quer dizer que sua rede precisa de um servidor dhcp.
significa que nos clientes não é configurado manualmente o endereço ip por que esse endereço é fornecido pelo servidor.
esse servidor pode ser um router, um servidor linux, um servidor windows... qualquer equipamento capaz de distribuir IP.

Para instalar um servidor DHCP, seu servidor tem de ter a placa de rede com ip fixo.
No linux, segue os comandos de instalação:
sudo apt-get update
sudo apt-get install dhcp3-server

Depois edite o dhcpd.conf (com o gedit(modo grafico) ou nano(modo texto) ou kate(modo grafico).... Com o editor que tiver)
para instalar o nano ou gedit ou kate, caso não tenha nenhum instalado: sudo apt-get install kate nano gedit

Editando com o gedit:
sudo gedit /etc/dhcp/dhcpd.conf

Apague o conteúdo do arquivo e cole as linhas abaixo:

# Altere as configurações para as configurações da sua rede.
# Supondo que sua rede utilize IP 192.168.1.alguma coisa
# troque o alguma coisa pelo numero 0 em subnet.
subnet 192.168.1.0 netmask 255.255.255.0 {

# abaixo seu servidor disponibilizara para a rede ips do final 10 até o final 100, portanto, disponibilizara 90 ips.
   # Lembre-se, o ip do servidor tem de estar fora do intervalo de ip disponibilizado pelo servidor.
   # Pode fornecer do ip 2 até o ip 254 (Nesse caso, o ip do servidor teria de ser 192.168.1.1).
   # O ip do servidor tem de estar fora do Range.
   range 192.168.1.10 192.168.1.100;

# Aqui você informa as dns do seu provedor de internet ou a dns que configura nos clientes.
   # no meu exemplo, como utilizo o virtua e o compartilho pelo meu servidor
   # eu informo aqui as duas dns do virtua (201.6.0.132, 201.6.0.42) para as maquinas acessarem a internet.
   option domain-name-servers 201.6.0.132, 201.6.0.42;

# abaixo você informa o nome do server dns, não mexa nessa opção já que acima esta configurado
   # o IP dos servidores DNS.
   # option domain-name "myDomain.local"

# Abaixo você informa o ip do servidor que os clientes devem procurar, ou seja, esse é o gateway dos clientes.
   # Se o seu servidor tem o IP 192.168.1.1, por exemplo, informe assim:
   option routers 192.168.1.1;

# Abaixo, o broadcast, não mude nada.
   option broadcast-address 192.168.1.255;

# Também não mude nada abaixo.
   default-lease-time 600;
   max-le ase-time 7200;
}

Pronto, o servidor dhcp esta configurado.
o IP do servidor é 192.168.1.1
Ele fornece aos clientes ips entre 192.168.1.10 e 192.168.1.100
Ele fornece aos clientes o seu ip como gateway: 192.168.1.1
Ele fornece as DNS 201.6.0.132 e 201.6.0.42
O broadcast é 192.168.1.255

Agora é preciso reiniciar o servidor dhcp:
sudo /etc/init.d/isc-dhcp-server restart

Com relação a configuração do MainControlSystem nos clientes e servidor, segue links:
Introdução: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Gerenciamento-de-Lan-House-com-Main-Control-System/?pagina=1
Instalação Server: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Gerenciamento-de-Lan-House-com-Main-Control-System/?pagina=2
Instalação Cliente: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Gerenciamento-de-Lan-House-com-Main-Control-System/?pagina=3
Informações Extras: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Gerenciamento-de-Lan-House-com-Main-Control-System/?pagina=4
Crédito de samir.ma
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Rodrigo_10

Citação de: zekkerj online 25 de Junho de 2012, 12:23
Não consegui entender direito o seu problema. Esse tal sistema alterou a configuração de alguma coisa?
Não é bem alterar. Preciso fazer uma configuração nos computadores e eles precisam ter "IP Dinâmico". Apenas pedi informações relacionadas a isso.

Rodrigo_10

raidicar, obrigado foi de grande ajuda. Depois irei ler com atenção e tentar fazer os procedimentos indicados, porque agora estou estudando para provas que serão realizadas nas próximas semanas em meu colégio. Qualquer coisa vou postar ae!

zekkerj

Citação de: Rodrigo_10 online 27 de Junho de 2012, 10:49
Não é bem alterar. Preciso fazer uma configuração nos computadores e eles precisam ter "IP Dinâmico". Apenas pedi informações relacionadas a isso.

Você tem algum roteador em sua rede?

Pode dar mais detalhes de sua topologia (ou seja, de como suas máquinas estão interligadas, se vc tem switch, se tem roteador, se sua máquina Ubuntu/Linux Educacional tem uma ou duas placas de rede, etc)?
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Rodrigo_10

Citação de: zekkerj online 27 de Junho de 2012, 11:27
Citação de: Rodrigo_10 online 27 de Junho de 2012, 10:49

Você tem algum roteador em sua rede?

Pode dar mais detalhes de sua topologia (ou seja, de como suas máquinas estão interligadas, se vc tem switch, se tem roteador, se sua máquina Ubuntu/Linux Educacional tem uma ou duas placas de rede, etc)?

Bom, o local onde os computadores estão instalados é o Laboratório de Informática do colégio. É o seguinte: possui sim, um roteador TP-Link. São 5 computadores que estão instalados com Linux Educacional 3.0 (sim, uma distribuição de linux). O problema é que eu irei instalar um programa que trabalha com o gerenciamento de Lan House, e para isso os demais computadores precisam ter IP Dinâmico para conseguirem se conectar ao servidor. O "X" da questão está aí... apenas quero conseguir configurar esses computadores com esse tal de IP Dinâmico, o problema é que sou leigo no assunto e quero mais informações e dicas para não sair nada errado.

Agradeço pela ajuda, obrigado!

Mais sugestões são bem vindas...

zekkerj

Se você usa um roteador TP-Link, muito provavelmente suas máquinas já usam IP dinâmico. Só precisa ver é se você pode continuar usando o roteador como servidor DHCP, ou se vai ter que configurar um servidor DHCP na própria máquina que rodar o tal gerenciador de Lan House.

Rodrigo_10

Ok, certo, se o roteador é TP-Link e já deve estar configurado, o que eu devo fazer é acessar as configurações do roteador (192.168.2.1) e colocar o login e senha, (eu já sei disso) e entrar em DHCP e configurar o servidor lá?

Irei procurar por mais informações se for isso mesmo.

zekkerj

Não é exatamente por ser TP-Link. A TP-Link faz roteadores wireless domésticos, e esse tipo de roteador costuma vir configurado pra oferecer IPs dinâmicos. Seria o mesmo se fossem outras marcas, como DLink, Intelbras, Cisco-Linksys, etc.

Quanto à configuração do DHCP oferecida por esses aparelhos, ela é muito limitada, no máximo você vai poder definir a faixa de endereços que vai ser oferecida. Se for necessário acrescentar alguma opção avançada do DHCP (vendor options), você não vai poder fazer isso lá.