Projeto de HD Externo para multi instalação de OS

Iniciado por F4r3lL_f4r3lL, 25 de Junho de 2012, 09:11

tópico anterior - próximo tópico

F4r3lL_f4r3lL

Pessoal, bom dia

Primeiramente sou usuario antigo do linux desde o conectiva10 porem estou numa discução com colegas de trabalho referente a utilização de um hd externo para instalar diverços sistemas operacionais em maquinas de clientes...

o hd externo seria particionado em diverças partições onde cada partição seria bootavel para a instalação dos respecivos sistemas como

partição para winxp, win7, server2008, server2003 e ate mesmo distros linux...

quanto a criação das partições e transformalas em bootavel  para os sistemas windows e tranquilo o problema e fazer o ubuntu que sera instalado em uma das partições do hd externo reconhecer estas patições no grub para poder celecionala(a) para a instalação do OS...

Aguardo um breve retorno

Atenciosamente

F4r3lL_f4r3lL

CitarRe: Projeto de HD Externo para multi instalação de OS
« Responder #1 em: Hoje às 09:26 »
   Responder com citaçãoCitar
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Multiboot-pelo-pendrive-usando-grub2-instalando-varias-distros-a-partir-de-uma-unidade-de-armazenamento-movel

carissimo, bom dia

Tutorial muito bom, agora e possivel incluir isos de windows no progeto ou realmten so funciona com linux??

EdvaldoSCruz

Tutorial muito bom, agora e possivel incluir isos de windows no progeto ou realmten so funciona com linux??

Para saber, é só pôr a mão na massa e Vamos que Vamos.

Experimenta, para ver se dá certo.

Fala para o seu colega fazer ou você mesmo.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

clodoaldops

F4r3lL_f4r3lL, eu nunca tentei com win2, mas funcionou com ubuntu + fedora

F4r3lL_f4r3lL

Citação de: clodoaldops online 25 de Junho de 2012, 10:31
F4r3lL_f4r3lL, eu nunca tentei com win2, mas funcionou com ubuntu + fedora

ok entao funciona de sertesa com linux porem algums programas fazem funcionar com o windows tbm como o xboot mas queria fazer manualmente para poder entender o funciomamento dos scripts do grub...

vc teria alguma ideia de como juntar as duas??
Atenciosamente,

clodoaldops

F4r3lL_f4r3lL, eu nunca instalei windows num hd externo! Vou ficar devendo esta! :-[

F4r3lL_f4r3lL

Citação de: clodoaldops online 25 de Junho de 2012, 14:15
F4r3lL_f4r3lL, eu nunca instalei windows num hd externo! Vou ficar devendo esta! :-[

acho que nao me descrevi corretamente o que pretendo fazer...

nao quero instalar um windows em um hd externo ate pq tiuzinho bill nao permite isto, quero usar a iso do windows que estara no hd externo para instalar em maquinas cujo por exemplo o leitor de dvd/cd esteja defeituoso...

EdvaldoSCruz

Citação de: F4r3lL_f4r3lL online 25 de Junho de 2012, 14:30

......quero usar a iso do windows que estara no hd externo para instalar em maquinas cujo por exemplo o leitor de dvd/cd esteja defeituoso...

Veja se isso lhe ajuda: Fórum
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

irtigor

Esse é um fórum dedicado ao GNU/Linux Ubuntu, se precisa de ajuda com outro sistema, esse não é o melhor lugar.

Pra linux: https://wiki.archlinux.org/index.php/Grub2#Booting_an_ISO_Directly_From_GRUB2 (exemplo com imagem do Arch e Ubuntu)

F4r3lL_f4r3lL

Citação de: irtigor online 25 de Junho de 2012, 14:53
Esse é um fórum dedicado ao GNU/Linux Ubuntu, se precisa de ajuda com outro sistema, esse não é o melhor lugar.

Pra linux: https://wiki.archlinux.org/index.php/Grub2#Booting_an_ISO_Directly_From_GRUB2 (exemplo com imagem do Arch e Ubuntu)

boa tarde, irtigor

claro que este e o melhor lugar pois quero fazer o grub que e GNU/Linux ubuntu reconhecer partições onde tera as isos extraidas e bootaveis para a instalação dos mesmos independente de linux ou windows

Citarmenuentry "Archlinux-2011.08.19-netinstall-x86_64.iso" {
    set isofile="/archives/archlinux-2011.08.19-netinstall-x86_64.iso"
    loopback loop (hd0,7)$isofile
    linux (loop)/arch/boot/x86_64/vmlinuz archisolabel=ARCH_201108 img_dev=/dev/sda7 img_loop=$isofile earlymodules=loop
    initrd (loop)/arch/boot/x86_64/archiso.img
}

no texto assima ele faz menssao a uma iso linux mas como seria para windows e so disso que presiso...

Atenciosamente,

irtigor

Fiz uma constatação: o seu seu problema não é fazer o grub2 funcionar, é saber as opções que o Windows precisa, em um fórum desse sistema isso deve ser muito mais fácil de se obter.

Mas existe o caminho difícil (tentativa e erro): leia o manual do grub, e vá experimentando.

[]'s

Tota

F4r3lL_f4r3lL

Pessoal, boa tarde primeiramente gostaria de agradeçer a todos no tempo gasto em ajudar...

consegui fazer funcionar de uma forma bem peculiar porem somente ate agora com o windows 7

vou descrever como...

Primeiramente com o windows 7 instalado criei as partições uma para linux ubuntu e a swap e outra partição para colocar a imagem iso extraida do windows 7 para transformar a partição em bootavel e so no cmd (terminal do windows) executar os seguintes comandos

.\boot\bootsect.exe /nt60 /force /mbr

depois e so instalar o ubuntu no modo avançado e particionar a pertiçao reservada para o linux

ao termino ele reconhece automaticamente a partição com o windows para ser usado como instalador...

obs: nao consegui fazer com o windows XP ainda mas se consegui voltarei para dar noticias...

Atenciosamente

Tota

Ola

Citarcriei as partições uma para linux ubuntu e a swap

Não entendi para que a swap, se o Ubuntu vai rodar a partir de uma ISO

Citarnao consegui fazer com o windows XP ainda

No XP basta copiar o cd inteiro para dentro de uma pasta e indicar no bootloader o arquivo setup.exe ( faça um batch file e aponte para o endereço da pasta. após isto insira o batch file no bootloader.

[]'s